Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do uso e da ocupação do solo, julgue os itens a seguir.

Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas; em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados; em terreno com declividade igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes; em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação e em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça que haja condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    0

  • B.

    5 2

  • C.

    10 + 5 2

  • D.

    5 + 5 2

  • E.

    2

Na gestão da qualidade do sistema de manutenção das edificações, a avaliação contínua da eficiência do sistema de manutenção considera aspectos como

  • A. o tempo máximo de resposta às solicitações dos usuários.
  • B. o tempo máximo de resposta nas intervenções de emergência.
  • C. o tempo máximo de resposta nas intervenções estruturais.
  • D. a taxa de sucesso das intervenções, medida pela incidência de retrabalho necessário.
  • E. as quantidades de intervenções feitas por ano.

Para a escavação dos blocos deve ser prevista uma folga de 50 cm para todos os lados, ao longo do perímetro de cada elemento de fundação. O solo é composto de um tipo de material que apresenta um inchamento de 25%. Considerando-se exclusivamente as informações fornecidas, na escavação dos blocos B1, B3, B5 e B6, teremos um volume de solo, em m3, a ser transportado de

  • A.

    14,80

  • B.

    22,42

  • C.

    34,02

  • D.

    35,00

  • E.

    36,90

O desenho ao lado é uma representação esquemática de um circuito hidráulico. Considere este desenho para responder as questões 31 a 36.

Identifique, a seguir, os números correspondentes aos símbolos utilizados para:

( ) Manômetro.

( ) Válvula limitadora de pressão.

( ) Válvula direcional.

( ) Bomba.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    7 – 8 – 5 – 3.

  • B.

    7 – 5 – 3 – 8.

  • C.

    3 – 8 – 7 – 5.

  • D.

    5 – 7 – 3 – 8.

  • E.

    7 – 8 – 3 – 5.

Julgue as afirmações abaixo e assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO).

( ) Todo canteiro de obras quando deve dispor de instalações sanitárias; vestiário; local de refeições; cozinha, quando houver preparo de refeições; área de lazer; e ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores.

( ) A locação de uma edificação pode ser executada por meio de tabeiras (tábuas corridas sobre pontaletes) ou por meio de cavaletes, sendo obrigatória em toda construção;

( ) De acordo com a NBR 8036, em um edifício o número de furos de sondagem deve considerar no mínimo 01 furo para cada 200m² de área de projeção em planta da edificação e 03 furos de sondagem por obra.

( ) De acordo com a NR 18, as instalações sanitárias provisórias devem ter paredes de material resistente e lavável, não podendo, portanto, ser de madeira.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    F – V – F – F.

  • B.

    V – F – V – F.

  • C.

    V – F – F – F.

  • D.

    F – V – V – F.

  • E.

    V – V – V – V.

As técnicas de rede são utilizadas para a programação de projetos de construção, possibilitando a representação gráfica de um conjunto de atividades inter-relacionadas que descrevem um plano de execução. Dentre as opções abaixo, aquela que está em DESACORDO com a aplicação dessas técnicas é:

  • A.

    Os diagramas de rede são constituídos, dentre outros, pelos tradicionais métodos CPM, PERT e PDM.

  • B.

    A noção mais importante está no estabelecimento de relações de dependência entre as atividades.

  • C.

    As atividades são representadas por segmentos orientados, blocos, círculos ou outros símbolos gráficos.

  • D.

    Tais técnicas são utilizadas para modelar processos, mostrando sequência e datas para a execução das atividades dos projetos.

  • E.

    O diagrama resultante indica uma série de caminhos, diferenciados pelos tempos exigidos em sua execução, denominando- se “Histograma” àquele que demandar o maior tempo de execução.

Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas; em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados; em terreno com declividade igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes; em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação e em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça que haja condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.

No que diz respeito a vigilância sanitária, são consideradas tecnologias do lazer aquelas que são alusivas a espaços onde são exercidas atividades não médicas, como centros esportivos, cabeleireiros, barbearias, institutos de beleza, espaços culturais, clubes, hotéis, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os dados acima, para o alinhamento 0-2, o Azimute e o Rumo, respectivamente, são:

  • A.

    Az = 201°21’34” R = 68°38’26” SO

  • B.

    Az = 201°21’34” R = 21°21’34” SO

  • C.

    Az = 158°38’26” R = 21°21’34” OS

  • D.

    Az = 201°21’34” R = 68°38’26” OS

  • E.

    Az = 158°38’26” R = 21°21’34” SO

Um pilar com seção transversal circular de 1600cm2 recebe uma carga de 300kN concêntrica e repassa para uma base circular com raio de 1,00m, com uma excentricidade de 10cm. Desprezando o peso próprio do pilar, o momento transmitido para o eixo da base, referente a esta excentricidade, em N.m, vale

  • A. 3.000
  • B. 15.000
  • C. 30.000
  • D. 45.000
  • E. 60.000
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...