Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda sobre a planta da questão anterior, assinale a alternativa que contém o número de telhas que deverá cobrir esta edificação, sabendo-se que:
1) os beirais são de 0,50m;
2) serão utilizadas telhas de fibrocimento, onduladas, de comprimento 1,83m e de largura 1,10m;
3) segundo o fabricante, os recobrimentos longitudinal e lateral são, respectivamente,: 0,25m e 0,05m;
4) a declividade do telhado é 10%, portanto se devem acrescentar 0,07m a cada água;
5) se devem desconsiderar as sobras.
40.
55.
80.
60.
86.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Emulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é
a concentração de asfalto elevada.
a temperatura alta dos agregados e da emulsão.
o emprego de asfalto de baixa viscosidade.
o emprego de um agente emulsivo aniônico.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Os estados limites de uma estrutura são os estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenhos inadequados às finalidades da construção. Estados limites últimos, por definição, podem ser descritos como os estados que por sua simples ocorrência determinam a paralisação, no todo ou em parte, do uso da construção.
No projeto, usualmente, devem ser considerados os estados limites últimos caracterizados por: marque a alternativa incorreta :perda de equilíbrio, global ou parcial, admitida a estrutura como corpo rígido.
transformação da estrutura, no todo ou em parte,em sistema hipostático.
estabilidade por deformação.
instabilidade dinâmica (ressonância).
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de estruturas de concreto armado, julgue os itens subsequentes.
Para ser considerada segura, a estrutura de uma edificação deve apresentar, entre outros requisitos, sinais visíveis de aviso que alertem contra a utilização indevida de carregamento.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.
O custo de mão de obra é calculado com base na média ponderada dos custos em horas normais, horas extraordinárias e trabalho noturno, conforme limites legais previstos.
Engenharia Civil - Fundações - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O elemento de fundação superficial que recebe parte dos pilares de uma obra, pilares esses não alinhados, é conhecido como:
grelha;
sapata;
viga de fundação;
sapata associada;
radier.
Os canais são condutos naturais ou artifi ciais, destinados a escoar as águas com uma superfície livre. São construídos tanto ao longo dos próprios cursos dágua da rede hidrográfi ca, modifi cados de acordo com as necessidades, como escavados em terra seca. Entre os diversos tipos citados abaixo, assinale a opção incorreta.
Hidrovias (canais de acesso e de partilha).
Canais de irrigação.
Canais para controle de cheias.
Canais para controle de erosão ou deposição de sedimentos.
Canais de adução e fuga de usinas hidrelétricas.
Com relação ao instrumento de Outorga de Direitos de Uso de Recursos Hídricos, é incorreto afirmar que:
toda outorga estará condicionada às prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e deverá respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado e a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso.
o Poder Executivo Federal poderá delegar aos Estados e ao Distrito Federal competência para conceder outorga de direito de uso de recurso hídrico de domínio da União.
estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos - derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo fi nal, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo, extração de água de aquífero subterrâneo para consumo fi nal ou insumo de processo produtivo, lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fi m de sua diluição, transporte ou disposição fi nal, aproveitamento dos potenciais hidrelétricos e outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.
independem de outorga pelo Poder Público o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural, as derivações, captações e lançamentos considerados insignifi cantes e as acumulações de volumes de água consideradas insignifi cantes.
a outorga efetivar-se-á por ato da autoridade competente do Poder Executivo Federal, dos Estados, do Distrito Federal ou do Município, em função da dominialidade do corpo dágua.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Os estudos de investigação geotécnica de um terreno podem ser iniciados por meio de uma sondagem de reconhecimento. Uma alternativa possível para esse tipo de sondagem é a abertura de um furo com diâmetro de 15 a 20 cm e profundidade de até 10m, utilizando um instrumento denominado:
trépano;
estaca-prancha;
trado;
barra mina;
sonda rotativa.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A fiscalização, com vistas a conferir a adequação aos padrões técnicos e de segurança do prestador de serviços, o funcionamento do sistema de medição e a conformidade dos dados cadastrais após a ligação de água da unidade usuária, deve verificar
I. a interconexão do alimentador predial de água com tubulações alimentadas por água não procedente da rede pública.
II. a derivação de tubulações da instalação predial de água para suprir outro imóvel ou economia do mesmo imóvel que não faça parte de sua ligação.
III. o uso de dispositivos intercalados no alimentador predial que prejudiquem o abastecimento público de água.
IV. o despejo de águas pluviais nas instalações prediais de esgotos sanitários.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...