Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ventilação mecânica do tipo geral diluidora pode ser feita por meio de

  • A. insuflação mecânica e exaustão natural, onde a pressão no recinto se torna maior do que a pressão exterior.
  • B. insuflação mecânica e exaustão natural, onde a pressão no recinto se torna igual à pressão exterior.
  • C. insuflação natural e exaustão mecânica, onde a pressão no recinto se torna maior do que a pressão exterior.
  • D. insuflação natural e exaustão mecânica, onde a pressão no recinto se torna igual à pressão exterior.
  • E. convecção natural e indução mecânica, onde a pressão no recinto se torna menor do que a pressão exterior.

Durante a montagem da estrutura em concreto armado de um futuro prédio de estacionamento público, o engenheiro residente mandou parar todas as atividades e exigiu uma re-análise completa por parte do projetista estrutural. Sobre a ação do engenheiro, considere:

I. Ele notou que a armação era insuficiente para suportar os esforços dinâmicos provenientes da futura movimentação dos automóveis sobre a estrutura a ser construída.

II. Ele seguiu o protocolo de inter-relações entre profissionais de engenharia, especialmente quando tratam de obras públicas.

III. Ele respeitou o rígido controle previsto na norma ISO 14000, que exige intervenções dessa natureza, caso se note, até mesmo, pequenos erros dimensionais.

Justifica-se corretamente a atitude do engenheiro em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

O princípio da superposição de efeitos, que permite combinar os efeitos de carregamentos distintos sobre uma estrutura, se aplica a estruturas

  • A.

    em catenária.

  • B.

    com efeitos de segunda ordem.

  • C. com comportamento elástico-linear e a pequenas deformações.
  • D. com comportamento elástico-plástico e a grandes deformações.
  • E.

     

    calculadas empregando-se o método P-

O desenho técnico utiliza um sistema de projeções ortográficas com regras próprias e muito estritas que mostram, com precisão, formas, proporções e dimensões dos objetos representados. Considerando esse sistema e os desenhos abaixo, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que os três desenhos apresentados na figura 2 são diferentes representações do objeto mostrado na figura 1. Cada um desses três desenhos é uma vista ortográfica — frontal, superior ou lateral esquerda — do objeto posicionado no primeiro diedro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da ventilação natural, considere as afirmativas a seguir.

I - A ventilação por gravidade é um sistema de ventilação natural.

II - O efeito chaminé está associado à diferença de temperatura dentro e fora de um recinto.

III - A ventilação, devido à ação do vento, é um tipo de ventilação natural.

IV - As saídas de ar devem ser construídas na parede que recebe a ação dos ventos predominantes.

V - A ação dos ventos promove diferenças de pressão sobre edificações.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. I, II, III e V.
  • E. II, III, IV e V.

Durante a construção de uma praça no interior de um conjunto habitacional, as obras precisaram ser interrompidas por 9 meses. A praça em questão contará com uma fonte que, à época da interrupção dos serviços, já havia recebido impermeabilização com manta asfáltica. A praça está sujeita a ação direta das intempéries e encontra-se exatamente sobre o estacionamento do condomínio. Considere as afirmativas abaixo.

I. Materiais betuminosos ou asfálticos não devem ser expostos à luz solar por período prolongado, pois perdem suas características impermeabilizantes.

II. O estacionamento estará impermeabilizado indefinidamente enquanto a manta asfáltica não for perfurada.

III. Só existirá impermeabilização garantida do estacionamento se, antes da aplicação da manta asfáltica, tiver sido aplicado um primer ligante entre a manta e o substrato.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Em cada item a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Considere que, na construção de um conjunto habitacional próximo a um rio, tenha sido constatada a necessidade de impermeabilização dos baldrames para evitar a degradação da alvenaria, do revestimento e da pintura. Nessa situação, a aplicação de impermeabilizante somente na superfície inferior do baldrame seria procedimento econômico e eficaz para garantir sua impermeabilização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma viga de concreto armado possui seção retangular com 12 cm de largura e 60 cm de altura. Considerando 25 kN/m³ o peso próprio do concreto armado, a carga por metro linear devida ao peso próprio da viga, em kN/m, será igual a

  • A.

    1,8

  • B.

    3,6

  • C.

    5,0

  • D.

    18,0

  • E.

    36,0

Acerca de estruturas em concreto armado, aço e madeira, julgue os itens a seguir.

Considere que para evitar o desconforto causado por vibração excessiva de pisos, a frequência natural de vibração da estrutura seja maior que a frequência crítica, a qual depende da destinação da estrutura. Nessa situação, a frequência natural de vibração de uma laje destinada a salão de dança deve ser maior que a frequência natural de vibração de uma laje para uso em escritório.

  • E. Errado
  • C. Certo

Em um recinto com 100 m3, a concentração de um poluente no ar é igual a C0. Deseja-se reduzir a concentração desse poluente a um valor igual a C, insuflando 1 m3 de ar puro por minuto no recinto. Em quantos minutos a concentração do poluente no recinto será C = C0/e, onde e é o número neperiano?

  • A. 10
  • B. 100
  • C. 200
  • D. 1000
  • E. 2000
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...