Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma planta de fôrma de um projeto estrutural, a viga é representada pela letra V associada a uma numeração e dimensões. Assim uma viga identificada por V1 12x40, a dimensão 12 corresponde a:
Altura da viga.
Largura da base, se observada a sua seção transversal.
Comprimento da viga.
Largura da base, se observada a seção longitudinal.
Altura da viga, se observada a seção transversal.
Pavimentos flexíveis podem empregar diversos tipos de revestimentos asfálticos. A seguir são apresentadas afirmações a respeito de várias categorias de revestimentos a base de material asfáltico. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.
I O CBUQ é um revestimento flexível resultante da mistura, a quente e em usina, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, espalhado e comprimido à quente.
II O pavimento composto a partir de pré-misturado a frio é resultado da usinagem de agregados minerais, asfaltos diluídos (Ex.: CR-250 e CM-800) ou emulsões asfálticas (Ex.: RR ou RM), espalhado e comprimido a frio.
III Revestimentos à base de areia asfáltica podem ser usinados a frio ou à quente, sendo usado como elemento aglutinante o asfalto diluído ou emulsões asfálticas, no caso de mistura a frio, e CAP no caso da areia asfáltica usinada a quente.
IV Empregado para rejuvenescer o pavimento, o revestimento de lama asfáltica é composto por agregado miúdo e areia ou filier, tendo como aglutinante a emulsão asfáltica, não sendo necessária a adição de água.
V O revestimento à base de TST consiste na execução de três camadas de pinturas de asfalto e três camadas de agregado mineral, podendo ser executado por penetração direta ou invertida do material aglutinante.
Somente a II.
I, II, III e V.
I, II e III.
II e V.
III e IV.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A manutenção e a recuperação da infraestrutura de transportes compreendem o conjunto de operações rotineiras, periódicas e de emergência realizadas com o objetivo de preservar as características técnicas e físico-operacionais do sistema de transportes, considerando-se os padrões de serviço estabelecidos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A remodelação da via férrea torna-se necessária quando há desgaste dos materiais da via permanente, aumento do tráfego de trens e acréscimo de peso nos eixos dos vagões e locomotivas.
Um gás ideal é levado de um estado inicial (i), onde Pi = 200,0 kPa e Vi = 40,0 L, para um estado final (f), onde Vf = 108,0 L, seguindo uma transformação isotérmica. O módulo do trabalho realizado pelo gás, em kJ, para ir do estado inicial ao estado final é
Dado: e = 2,7
Em uma planta de instalações prediais de água fria você observa o símbolo representado ao lado. Na planta, esse símbolo indica
Tanque séptico.
válvula de retenção.
Válvula de admissão de ar.
Caixa retentora de gordura simples.
Caixa sinfonada (CS).
Somente com as outras torneiras e o chuveiro funcionando é que a torneira T1 ficará com carga abaixo da máxima, sob qualquer valor de H1.
A carga hidráulica máxima será extrapolada assim que a lâmina d'água dentro da caixa passar de 2,0 mca com ou sem alteração de H1.
A torneira funcionará abaixo da carga máxima, apenas se a lâmina d'água da caixa for inferior a 1,0 mca e se H1 for igual 5,0 mca.
Será necessário um registro entre os pontos I e II a fim de regular, para baixo, a pressão oferecida a T1 e ao chuveiro, após o cálculo correto de H1.
Será necessário um registro entre os pontos II e III a fim de regular, para baixo, a pressão oferecida a T1 se H1 for corrigida para que o chuveiro funcione.
A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:
Estação elevatória, coletor tronco, emissário, rede coletora, interceptor, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Estação de tratamento de esgoto, emissário, rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Interceptor, estação de tratamento de esgoto, rede coletora, coletor tronco, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Coletor tronco, rede coletora, emissário, interceptor, estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Julgue os itens a seguir, relativos à classificação de terras para a irrigação.
A classificação de terras para irrigação, diferentemente do levantamento comum de solos, rege-se pela previsão, pela correlação econômica e pela consideração da influência de fatores permanentes e mutáveis, como, por exemplo o clima.
Para facilitar a execução racionalizada de alvenaria de vedação, recomenda-se utilizar um instrumento chamado escantilhão cuja função é:
O encunhamento.
A locação da primeira fiada.
O assentamento da segunda fiada de alvenaria e das posteriores.
A conformidade da argamassa.
A conferência do esquadro.
O asfalto é largamente empregado na pavimentação rodoviária tendo em vista sua alta capacidade de promover a forte união dos agregados, promovendo impermeabilidade, durabilidade e resistência ao pavimento. Com base no exposto, assinale a alternativa correta a respeito de ligantes asfálticos.
CAP, ADP e EAP são exemplos de siglas empregadas para identificar categorias de ligantes asfálticos à base de petróleo.
O CAP 85-100 apresenta maior consistência que o CAP 30-45, sendo um ligante largamente empregado nas composições de pavimentos que empregam tratamentos superficiais.
Obtidos a partir da mistura adequada de asfalto e nafta, os asfaltos diluídos de petróleo, denominados RR e RL, são ligantes que apresentam ruptura rápida e lenta, respectivamente.
CR (cura rápida) e CM (cura média) são exemplos de emulsões asfálticas obtidas pela diluição do asfalto com solvente (gasolina ou nafta), o que permite aumentar a viscosidade do ligante, permitindo se uso à temperatura ambiente.
Enquanto o CAP é um tipo de ligante asfáltica usado para rejuvenescer pavimentos envelhecidos, a emulsão asfáltica LA consiste em uma categoria de um ligante empregada na construção de pavimento de concreto asfáltico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...