Questões de Engenharia Civil do ano 2006

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O bom desempenho de uma obra de concreto depende da qualidade dos materiais de construção e da qualidade da execução. No que diz respeito a obras em concreto, julgue os itens a seguir.

I. A resistência do concreto à compressão depende do grau de hidratação do cimento e da relação água/cimento.

II. A composição química e a finura do cimento não alteram a resistência do concreto à compressão.

III. Para um mesmo valor de resistência à compressão final, a mudança das características físicas dos agregados influencia a relação água/cimento a ser utilizada na mistura.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

 

  • A. Apenas a I.
  • B. Apenas a II.
  • C. Apenas a III.
  • D. Apenas a I e a III.
  • E. Apenas a II e a III.

Julgue os itens que se seguem, referentes a custos e orçamentos de obras de construção civil.

I. O preço de um empreendimento é composto das seguintes parcelas: custo direto, custo indireto relativo à administração central, custo indireto relativo à administração do canteiro de obras e lucro.

II. Entende-se por BDI de um empreendimento o custo indireto originário da administração central subtraído de impostos, taxas e lucro.

III. Mobilização (contratação e transferência de pessoal, equipamentos etc.), consultorias e trabalhos técnicos especiais não são considerados custos indiretos integrantes dos preços unitários componentes da planilha de custos de uma obra.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

 

  • A. Apenas a I.
  • B. Apenas a II.
  • C. Apenas a III.
  • D. Apenas a I e a III.
  • E. Apenas a II e a III.

Uma parede apresenta fissuração de forma vertical na sua parte central inferior. Essas fissuras podem ter sido causadas por

  • A. excesso de armadura de cisalhamento.
  • B. recalque uniforme da base da parede.
  • C. recalque nas extremidades da base da parede.
  • D. recalque na região central da parede.
  • E. excesso de armaduras de flexão.

São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com

  • A. 10 (dez) trabalhadores ou mais.
  • B. 20 (vinte) trabalhadores ou mais.
  • C. 50 (cinqüenta) trabalhadores ou mais.
  • D. 100 (cem) trabalhadores ou mais.
  • E. sempre é exigido, independente do nº de trabalhadores.

Conforme critérios da NBR 13714/00 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, é obrigatória a instalação de sistemas de mangotinhos e hidrantes em edificações a partir de, no mínimo,

  • A. 300m² e/ou altura superior a 10m.
  • B. 500m² e/ou altura superior a 10m.
  • C. 750m² e/ou altura superior a 12m.
  • D. 1000m² e/ou altura superior a 6m.
  • E. 1600m² e/ou altura superior a 20m.

De acordo com a NBR 6122/1996 (Projeto e execução de fundações ) , nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente em rocha, a profundidade da fundação deve ser inferior a

  • A. 1,00m.
  • B. 1,20m.
  • C. 1,50m.
  • D. 2,00m.
  • E. 2,50m.

O projeto de engenharia para reabilitação do pavimento de rodovia incluindo melhoramentos físicos e operacionais decorrentes de intervenção de baixo custo, consiste no conjunto de estudos e projetos desenvolvidos com o objetivo primordial de reforçar o pavimento existente, por adição de novas camadas estruturais ou por substituição de uma ou mais camadas, de forma que a estrutura resultante possa economicamente suportar a repetição das cargas por eixo incidentes durante o novo período de projeto estabelecido, em condições de conforto e segurança para o usuário. Na realização dos estudos de tráfego serão adotados os seguintes critérios, EXCETO:

  • A. Proceder a contagens volumétricas e classificatórias durante trinta dias consecutivos em períodos de 24 horas, em número de postos compatíveis com a variação do fluxo.
  • B. Realizar as contagens direcionais em interseções problemáticas durante três dias nos períodos mais críticos.
  • C. Introduzir as correções sazonais dos dados, com base naqueles disponíveis.
  • D. Adotar fatores de veículos de pesagens de tráfego disponíveis, caso necessário, realizando pesagens. Nestas pesagens serão determinados os pesos, por eixo/conjunto-de-eixos, dos diversos tipos de veículos que compõem a frota usuária do trecho considerado.
  • E. Adotar taxa de crescimento de estudos econômicos consistentes, com base nas premissas de alocação de tráfego ou na existência de dados históricos que permitam projeções confiáveis.

Estudos geotécnicos têm por objetivo a obtenção das informações geológicas e geotécnicas necessárias à análise e detalhamento de soluções propostas para uma determinada construção ou obra. Perfis de sondagem são representações de dados coletados para estes estudos e devem conter os seguintes elementos mínimos para sua análise, EXCETO:

  • A. Referência de nível.
  • B. Data da sondagem.
  • C. Posição do NA (nível d'água).
  • D. Tipo de amostrador.
  • E. Legenda gráfica dos materiais.

Em relação a ocorrências de trincas e fissuras em obras de construção civil é INCORRETO afirmar que:

  • A. As platibandas, em função da forma geralmente alongada tendem a comportar-se como muros de divisa. Normalmente surgirão fissuras verticais regularmente espaçadas, caso não tenham sido convenientemente projetadas juntas ao longo da mesma.
  • B. As fissuras em argamassas de revestimento, provocadas por movimentações térmicas das paredes irão depender sobretudo do módulo de deformação da argamassa, sendo sempre desejável que a capacidade de deformação do revestimento supere com boa folga a capacidade de deformação da parede propriamente dita.
  • C. As fissuras induzidas por movimentações térmicas no corpo do revestimento geralmente são regularmente distribuídas e com aberturas bastante reduzidas (espécie de gretagem) assemelhando-se às fissuras provocadas por retração de secagem.
  • D. Paredes monolíticas construídas com solo estabilizado (solo-cimento) são pouco suscetíveis à formação de fissuras, tanto se considerarmos a retração inicial quanto pelas movimentações higroscópicas reversíveis do material.
  • E. Consumos de água excepcionalmente altos, identificados pela coloração esbranquiçada que assume o concreto após a secagem produzirão fissuras com diferentes configurações, inclusive fissuras mapeadas similares àquelas que ocorrem com maior freqüência nas argamassas de revestimento.

Segundo a NBR 6118, uma fissuração é considerada nociva ao concreto armado, com possibilidade de corrosão da armadura em meios agressivos, quando a abertura das fissuras na superfície do concreto ultrapassar o seguinte valor:

  • A. 0,1 mm
  • B. 0,2 mm
  • C. 0,3 mm
  • D. 1,0 mm
  • E. 2,0 mm
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