Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes afirmações sobre responsabilidade técnica:

I. A Instrução no 2.129 do CREA-SP definiu as responsabilidades técnicas para as atividades de sondagens que visam ao dimensionamento de fundações. De acordo com esta instrução, os engenheiros civis estão qualificados para assumir a responsabilidade técnica das empresas de sondagens em edifícios de até 20 mil m2 e/ou com cargas máximas até 100.000 kN, assim como para barragens de até 30 m de altura.

II. Acima dos valores citados na afirmação I, faz-se necessário a responsabilidade técnica de dois profissionais.

III. A Certidão de Acervo Técnico, fornecida pelo CREA, reúne todas as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) de um determinado profissional, sendo um documento de grande importância para as licitações e concorrências públicas.

Está correto que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II, III.

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia, devendo ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços necessários. Considerando os diferentes tipos de fundação existentes, julgue os itens a seguir.

Fundações bem projetadas consomem de 3% a 10% do custo total de um edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir de 5 a 10 vezes o custo da fundação mais adequada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes às atividades de fiscalização de serviços de instalações hidráulicas de drenagem de águas pluviais.

A fiscalização pode, a seu critério, pedir ou não anuência ao autor do projeto para execução de furos não previstos em projeto para travessia de elementos estruturais por tubulações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos blocos cerâmicos utilizados na execução de alvenaria, a resistência à compressão mínima dos blocos de vedação ou estrutural, relacionada à área bruta e exigida pela norma NBR-7171 é:

  • A.

    2,0 MPa.

  • B.

    3,0 MPa.

  • C.

    1,50 MPa.

  • D.

    1,0 MPa.

  • E.

    2,5 MPa.

A propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relação ao concreto que a envolve é denominada

  • A.

    resiliência.

  • B.

    cura.

  • C.

    fluência

  • D.

    protensão.

  • E.

    aderência.

Em relação às atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes, considere:

I. Programa de necessidades é a etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida.

II. Estudo de viabilidade é a etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

III. Estudo preliminar é a etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas.

IV. Projeto básico é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas definitivas de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

No trabalho de conservação e manutenção de rodovias, a definição de opções apropriadas de restauração é feita com base na avaliação funcional e na avaliação estrutural do pavimento. Em referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na avaliação estrutural, verifica-se a condição de a estrutura do pavimento suportar cargas, por meio de levantamentos destrutivos, pela determinação da deflexão superficial, resultante da aplicação de uma carga conhecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estados limites a se considerar no cálculo das estruturas de concreto são o último e o de serviço. Considera-se estado limite de serviço

  • A.

    a perda de equilíbrio da estrutura admitida como corpo rígido.

  • B.

    o esgotamento da capacidade resistente da estrutura, em seu todo ou em parte, pelas solicitações normais e tangenciais.

  • C.

    o colapso provocado por solicitações dinâmicas.

  • D.

    o esgotamento da capacidade resistente da estrutura, em seu todo ou em parte, considerando os efeitos de segunda ordem.

  • E.

    os problemas de descompressão, descompressão parcial e de compressão excessiva, no caso de estruturas em concreto protendido.

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia, devendo ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços necessários. Considerando os diferentes tipos de fundação existentes, julgue os itens a seguir.

Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez, ligados por vigas denominadas baldrames, que suportam predominantemente esforços de tração simples provenientes das cargas dos pilares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A fiscalização pode, a seu critério, pedir ou não anuência ao autor do projeto para execução de furos não previstos em projeto para travessia de elementos estruturais por tubulações.

As curvas de nível formam um bico subindo a encosta nas cristas e cumeadas e formam um bico descendo a encosta nos vales e talvegues.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...