Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a figura abaixo.
Na desforma da viga de concreto armado da figura, indicar o procedimento adequado:
É de conhecimento geral que a agressividade ambiental é muito prejudicial ao concreto armado. Ela é classificada pela NBR 6118, segundo as condições de exposição da estrutura. Portanto, é correto afirmar que a agressividade ambiental é
A NBR 6118, estabelece valores nominais mínimos, para cobrimentos da armadura em concreto armado, em função da agressividade ambiental. Assinale a alternativa correta.
Os valores de ponderação das resistências do concreto e do aço, no estado limite último (ELU), em combinações normais, são respectivamente:
Os diâmetros mínimos DN (nominais), em mm, recomendados pela NBR 5626 de uma bacia sanitária com caixa de descarga e pia de cozinha são, respectivamente:
Na mudança de direção (curvas) de tubulação de pressão enterrada é recomendável usar
Considere as situações abaixo que exemplificam fatos de obra.
I. Durante a concretagem de uma laje, o vibrador de concreto apresentou defeito, ficando impedido de operar e exigindo intervenção do eletricista da obra.
II. Foi utilizada uma betoneira e, para devolvê-la à locadora, o engenheiro responsável pela obra exigiu que a máquina fosse lavada e engraxada.
III. Após ter atingido o número médio de utilizações, uma bomba de concreto foi encaminhada à empresa fornecedora, para que esta a desmontasse e avaliasse as condições do êmbolo.
IV. No planejamento de obra, optou-se por utilizar lâmpadas fluorescentes no novo canteiro de obras, em substituição às incandescentes.
As situações I, II, III e IV são, respectivamente, exemplos de intervenções
Uma edificação térrea, construída, há cinco anos, com alvenaria comum de blocos cerâmicos vazados, possui boa fundação, estrutura adequada de concreto armado, laje de cobertura impermeabilizada, telhado de madeira com telhas de barro, revestimento de argamassa industrializada por dentro e por fora, massa fina e pintura em base acrílica. As portas e janelas são fabricadas em aço, por empresas que seguem as normas NBR. A argamassa para assentamento dos blocos também é industrializada. As paredes possuem pé-direito de 3,00 m e estão apoiadas em estruturas de concreto. Mas, a edificação apresentou rachaduras nos cantos de todas as janelas, em ângulos variados.
É correto afirmar que as rachaduras
e as trincas sempre surgem em edificações construídas com alvenaria, pois existe incompatibilidade entre a dilatação dos materiais "cerâmica" e "concreto armado", exigindo para a correção do defeito a aplicação de veda junta.
surgiram por óbvio recalque diferenciado decorrente do reaterro da obra, exigindo para a correção do defeito realinhamento de fundação com injeção de nata de cimento no subsolo recalcado.
devem-se à falta de elementos estruturais locais, em cima e abaixo de cada vão das janelas, exigindo para a correção do defeito que peças estruturais mais resistentes sejam criadas.
ocorrem sempre que se levantam, primeiramente, as paredes, deixando vãos para posterior preenchimento com concreto armado, exigindo para a correção do defeito injeção de graute.
têm como motivo o assentamento de marcos das janelas com argamassa rica em cimento cuja retração é alta, exigindo para a correção do defeito substituição por outra adequada.
Durante a concretagem de uma estrutura serão utilizados 5 caminhões de 7 m3 de concreto usinado, com alto consumo de cimento (acima de 450 kg/m3). A obra está em uma área urbana, sujeita a ação de intempéries diretas, em local de clima quente e seco (acima de 28 °C e umidade relativa abaixo de 60%, com ventos constantes). O concreto utilizado para execução de uma laje de 12 cm de espessura, sem emendas ou juntas, com índice de slump-test solicitado situa-se na marca de (5 ± 2) cm.
Na chegada do último caminhão, um atraso ocorrido durante os trabalhos de lançamento do material gerou uma espera de 130 minutos, fazendo com que o concreto no interior do balão apresentasse sinais do processo de início de pega. Não foram utilizados aditivos na mistura de concreto e agregados.
Foram sugeridas três ações possíveis de solução:
I. Para evitar o retorno do concreto e, conseqüentemente, prejuízo à concreteira, adicionar uma pequena quantidade de sal (cerca de 1,0 kg) ao conteúdo do caminhão, evitando que o concreto seja desperdiçado.
II. Adicionar mais alguns litros d'água ao volume de concreto, cerca de 20 L/m3, fluidificando a massa com um novo ciclo de giros rápidos do balão do caminhão, agitando novamente o ligante com os agregados, permitindo mais alguns minutos de uso sem perda da qualidade.
III. Adicionar grande quantidade de açúcar, cerca de 1,0 kg/m3, ao concreto, evitando que o mesmo endureça dentro do balão do caminhão, e solicitar outro caminhão de concreto, mesmo com prejuízo ao caixa da obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere a foto e o detalhe abaixo.
A foto mostra uma obra ainda em fase de elevação de alvenaria e finalização da estrutura. No detalhe da foto, aparece a parte superior do edifício. Trata-se de um edifício de apartamentos construído em estrutura de concreto armado e alvenaria comum de blocos cerâmicos vazados não-estruturais. A inclinação do edifício é apenas aparente, pois a foto foi tirada em ângulo desfavorável. De acordo com a foto, em relação à segurança do trabalho, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...