Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre análise orçamentária, assinale a opção correta.
A curva ABC deve ser usada unicamente para insumos.
O orçamento deve ser desenvolvido a partir da elaboração da Estrutura Analítica de Projetos (EAP).
Não há necessidade de compatibilização entre o tipo de serviço orçado, em comparação ao serviço descrito no memorial descritivo e nos documentos de projeto.
Para o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro, é desnecessário o histograma de mão de obra e da rede de atividades.
O orçamento sintético detalha todos os custos de cada atividade a ser desenvolvida.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Como são denominadas as ações constituídas por deformações impostas à estrutura por retração do concreto, fluência, recalques dos apoios,imperfeições geométricas e protensão?
Ações variáveis diretas
Ações variáveis indiretas
Ações permanentes diretas
Ações permanentes indiretas
Ações variáveis durante a construção
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Na ilustração abaixo se tem dois tipos de arranjos estruturais: viga de concreto embutida e vigotas encostadas para formação de nervura; sobre estes arranjos apresentam-se as alternativas I, II, III e IV:
I - São arranjos estruturais cuja função principal é dar rigidez aos painéis de lajes.
II - São arranjos estruturais que substituem as vigas, quando devidamente dimensionados por profissionais habilitados.
III - Mostram dispositivos que servem para receber as cargas de paredes.
IV - São arranjos desnecessários, pois as paredes podem apoiar diretamente nas lajes.
Assinale a alternativa correta:
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
As fundações de uma determinada obra serão executadas em sapatas cuja cota de assentamento está 2 m abaixo do nível freático. As sondagens mostram uma camada de 10 m de areia compacta sobre uma camada de 12 m de argila mole. Para execução, estuda-se o rebaixamento do lençol freático. Existem várias edificações à volta da obra. Tecnicamente, é CORRETO afirmar que:
a execução com rebaixamento do lençol freático não afeta edificações vizinhas.
o engenheiro deve avaliar o impacto do rebaixamento pela redução da pressão neutra nas edificações vizinhas.
a execução com rebaixamento do lençol freático não afeta edificações vizinhas com fundações rasas.
a execução com rebaixamento do lençol freático nunca deve ser adotada em solos arenosos.
para evitar o rebaixamento, deve-se usar estacas de concreto pré-moldado.
Para minimização do fenômeno do ressalto hidráulico é usual a utilização de estruturas de dissipação de energia, de modo a tornar o escoamento mais eficiente. O ressalto caracteriza-se pela transição brusca do escoamento
subcrítico para o escoamento crítico.
supercrítico para o escoamento crítico.
crítico para o escoamento subcrítico.
crítico para o escoamento supercrítico.
supercrítico para o escoamento subcrítico.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos busca harmonizar a utilização desses recursos para diversas finalidades, com o aumento dos benefícios sem que haja aumento proporcional dos custos. Julgue os itens subsequentes, relativos ao aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos.
Ao conceder outorga de uso da água, o órgão ambiental está condicionado às prioridades estabelecidas nos planos de recursos hídricos, à classe de uso do corpo de água e à manutenção do transporte aquaviário.
Em um circuito monofásico das instalações elétricas de baixa tensão de uma edificação, a seção do condutor de fase em cobre é de 16 mm2. A seção do condutor neutro também em cobre deve ser de, em mm2,
4
8
10
16
25
Para que se obtenha um concreto de boa qualidade, com as características mínimas exigidas em projeto, devem ser verificadas e controladas todas as etapas de produção e lançamento da mistura, utilizando-se equipamentos adequados para cada etapa e função. Dentre os equipamentos, pode-se lançar mão do vibrador de imersão, geralmente, usado para
espalhar o concreto.
adensar o concreto.
vibrar a ferragem.
aumentar a resistência do concreto.
curar o concreto.
Em um solo homogêneo, após as devidas sondagens, foi verificado que este solo apresenta um coeficiente de recalque k = 2,50kgf/cm²/cm. Se uma força de 1,5tf for aplicada ao solo, na vertical, por intermédio de um estaca de seção quadrada, com lado de 10cm, neste caso o recalque do solo será de:
3,0 cm
6,0 cm
5,0 cm
4,5 cm
5,5 cm
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O direito atribuído ao enfiteuta para utilizar o imóvel e que lhe permite dele extrair frutos, vantagens e rendimentos econômicos denomina-se
vocação do imóvel.
renda.
domínio pleno.
domínio útil.
domínio direto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...