Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sistemas viários em geral podem ser classificados, segundo diversos critérios. No que diz respeito à classificação funcional, que determina a hierarquia do sistema viário, as categorias são as seguintes:
urbano e rural.
Federal, estadual e municipal.
sistema principal, sistema secundário e sistema terciário.
sistema arterial, sistema coletor e sistema local.
via principal, via secundária e via terciária
Um dos modelos mais simples utilizados para estabelecer e estimar relações entre o número (ou taxa de acidentes) a causa de acidentes de trânsito é o modelo de regressão linear. Considerando a equação de regressão múltipla y = a +b1x1 + b2x2+ b3x3+ b4x4+ b5x5, podemos afirmar que
"y" é a variável independente da equação, "a" é a constante de regressão, b1...b5 são os coeficientes de regressão, e x1...x5 são as variáveis dependentes.
"y" é a variável dependente da equação, "a" é a constante de regressão, b1...b5 são os coeficientes de regressão, e x1...x5 são as variáveis independentes
"y" é a variável independente da equação, "a" é o coeficiente de regressão, b1...b5 são constates de regressão, e x1...x5 são as variáveis dependentes.
o coeficiente "b1" representa a parte da variável "y" não explicada pela variável independente x1.
na escolha das variáveis independentes, é importante que elas sejam linearmente relacionadas à variável dependente, tenham um alto nível de correlação entre elas e uma baixa correlação com a variável dependente.
Tendo em vista uma análise macroscópica do fluxo de tráfego, pode-se afirmar que as três variáveis básicas que descrevem as condições prevalecentes de tráfego são:
densidade, concentração e fluxo.
distância, velocidade e aceleração.
fluxo, concentração e velocidade média.
velocidade, tempo e distância.
concentração, densidade e velocidade média.
No modelo de velocidade-concentração, proposto por Greenshields, a relação entre velocidade e concentração é
linear.
logarítmica.
quadrática.
exponencial
parabólica.
Quanto às regras que regulam a circulação de veículos e à ordem de prevalência das sinalizações, pode-se afirmar que
I. os veículos destinados à fiscalização e operação de trânsito, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, mesmo quando o alarme sonoro não estiver acionado.
II. se um agente de trânsito ordenar aos condutores dos veículos parados em frente a um semáforo com sinal vermelho que desconsiderem a indicação do semáforo e sigam adiante, esses condutores deverão obedecer a esse comando, porque a ordem de um agente de trânsito prevalece sobre a sinalização da via.
III. se dois veículos estiverem prestes a se cruzarem em uma rotatória não-sinalizada, localizada em uma via urbana, a preferência de passagem será do veículo que estiver circulando pela rotatória.
Assinale a opção correta.
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas a afirmativa I é incorreta.
Apenas a afirmativa II é incorreta.
Apenas a afirmativa III é incorreta.
As afirmativas I e III são incorretas.
Assinale a opção que caracteriza o contrato de empreitada por preço global.
Existência de taxa de administração
Contratação antes do término dos projetos.
Indefinição quanto ao escopo da obra.
Flexibilidade.
Projeto concluído e detalhado.
Assinale a alternativa que corresponde às instalações elétricas provisórias do canteiro de obras.
Não existe rede no local da obra: não realizar a obra.
Não existe rede no local da obra: verificar junto à concessionária local a extensão da rede.
Existe rede monofásica no local: situação suficiente para a execução e entrega da obra
Não existe rede trifásica no local: não realizar a obra
Não existe rede trifásica com capacidade suficiente no local: não realizar a obra.
Assinale o significado do projeto básico.
Conjunto de elementos de projeto elaborados de forma simultânea ao detalhamento do projeto executivo, para utilização no âmbito das atividades de produção em obra pública.
Conjunto de elementos do anteprojeto, contendo informações técnicas suficientes para aprovação do projeto pelas autoridades públicas, visando à comercialização ou construção.
É a formalização da etapa do projeto para contratação de obras públicas e está situado entre o anteprojeto e o projeto para execução.
É a formalização da etapa do projeto para aprovação junto ao cliente visando à contratação de obras públicas
Conjunto de elementos do projeto executivo, contendo informações técnicas suficientes para a execução da obra pública.
Têm(tem) a função de transmitir para o solo, através de sua base, a carga de um pilar ou de um conjunto de pilares.
Sapatas.
Viga baldrame.
Estaca franki.
Estaca escavada
Tubulão.
À qual fundação corresponde o seguinte processo executivo: locação através da marcação do eixo da peça, utilizando um piquete; escavação manual; alongamento da base; verificação das dimensões do poço; concretagem e espalhamento.
Tubulão a céu aberto
Sapata.
Tubulão com ar comprimido.
Estaca franki
Estaca pré-moldada
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...