Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O maior esforço cortante em módulo encontra-se no
É correto afirmar que a Lei no 8.666 de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, alterada pelas Leis no 8.883 de 1994 e no 9.648 de 1998, estabelece que
o contratante é a pessoa jurídica signatária de contrato com a Administração Pública.
o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação.
o valor limite para obras e serviços de engenharia da modalidade de licitação denominada tomada de preços é até R$ 150.000,00.
os avisos contendo os resumos dos editais da modalidade de licitação denominada concursos, deverão ser publicados com antecedência de, no mínimo, 60 dias.
qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 3 dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Durante a execução, alguns serviços sofreram atraso, e outros foram antecipados, de modo que, ao final do Mês 2, o faturamento acumulado foi de R$ 450.000,00. Em rela- ção ao cronograma previsto, a obra faturou, em reais, até o final do Mês 2
100.000,00 a menos.
90.000,00 a menos.
50.000,00 a menos.
50.000,00 a mais.
90.000,00 a mais.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nas normas brasileiras de desenho técnico, julgue os itens a seguir, relativos às figuras acima.
Na figura II, as cotas dos diâmetros poderiam ser substituídas pelas cotas dos respectivos raios.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A produção elevada de resíduos sólidos na construção civil, representados por entulhos de obras, requer uma destinação adequada. A própria construção civil tem se tornado um dos principais usuários desses resíduos ao efetuar seu reaproveitamento, por exemplo, na constituição de argamassa, concreto sem função estrutural e camadas do pavimento rodoviário. A respeito do emprego de agregado reciclado (oriundo de entulho de obras) na pavimentação, julgue os itens a seguir.
Para a utilização de agregados reciclados destinados a pavimentação, o limite inferior do índice suporte califórnia (ISC) do material para execução de reforço de subleito é menor que o limite inferior desse índice do material para execução de base de pavimento.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
à superfície de ruptura.
à curva de precipitação.
à projeção da crista.
ao eixo de rotação.
ao rebatimento modal.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que, durante a auditoria de uma obra, o conhecimento sobre resistência dos materiais e análise estrutural é fundamental para esclarecer possíveis erros de projeto e execução, julgue os itens seguintes.
Se uma viga inclinada é submetida a um carregamento distribuído vertical, para fins de momentos fletores, ela se comporta como se fosse uma viga horizontal, perpendicular ao carregamento.
Os materiais de proteção são substâncias aplicadas sobre as superfícies dos mais diversos materiais, com a finalidade de protegê-los da deterioração. Assinale a alternativa que corresponde às soluções de gomas ou resinas (naturais ou sintéticas) em um veículo (óleo secativo, solvente volátil), que são convertidas em uma película útil transparente ou translúcida, após a aplicação em camadas finas:
A variação do esforço cortante no trecho QR, em N, vale
Quanto à legislação relativa a tributos aplicáveis à obra, projetos e serviços de engenharia, é correto afirmar:
O IPTU e o IPVA fazem parte das despesas diretas de qualquer obra.
O INSS e o FGTS são cobrados explicitamente na planilha orçamentária da obra.
O IRPJ, o INSS e a CSLL são impostos que não dependem do lucro da empresa construtora.
O IPI e o ICMS estão entre os impostos incluídos nas notas fiscais de fornecedores de materiais.
O ISS é um imposto municipal e por isso não deve ser considerado no orçamento de grandes obras de engenharia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...