Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos utilizados na manutenção de edifícios.

Ao proprietário é ilegal delegar a gestão da manutenção de uma edificação para empresa ou profissional legalmente habilitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se considerar, além da força F, a ação do peso próprio da viga (uniformemente distribuído), as curvas representativas dos deslocamentos transversais da viga (linha elástica) entre os trechos AB e BC são

  • A.

    de segunda e de terceira ordem, respectivamente.

  • B.

    de segunda e de quarta ordem, respectivamente.

  • C.

    ambas de segunda ordem.

  • D.

    ambas de terceira ordem.

  • E.

    ambas de quarta ordem.

Considere um terreno plano de 30 x 40 m de solo argiloso compactado, onde se escavará um subsolo de pé-direito igual a 3 m, com 400 m² de área. Considerando que o solo tem um fator de empolamento de 1,5, que o transporte será feito com caminhões de 10 m³ e cada caminhão pode fazer 5 viagens por dia, quantos caminhões serão necessários para que a remoção de solo seja feita em 3 dias?

  • A. 6.
  • B. 9.
  • C. 12.
  • D. 15.
  • E. 18.

O caderno de encargos é uma das importantes ferramentas de trabalho nos ofícios das tarefas de engenharia. Em relação ao que deve constar nesse caderno, considere:

I. As especificações técnicas das proteções individuais e coletivas a serem utilizadas na obra, preferencialmente relacionando os equipamentos às suas aplicações e às tarefas de construção.

II. O layout inicial do canteiro da obra com a previsão do dimensionamento das áreas de vivência, contendo, preferencialmente em escala, a situação inicial provisória dos primeiros meses da obra, nas áreas de vivência relacionadas ao cronograma da obra.

III. Detalhes do sistema de gestão de qualidade, como diretrizes internas, modelos de registro, manual de gestão do programa, ferramentas aplicadas ao processo de gestão e diretrizes para ações de melhoria.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens a seguir, relativos a instalações hidráulicas e sanitárias de construções civis.

No combate a incêndios, entre outros aspectos a serem considerados, os pontos de tomada de água de sistemas de hidrante e mangotinhos devem ser posicionados nas proximidades de portas externas e(ou) acessos à área a ser protegida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante as investigações geotécnicas para a elaboração do projeto, foi identificado o solo A, com 100% de material passado na peneira de abertura 0,42 mm e 12% passada na peneira 0,075 mm. Sabendo que este material apresentou índices de Atterberg, LL e LP, ambos “Não Plásticos”, este solo poderia ser classificado como areia

  • A.

    média.

  • B.

    fina.

  • C.

    argilosa.

  • D.

    grossa.

  • E.

    siltosa.

Julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos utilizados na manutenção de edifícios.

sistema de manutenção deve promover a realização coordenada dos diferentes tipos de manutenção das edificações, com o objetivo de maximizar a ocorrência de serviços de manutenção planejada e reduzir, consequentemente, a ocorrência de manutenções corretivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    1 diminuirá e, nas barras 2 e 3, aumentarão.

  • B.

    1 aumentará e, nas barras 2 e 3, diminuirão.

  • C.

    1, 2 e 3 não serão alteradas.

  • D.

    1, 2 e 3 aumentarão.

  • E.

    1, 2 e 3 diminuirão.

O tipo de esquadria que pode ser definida como sendo “formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal no plano da janela” é:

  • A. janela de correr.
  • B. janela guilhotina.
  • C. janela de folha fixa.
  • D. janela projetante.
  • E. janela pivotante.

Trabalhos em estrada de ferro ou rodovias, redes de gás e petróleo, algumas obras de edificações em zonas urbanas, com limitação em uma das dimensões, são exemplos de canteiro de obras do tipo

  • A.

    parciais.

  • B.

    amplos.

  • C.

    restritos.

  • D.

    longos e estreitos.

  • E.

    de desempenho limitado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...