Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A engenharia legal moderna engloba os conceitos de engenharia de avaliações e de engenharia diagnóstica. Esta pode ser dividida em atividades de vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria. Nesse contexto, e em conformidade com a legislação vigente no Brasil acerca do tema, julgue os itens subsequentes.

Em relação à verificação da qualidade das edificações, atividade também exercida pelo engenheiro perito, nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá durante um prazo irredutível de dez anos pela solidez e segurança do trabalho, assim como em razão dos materiais e do solo. Esse tempo é suficiente para que eventuais falhas executivas possam vir à tona.

  • C. Certo
  • E. Errado

A NBR 6.118/2003 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento) aborda diversos aspectos relativos às estruturas de concreto para garantir sua durabilidade, preocupação que não aparecia de forma explícita nas versões anteriores da norma. Os principais critérios que visam à durabilidade são: cobrimentos das peças, retardando a chegada de agentes agressivos ao interior dos elementos; drenagem, para evitar o contato permanente de água com a estrutura; qualidade do concreto de cobrimento e, por fim, controle da fissuração. A norma também estabelece critérios de agressividade ambiental, a fim de se estabelecerem parâmetros para o dimensionamento. A qualidade do concreto que deverá ser utilizada é associada ao nível de agressividade ambiental em que a estrutura está inserida. Considerando-se uma edificação, cuja estrutura será de concreto armado, inserida na classe de agressividade ambiental I, as recomendações normativas indicam, para o concreto dessa estrutura, que

  • A.

    não há restrições para o fator água/cimento.

  • B.

    o fator água/cimento máximo seja de 0,65 e a resistência do concreto mínima, de 20 MPa.

  • C.

    a resistência mínima do concreto seja de 15 MPa.

  • D.

    o fator água/cimento mínimo seja de 0,50 e a resistência do concreto máxima, de 20 MPa.

  • E.

    não é obrigatória a vibração do concreto, uma vez que a agressividade ambiental é muito baixa.

Para a execução de uma obra foi especificado o traço em massa de 1:2,5:3:0,5 (cimento, areia, brita e água) com agregados secos, para ser produzido na própria obra. Admitindo ser desprezível o volume de vazios com ar do concreto fresco adensado o volume de concreto é considerado o somatório dos volumes dos sólidos dos materiais constituintes mais o volume da água. O volume de areia seca necessária para a produção de 1,125 m3 de concreto é, em m3,

Dados:

− Cimento: massa específica dos sólidos = 3,2 g/cm3;

− Areia: massa específica dos sólidos = 2,5 g/cm3;

− Brita: massa específica dos sólidos = 3,0 g/cm3;

− Massa específica aparente da areia seca = 1.600 kg/m3.

  • A.

    0,625

  • B.

    1,25

  • C.

    1,75

  • D.

    2,25

  • E.

    2,50

Julgue os itens a seguir, relativos a coberturas em obras de engenharia civil.

O frechal é o trecho da cobertura que fica para fora do alinhamento da parede da fachada da construção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:

  • A.

    retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.

  • B.

    aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.

  • C.

    formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.

  • D.

    plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.

  • E.

    fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.

De acordo com a legislação, as normas e a prática vigente no Brasil, em relação à perícia e à elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

O parecer técnico concordante, que deve ser elaborado pelo assistente técnico, pode ser feito de forma resumida em apenas um parágrafo, em que o assistente revelará que concorda com o laudo oficial como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto de uma edificação, deve-se planejar a instalação do sistema de proteção e de defesa contra incêndio, incluindo, além dos sistemas de combate ao incêndio, a salvaguarda da vida humana. Essa última é prevista por meio da existência de saídas de emergência. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

No caso de repartições públicas, a obrigatoriedade da instalação de elevadores de emergência se dá para todas as edificações com mais de 20 pavimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:

  • A.

    Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.

  • B.

    Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).

  • C.

    Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.

  • D.

    Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.

  • E.

    Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.

De acordo com a legislação, as normas e a prática vigente no Brasil, em relação à perícia e à elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

Para ser perito, no caso do engenheiro, é suficiente que este profissional tenha o diploma ou título que comprove sua graduação ou bacharelado, e que tenha conhecimentos específicos aprofundados acerca da matéria objeto da perícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto de uma edificação, deve-se planejar a instalação do sistema de proteção e de defesa contra incêndio, incluindo, além dos sistemas de combate ao incêndio, a salvaguarda da vida humana. Essa última é prevista por meio da existência de saídas de emergência. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As edificações cuja ocupação é diversificada, englobando mais de um uso, devem satisfazer às exigências de proteção de acordo com o exigido para o maior risco, mesmo que seja possível a compartimentação ou o isolamento de risco.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...