Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às estruturas utilizadas na construção civil, julgue os itens a seguir.

No caso da utilização de pilares metálicos, estes devem ser ligados à estrutura através de chumbadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o projeto de instalações elétricas de baixa tensão de um dormitório retangular com dimensões de 5,0 m por 3,5 m deve-se prever a carga mínima de tomadas de uso geral, em VA, de

  • A.

    260.

  • B.

    300.

  • C.

    400.

  • D.

    440.

  • E.

    500.

 

A tabela acima apresenta dados que serão utilizados por uma empresa de construção civil para avaliar os custos de uma reforma a ser realizada em um prédio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Se o preço do m2 de azulejo sofrer um aumento de 80%, então o custo total da obra aumentará em mais de 25% para a empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A restauração deve ocorrer somente quando se tratar de bem histórico de caráter excepcional.

  • B.

    A falta de documentos históricos ou arqueológicos de um bem em estado de deterioração é uma justificativa suficiente para a sua demolição.

  • C.

    As reconstituições de partes isoladas de um bem histórico devem ser realizadas de forma a esconder suas marcas. Se isso não acontecer, perde-se a referência à data da construção.

  • D.

    A restauração pode ocorrer devido a razões estéticas, enquanto a consolidação somente se justifica por questões técnicas.

  • E.

    Os contributos das diferentes épocas devem ser respeitados, desde que possam ser compatibilizados em nome de uma unidade estilística.

O projeto básico de uma edificação deve conter todas as informações indispensáveis para caracterizar a obra ou os serviços relacionados com ela. Os elementos que devem fazer parte desse projeto básico incluem

a relação de fornecedores para todos os insumos necessários à execução da obra ou dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a instalação de um aquecedor de piscina com carga resistiva de 9.680 W e tensão de 220 V utilizaram-se condutores de cobre embutidos em eletrodutos, a uma distância de 29 m. Se a queda máxima de tensão for 2%, considerando a resistividade do cobre 1/58 (Ω × mm2/m) então, a área da seção transversal mínima dos condutores, calculada pelo critério de dimensionamento da máxima queda de tensão, é, em mm2,

  • A.

    16,0.

  • B.

    10,0.

  • C.

    6,0.

  • D.

    4,0.

  • E.

    2,5.

 

A tabela acima apresenta dados que serão utilizados por uma empresa de construção civil para avaliar os custos de uma reforma a ser realizada em um prédio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

A curva ABC reflete o princípio de Pareto, o qual estabelece que uma pequena parcela de insumos é responsável pela maioria dos custos de uma obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tratamento por fatores, amplamente empregado por engenheiros de avaliação, é utilizado ao se aplicar o método comparativo nos casos rotineiros do mercado imobiliário, quando se tem poucos elementos amostrais. Entende-se por homogeneização o tratamento técnico dos preços observados, mediante a aplicação de coeficientes ou transformações matemáticas que expressem, em termos relativos, as diferenças de atributos entre os imóveis pesquisados e o avaliando. Acerca dos procedimentos para a utilização de tratamento por fatores, dispostos na NBR 14653, assinale a opção correta.

  • A.

    Os fatores de homogeneização podem ser utilizados fora de sua tipologia e abrangência regional, desde que devidamente justificados no laudo de avaliação.

  • B.

    Consideram-se dados de mercado com atributos semelhantes aqueles em que cada um dos fatores de homogeneização estejam contidos entre 0,50 e 1,50, calculados em relação ao que se está avaliando.

  • C.

    No caso de exame de dados (de mercado) não contemporâneos, é aconselhável a atualização do mercado imobiliário por meio de índices econômicos, quando não houver paridade entre eles.

  • D.

    As características quantitativas, ou expressas por variáveis proxy, do imóvel em avaliação, não devem ultrapassar 10%, para mais ou para menos, respectivamente, dos limites superior e inferior observados na amostra.

  • E.

    Os fatores de homogeneização que resultem em aumento da heterogeneidade dos valores só devem ser utilizados para o saneamento da amostra após o emprego de critérios estatísticos consagrados de eliminação de dados discrepantes.

O projeto básico de uma edificação deve conter todas as informações indispensáveis para caracterizar a obra ou os serviços relacionados com ela. Os elementos que devem fazer parte desse projeto básico incluem

o memorial descritivo, incluindo as especificações técnicas, o orçamento detalhado e o cronograma físico-financeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na elaboração do projeto das instalações elétricas de um prédio residencial, devem ser observadas as exigências das normas pertinentes, além de determinadas recomendações práticas, que visam propiciar instalações mais seguras. Em relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A potência mínima disponibilizada para a iluminação de cada cômodo das residências é fixada em função da área do cômodo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...