Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego devem ser observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos do Poder Legislativo e do Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A NR 6 Equipamento de Proteção Individual (EPI), aprovada pela Portaria n.º 3.214/1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que as empresas devem fornecer aos empregados gratuitamente EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que
o empregado pedir.
houver riscos de acidentes em obras da mesma empresa, ainda que os empregados contemplados não tenham acesso às referidas obras.
o EPI estiver sujo.
as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho.
o empregado for demitido da empresa.
A respeito de óleos lubrificantes e graxas, em geral,
As normas técnicas definem argamassa colante industrializada como um produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos. Esse produto, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento (NBR 14.081 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica Especificação ABNT). As argamassas colantes industrializadas precisam obedecer a uma série de requisitos para serem classificadas em diversos tipos, de acordo com o tempo em aberto, a resistência de aderência aos 28 dias e ao deslizamento. O tempo em aberto é o intervalo
em que o saco da argamassa pode ficar aberto sem haver cristalização do cimento componente da argamassa.
após o espalhamento da argamassa sobre um substrato padrão, em que o assentamento da placa cerâmica em condições padronizadas resulta em uma resistência de aderência média igual ou superior a 0,5 MPa, após 28 dias do preparo da argamassa.
entre o fim do preparo da argamassa e sua aplicação no substrato de assentamento das placas cerâmicas.
necessário, medido em segundos, para a realização da mistura da argamassa com água, assegurando-se as características de viscosidade, plasticidade e aderência esperadas da argamassa.
mínimo para realização da cura completa da argamassa.
A respeito do estado termodinâmico e das propriedades termodinâmicas de uma substância pura compressível simples, o(a)
A expressão C20 utilizada para a classe do concreto significa que se trata de um concreto com massa específica seca
inferior a 2.000 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é igual a 20 MPa.
compreendida entre 2.000 e 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à tração é igual a 20 MPa.
superior a 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é de, no máximo, 20 MPa.
inferior a 2.000 kg/m³, cuja resistência característica à compressão não pode ser inferior a 20 vezes o valor mínimo especificado em norma.
compreendida entre 2.000 e 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é de 20 MPa.
Recomendado unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 m, tendo a base do muro largura mínima de 0,5 a 1,0 m que deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundação. As características apresentadas referem-se a muro de arrimo
à flexão.
de pedra.
de gabião.
de solo reforçado.
de concreto ciclópico.
A respeito da acessibilidade aos bens culturais imóveis acautelados em nível federal, assinale a opção correta, tendo como base as definições constantes da Instrução Normativa n.º 1/2003.
Acessibilidade consiste na possibilidade e na condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Preservação é conjunto de intervenções de caráter intensivo que, com base em metodologia e técnica específicas, visa recuperar a plenitude de expressão e a perenidade do bem cultural, respeitadas as marcas de sua passagem ao longo do tempo.
Acautelamento é o escoramento de obra que se encontra em estado de deterioração.
Conservação refere-se às medidas necessárias para garantir a integridade de um bem pertencente à União, aos estados ou a municípios. Manutenção refere-se às medidas que devem ser tomadas pelos proprietários de bens imóveis para manter suas características históricas.
Edificações de uso privado são aquelas cuja propriedade pertence a empresas ou consórcio de empresas.
Para facilitar e padronizar a elaboração das normas técnicas de combate a incêndio, o fogo pode ser classificado de acordo com o material com que é produzido e a forma e extensão de combustão da seguinte forma:
I Classe A: materiais de fácil combustão, que queimam em sua superfície e profundidade, deixando resíduos. Exemplos: tecidos, madeira, papel, fibra.
II Classe B: materiais que queimam apenas em sua superfície, sem deixar resíduos. Exemplos: gasolina, tintas, vernizes.
III Classe C: encaixa-se nesse grupo o fogo produzido em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios elétricos.
IV Classe D: elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A água não pode ser utilizada no combate a fogos da Classe A.
A água pode ser utilizada no combate a fogos da Classe B, independentemente da forma como é aplicada.
A água pode ser utilizada no combate a fogos da Classe C apenas quando pulverizada.
Recomenda-se o uso de água pulverizada nos fogos da Classe D.
O extintor tipo espuma não deve ser usado nos fogos de Classe A e B.
Considerando a influência da argila e suas propriedades físicas na constituição do solo, é correto afirmar que:
solos argilosos são favoráveis à ocorrência de erosão, ao contrário dos solos siltosos que se agregam, facilmente a outros minerais por terem partículas pequenas e finas, que favorecem a agregação, aumentando sua resistência à erosão.
argilas que adsorvem água na sua estrutura reduzem de volume, o que melhora a coesão dos materiais e a agregação do aterro.
solos siltosos e micáceos são favoráveis à execução dos procedimentos de terraplenagem, devido à presença dos minerais laminares associados às argilas expansivas.
solos lateríticos apresentam elevada resistência a erosão, devido à elevada coesão argolo-minerais e também pela presença de óxidos de ferro e alumínio que funcionam como cimentos.
a coesão é resultante de forças internas, de natureza mecânica, e do distanciamento entre os grãos − quanto maior mais coeso, sendo ainda diminuída com o aumento da umidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...