Questões de Engenharia Civil

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Com os projetos e as áreas de ocupação da obra sobre o terreno, deve ser estuda, in loco, a implantação dos vértices poligonais e das referências de nível que dão suporte a todas as etapas topográficas previstas para a execução das obras. Este apoio deve estar correlacionado ao sistema topográfico adotado para o levantamento planialtimétrico e cadastral considerado para a elaboração dos projetos. No mínimo X vértices poligonais consecutivos e Y referências de nível devem ser implantadas fora do imóvel, em locais julgados estáveis e seguros, de forma a garantirem toda a execução das obras, incluindo o “como construído” (as built).

Os valores de X e Y são, respectivamente,

  • A. 5 e 5.
  • B. 4 e 4.
  • C. 2 e 2.
  • D. 3 e 3.
  • E. 4 e 2.

No que se refere à geotecnia, assinale a opção correta.

  • A. A ruptura do subsolo in situ ocorre por expansão de cavidade cilíndrica no ensaio penetrométrico, único método que permite a determinação de características como deformabilidade e resistência ao cisalhamento.
  • B. A linha de ruptura de taludes naturais e de barragens de terra pode ser determinada por métodos de equilíbrio-limite, pelo qual se pressupõe que o solo se deforma e se rompe lentamente.
  • C. Nos deslizamentos de tálus, decorrentes da ação da força da gravidade e das pressões neutras, o material escoa como uma massa sólida e apresenta uma linha de ruptura bem definida.
  • D. Uma barragem de rejeitos alterada para jusante e construída mais lentamente que o planejado pode se romper se houver, durante o sismo, liquefação em sua fundação ou aumento excessivo das pressões neutras em seu corpo.
  • E. Em obras de terra, a carga é puramente altimétrica ao longo da linha freática e, quaisquer que sejam as equipotenciais, a diferença entre as ordenadas dos pontos de encontro de duas equipotenciais consecutivas com a linha freática é constante.

A deterioração das argamassas tanto pode ser originada por fatores externos ao revestimento como por causas internas à própria argamassa. A hidratação retardada do óxido de magnésio da cal provoca

  • A. a formação de vesículas e manchamentos e é um processo químico de deterioração.
  • B. o empolamento e a desagregação do revestimento e é um processo químico de deterioração.
  • C. o manchamento e a desagregação do revestimento e é um processo biológico de deterioração.
  • D. fissuração do revestimento e é um processo físico-mecânico de deterioração.
  • E. fissuração, desagregação e deslocamento dos revestimentos e é um processo físico-mecânico de deterioração.

Nos projetos de estruturas de concreto, as medidas preventivas da despassivação por carbonatação, a qual gera deterioração da armadura, consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto, como, por exemplo, o cobrimento das armaduras e o controle da fissuração, sendo recomendável, em geral, o uso de concreto

  • A. de alta permeabilidade.
  • B. de alta porosidade.
  • C. com adição de aditivos à base de cloretos.
  • D. com adição de elevado teor de íon-cloreto.
  • E. de baixa porosidade.

A presença de cloretos em altos teores prejudica as estruturas de concreto armado. Sobre os problemas patológicos que os cloretos causam às estruturas de concreto armado, é correto afirmar:

  • A. Os cloretos provocam a expansão do concreto a qual cresce com o triplo da aceleração do endurecimento, aumentando enormemente a fissuração interna e superficial.
  • B. Em caso de cobrimentos muito espessos, o cloreto de cálcio pode acelerar o processo de corrosão das armaduras.
  • C. A utilização de concreto com cloretos em peças estruturais próximas a correntes elétricas de baixa tensão é especialmente desaconselhada, pois resulta em corrosão eletrolítica.
  • D. Os cloretos provocam a corrosão do alumínio e retardam a do aço, quando tais metais são utilizados no concreto.
  • E. Em dias quentes os cloretos podem causar rápido endurecimento do concreto na fase de concretagem impedindo o total enchimento das formas.

Acerca dos níveis de serviço e da análise do fluxo de tráfego em rodovias, assinale a opção correta.

  • A. Volume de serviço é o volume máximo de tráfego que uma rodovia com determinadas características poderá suportar por hora, de modo que o grau de congestionamento se situe abaixo de determinado nível preestabelecido.
  • B. Para que uma via expressa seja considerada rodovia de fluxo ininterrupto é suficiente que nela não haja semáforos nem sinais de parada.
  • C. De acordo com o Highway Capacity Manual (HCM), no nível de serviço A, as condições de instabilidade do fluxo aumentam e a participação em pelotões ultrapassa 75% do tempo de viagem.
  • D. Nas vias urbanas, por apresentarem características de fluxo aferidas por parâmetros como velocidade, densidade, intervalo entre veículos e espaçamento, o nível de serviço é mais favorável que nas rodovias rurais.
  • E. As rodovias vicinais integram o sistema coletor primário ou o sistema arterial.

A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.

  • A. A forma do diagrama possui relação direta com a topografia do terreno.
  • B. Os pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.
  • C. Qualquer linha vertical do diagrama representa trechos de volumes compensados.
  • D. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro.
  • E. Esse diagrama não pode ser utilizado em seções mistas.

Acerca dos elementos geométricos que compõem uma rodovia, assinale a opção correta.

  • A. Uma rodovia com pista dupla deve apresentar, no mínimo, quatro faixas de rolamento.
  • B. A valeta de proteção de corte evita que as águas pluviais atinjam os acostamentos da rodovia.
  • C. A inclinação longitudinal das faixas de rolamento é designada como abaulamento.
  • D. O greide da rodovia define seu alinhamento horizontal.
  • E. Uma rodovia com seção transversal mista permite a compensação longitudinal entre cortes e aterros.

A respeito da infraestrutura rodoviária brasileira e suas implicações para o setor rodoviário nacional, assinale a opção correta.

  • A. A flexibilização das rotas e a possibilidade de movimentação de pequenos volumes são algumas das vantagens apresentadas pelo transporte de cargas rodoviário, se comparado aos demais tipos de transporte de carga.
  • B. A utilização do transporte rodoviário como meio de transporte complementar é inviabilizada devido ao elevado custo de transposição de carga que o transporte rodoviário apresenta.
  • C. O estado de conservação do pavimento das rodovias gera pouco impacto no custo total do transporte de cargas rodoviário.
  • D. O Brasil possui uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, sendo grande parte dela pavimentada.
  • E. Em comparação com as rodovias de pavimento flexível, as rodovias de pavimento rígido acarretam maior custo de manutenção, menor segurança e maior consumo de combustível pelos veículos.


Com base na previsão de evolução da matriz de transporte de cargas no Brasil apresentada na figura acima e nas características dos modais, assinale a opção correta.

  • A. Os custos iniciais da implantação de rodovias são, em regra, maiores que os custos da implantação de ferrovias.
  • B. Quanto ao consumo de energia, os transportes hidroviário e ferroviário apresentam equivalência e são mais econômicos que o transporte rodoviário.
  • C. O aumento do custo do frete e da emissão de dióxido de carbono são desvantagens relacionadas à matriz prevista para 2025.
  • D. Em comparação com a matriz de 2005, serão demandados menos investimentos de recursos para a viabilização da matriz prevista para 2025.
  • E. Infere-se que havia equilíbrio na matriz de transporte de cargas brasileira em 2005.
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