Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a turbobombas, julgue os itens subsequentes.
Em turbobombas, a variação de volume do líquido no interior de uma câmara fechada é utilizada para provocar a variação de pressão.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Ao se projetar e executar instalações elétricas e hidráulicas, é boa técnica:
evitar a colocação de eletrodutos aparentes dentro dos reservatórios.
instalar as bombas de recalque acima do nível de água da cisterna para que nunca trabalhem afogadas.
para facilitar o serviço da zeladoria e forçar maior número de visitas de inspeção, colocar o barrilete elevado dentro da casa de máquinas dos elevadores.
sempre que possível, deixar tubulação plástica externa aparente, pois elas costumam se romper inadvertidamente.
fazer declividade na laje de cobertura, ou instalar calhas no telhado, de modo a lançar a água da chuva diretamente no reservatório de água superior.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Anotação de Responsabilidade Técnica − ART − é um documento cujo objetivo é identificar o responsável técnico pela obra ou serviço, bem como documentar as principais características do empreendimento. Para uma obra a ser iniciada em 2012, a emissão da ART do Responsável Técnico pelo serviço deve ser realizada, preferencialmente,
dois anos após o término da obra.
após o término da obra.
antes do início da obra.
a qualquer tempo.
a critério do profissional.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação de imóveis urbanos.
Anomalia na edificação, decorrente de falha de projeto que pode representar ameaça ao usuário, é considerada defeito construtivo.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de segurança e higiene ocupacional na indústria da construção civil, julgue os itens subsequentes. Um pintor que utiliza uma escada sobre o piso de trabalho do andaime que usa para realizar seu trabalho, com a intenção de atingir local mais alto que o alcançado pelo andaime, está agindo de acordo com as normas de segurança da construção.
elevatória, captação, adutora de água bruta, estação de tratamento de água, adutora de água tratada e reservatório.
adutora de água bruta, elevatória, captação, estação de tratamento de água, adutora de água tratada e reservatório.
adutora de água bruta, elevatória, captação, reservatório, estação de tratamento de água e adutora de água tratada.
captação, elevatória, adutora de água bruta, estação de tratamento de água, adutora de água tratada e reservatório.
elevatória, reservatório, adutora de água bruta, captação, adutora de água tratada e estação de tratamento de água.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Fator probabilístico numérico que representa a frequência habitual de utilização associada à vazão típica de cada uma das diferentes peças de um conjunto de aparelhos heterogêneos em funcionamento simultâneo em hora de contribuição máxima no hidrograma diário. Esta definição sobre dimensionamento é referente a:
consumo predial.
unidade Hunter de contribuição (UHC).
dimensionamento de água fria.
dimensionamento por seção equivalente.
ábaco.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a turbobombas, julgue os itens subsequentes.
As turbobombas axiais têm trajetória de fluxo conforme a direção do eixo da bomba, sendo empregadas para baixas vazões e elevadas alturas manométricas.
Você observa, em uma planta-projeto das instalações elétricas de uma escola em Presidente Dutra, os três símbolos seguintes, 1, 2, e 3, indicados na figura
Os pontos 1, 2 e 3 representam, respectivamente
ponto de luz fluorescente na parede; ponto de luz incandescente na parede (arendela) e ponto de luz incandescente no teto em circuito de emergência.
ponto de luz incandescente no teto; ponto de luz incandescente na parede e ponto de luz fluorescente no teto em circuito de emergência.
ponto de luz fluorescente na parede; ponto de luz incandescente na parede e ponto de luz fluorescente embutido no teto.
ponto de luz fluorescente na parede; ponto de luz incandescente na parede e ponto de luz fluorescente embutido no teto.
ponto de luz fluorescente na parede; ponto de luz incandescente na parede e ponto de luz incandescente embutido no teto.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere as afirmações abaixo sobre a previsão, a caracterização e o monitoramento dos problemas ambientais.
I. Tanto a caracterização como a previsão de problemas ambientais devem considerar o uso de indicadores, isto é, elementos que permitam traduzir, de forma simples e objetiva, a alteração do processo do meio físico e, consequentemente, permitir a avaliação de sua influência na qualidade ambiental do contexto estudado.
II. O instrumento de monitoramento ambiental consiste em realizar medições e observações específicas, em geral, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com o objetivo de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, dimensionar a sua magnitude e, ainda, avaliar se as correspondentes medidas preventivas adotadas estão sendo ou não eficazes.
III. O instrumento de monitoramento ambiental pode ser aplicado de maneira isolada em um empreendimento ou integrado a outro, como a avaliação de impacto ambiental ou a recuperação de áreas degradadas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...