Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle tecnológico do concreto engloba todas as etapas abaixo, EXCETO UMA. Assinale-a.
Verificação da qualidade dos materiais constituintes, exceto água.
Verificação da dosagem do concreto
Verificação da trabalhabilidade do concreto fresco
Verificação da resistência mecânica do concreto endurecido
Controle estatístico dos resultados e critérios para aceitação ou rejeição do lote.
Com relação ao concreto, é incorreto afirmar que
em peças de concreto aparente, o concreto a ser usado deve ter, apenas, uma marca e tipo de cimento, a fim de garantir a homogeneidade da textura e coloração da superfície.
a água utilizada para concreto deve ser isenta de sais, álcalis ou materiais orgânicos em suspensão, de acordo com a NBR 12654/92.
os agregados devem atender aos requisitos das Normas Técnicas pertinentes e aos procedimentos específicos de controle desses materiais
no recebimento do concreto dosado em central, é essencial que se realize o ensaio de abatimento de tronco de cone apenas no primeiro caminhão entregue no dia.
a coleta do concreto para o ensaio de resistência deve ser feita no terço médio da mistura, não sendo permitido tirar amostras no princípio nem ao final da descarga da betoneira.
No que diz respeito ao cimento portland, é falso afirmar que
é embalado em papel kraft de múltiplas folhas, pois esse material permite o enchimento dos sacos com cimento ainda bastante aquecido
deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, de modo a protegê-lo da chuva.
seja estocado sobre estrados de madeira, montado a, pelo menos, 30 cm chão
utilizar, de início, os sacos de cimento estocados há mais tempo, de modo que estes não ultrapassem um prazo máximo de estocagem de 6 meses
deve ser armazenado afastado das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos.
De acordo com as normas da ABNT, é incorreto afirmar que
o tempo de início de pega do cimento portland varia de acordo com o tipo e a classe do cimento.
os cimentos portland resistentes a sulfato são aqueles que resistem aos meios agressivos sulfatados, como os encontrados nas redes de esgotos de água servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
o Cimento Portland Comum é aquele sem quaisquer adições.
o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial tem a peculiaridade de atingir altas resistências já nos primeiros dias da sua aplicação.
no Cimento Portland Branco, a coloração é obtida a partir de matérias-primas com baixos teores de óxidos de ferro e manganês e por condições especiais de fabricação
Quanto à cura do concreto, os principais processos estão listados abaixo, exceto pela(o)
molhagem das formas.
aspersão.
recobrimento com areia mantida úmida.
impermeabilização superficial.
exposição à chuva e ao ar.
Os aditivos são constituintes do concreto e dividem-se, segundo a classificação abaixo, exceto pelo(s)
) retardadores
incorporadores de ar.
plastificante.
auto-adensante
aceleradores.
São exemplos de solos sedimentares todos os listados abaixo, EXCETO UM. Assinale-o.
Solos residuais.
Solos eólicos
Solos aluvionares
Solos fluviais
Solos coluvionares
Para que se possa efetuar um bom controle de compactação do solo em campo, temos que atentar para os seguintes aspectos, EXCETO.
Tipo de solo
Umidade do ar.
Número de passadas.
Tipo de equipamento.
Espessura da camada.
Assinale a alternativa incorreta.
Soquetes são compactadores de impacto utilizados em locais de difícil acesso para os rolos compressores.
Rolos Estáticos compreendem os rolos pé-de-carneiro, os rolos lisos de roda de aço e os rolos pneumáticos.
Os rolos pé-de-carneiro são constituídos por cilindros metálicos com protuberâncias (patas) solidarizadas, em forma tronco-cônica.
Rolo Liso é um cilindro maciço de aço, que pode ser envolvido por uma camada de concreto, a fim de que aumente a aderência superficial.
Os rolos pneumáticos são eficientes na compactação de capas asfálticas, bases e sub-bases de estradas
Em relação às formas de concreto armado, confeccionadas com chapas de madeira compensadas, é incorrreto afirmar.
Apresentam a vantagem de ter bom reaproveitamento
São de fácil desforma
Apresentam o maior número de juntas em relação às formas confeccionadas com tábuas de pinho.
Têm menor consumo de pregos em relação às formas confeccionadas com tábuas de pinho.
Quando plastificadas, evitam que a madeira sugue a água do concreto, necessária a sua reação e resistência final.
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