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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Assinale a alternativa que corresponde aos símbolos na sequência que está abaixo, com relação à convenção estabelecida no Código de Prevenção de Incêndio:
Extintor de água pressurizada, válvula de fluxo (em planta), extintor de gás carbônico, registro de gaveta (em planta);
Tubulação do sistema de prevenção por hidrantes, extintor de gás carbônico, hidrante de passeio (em planta) e hidrante simples de parede (registro interior ao abrigo);
Extintor de gás carbônico, hidrante de passeio (em planta), hidrante simples de parede (registro interior ao abrigo) e tubulação do sistema de prevenção por hidrantes;
Tubulação do sistema de prevenção por hidrantes, extintor de gás carbônico, hidrante simples de parede (registro interior ao abrigo) e hidrante de passeio (em planta);
Válvula de fluxo (em planta), extintor de gás carbônico, extintor de pó químico, registro de gaveta (em planta).
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.
O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros.
O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário.
O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários.
A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional.
O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à teoria das estruturas, julgue os itens subsecutivos.
Linha de influência é a representação gráfica ou analítica do valor do efeito causado por uma carga unitária que percorre a estrutura ortogonalmente ao seu eixo, sobre determinada seção transversal dessa estrutura.
A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.
O memorial descritivo das glebas resultantes do desmembramento de imóvel rural particular pode ser dispensado no caso em que a divisão for fruto de consenso dos interessados, não impedindo a sua inclusão no CNIR.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de execução de obras de construção civil, julgue os itens seguintes.
No controle do concreto por amostragem, são moldados três corpos de prova para cada exemplar da amostra, sendo considerada como resistência do exemplar a média das resistências medidas.
De acordo com a Lei n° 1.372, de 24 de setembro de 1984, que institui o Código de Obras do município de Valença, a área mínima de uma janela de ventilação e iluminação para uma cozinha com 8 m² de área é:
1,5 m²
1,2 m²
1,0 m²
0,8 m²
0,5 m²
Durante uma inspeção predial, o engenheiro constatou que um vão de 1,40 m de largura e 1,20 m de altura, em uma alvenaria de blocos cerâmicos, apresentou fissuras inclinadas a 45º nos cantos superiores para cima e nos cantos inferiores, para baixo, todos nos sentidos opostos ao das bissetrizes internas do vão.
A causa provável dessa patologia de construção é a(o)ausência de verga e contraverga no vão
rotação de elemento causado pelo deslocamento da alvenaria
presença de vibrações próximas ao vão
erosão e o descalçamento da base da alvenaria, no eixo do vão
esmagamento de elementos construtivos por sobrecarga
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
O projeto de prevenção de incêndios deverá ser elaborado por profissional habilitado e em conformidade com as normas pertinentes da ABNT ou similares. Assinale a alternativa que não é necessário conter no projeto:
Corte esquemático ou isométrico do sistema de proteção por hidrantes, em escala adequada, com as especificações necessárias;
Detalhes na escala adequada, especificando colocação dos extintores; abrigos para mangueiras; hidrantes; Ligação da moto-bomba ao reservatório dágua, discriminando todos os aparelhos e conexões utilizadas e hidrante de recalque;
Planta de implantação geral do sistema de proteção por hidrantes, quando for necessário, na escala adequada;
Planta de todos os pavimentos na escala: 1:500 ou 1:200 com denominação dos compartimentos; demarcação do equipamento preventivo móvel e fixo; reservatórios dágua; fontes de suprimentos de água; central de gás combustível, com todos os elementos que indiquem sua adequação às disposições deste código; escadas e vias de abandono com todas as especificações necessárias;
Planta de situação, na escala adequada, com todos os esclarecimentos necessários à interpretação inicial da edificação, indicando, inclusive, cotas e afastamentos; posicionamento das fontes de suprimento dágua, do hidrante de recalque e da central de gás combustível (GLP, GN, entre outros);
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No que se refere a questões técnicas e ambientais associadas á implantação de rodovias, é incorreto afirmar que:
para evitar a erosão e aumentar a infi ltração da água no solo no caso de implantação de rodovias, podemse utilizar técnicas de contenção de água pluvial. Uma dessas técnicas é a denominada barraginha. Criamse, ao longo das rodovias, pequenos reservatórios, cuja fi nalidade é armazenar água durante eventos pluviosos, favorecendo, após, a infi ltração do volume de água armazenado.
no caso da transposição de talvegues, as rodovias podem represar grandes volumes de água, uma vez que o escoamento se origina de uma área de drenagem que pode ser muito extensa. As águas que escoam pelos talvegues, por condicionantes hidrológicas ou construtivas da rodovia, têm de fl uir para jusante, sem comprometimento da estrutura da estrada. Esse objetivo é alcançado com a introdução de uma ou mais linhas de bueiros sob os aterros ou a construção de pontilhões ou pontes, transpondo os cursos d'água.
entre os impactos ambientais negativos que costumam ocorrer na fase de operação de rodovias, pode-se citar a alteração no ordenamento do uso do solo, o assoreamento de corpos hídricos, o atropelamento de animais e o aumento do nível de ruído e vibrações na área de infl uência direta.
a drenagem superfi cial de uma rodovia tem como objetivo interceptar e captar as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre a estrada, resguardando a segurança e a estabilidade da via e conduzindo as águas captadas a um deságue seguro. São vários os dispositivos que podem ser utilizados para a drenagem superfi cial, tais como as valetas de proteção de corte e de aterro, as sarjetas de corte, as caixas coletoras e os bueiros, entre outros.
tendo em vista a especifi cidade dos projetos rodoviários, o processo de licenciamento ambiental de rodovias está submetido a procedimento administrativo próprio, estabelecido pelo DNIT Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é a instância responsável pela emissão das licenças ambientais da malha rodoviária federal.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O método da Cremona é utilizado para calcular esse tipo de estrutura.
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