Questões de Engenharia Civil do ano 2007

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Com relação aos revestimentos utilizados em estradas ou ruas, também chamados de capa de rolamento, é correto afirmar que

  • A.

    o fator econômico é o que mais pesa na fixação de sua espessura.

  • B.

    a espessura, dependendo do tráfego previsto, pode variar de 5 a 15 cm.

  • C.

    podem ser sempre rígidos.

  • D.

    é possível compensar a diminuição da espessura do revestimento, melhorando a base e a sub-base.

  • E.

    a largura das demais camadas de um pavimento rodoviário, abaixo do revestimento, deve aumentar de baixo para cima.

A velocidade máxima a ser sinalizada em uma curva de 200 m de raio é de aproximadamente, em Km/h,

Dados: super elevação = 5% coeficiente de atrito pavimento/pneu = f = 0,15 aceleração de gravidade = g = 10 m/s velocidade do projeto = 10% maior do que a sinalizada

  • A.

    56

  • B.

    60

  • C.

    65

  • D.

    72

  • E.

    80

Na sinalização horizontal de vias de tráfego, é utilizada a cor

  • A.

    verde para proibir o uso da área demarcada.

  • B.

    amarela para a separação de fluxos de sentido oposto.

  • C.

    branca para a separação de fluxos de sentido oposto.

  • D.

    amarela para símbolos e legendas.

  • E.

    vermelha para a delimitação de área de circulação.

Uma edificação é apoiada sobre sapatas em solo argiloso normalmente adensado. Com o carregamento proveniente do peso da estrutura iniciou-se um processo de recalque por adensamento da argila. Como as sapatas têm dimensões e tensões de trabalho uniformes, espera-se que

  • A.

    as sapatas periféricas apresentem recalques maiores que as centrais.

  • B.

    as sapatas centrais não sofram nenhum recalque.

  • C.

    os recalques sofridos pelas sapatas sejam uniformes.

  • D.

    não ocorram recalques.

  • E.

    as sapatas periféricas apresentem recalques menores que as centrais.

Por problemas de interferência, o tubulão de um pilar de 40 tf deve ter sua base em falsa elipse. A maior dimensão dessa base, em metros, é

Dados: tensão admissível do solo = 4,0 kgf/cm2 menor dimensão da base = 1,00 m π = 3

  • A.

    1,00

  • B.

    1,25

  • C.

    1,50

  • D.

    1,75

  • E.

    2,00

Considere o desenho abaixo.

Uma torre com 80 tf de carga vertical e 20 tfm de momento, em qualquer direção e sentido, foi projetada sobre 4 estacas tipo Strauss, conforme desenho acima. O diâmetro, em cm, e a carga, em tf, são, respectivamente:

  • A.

    20 e 15

  • B.

    25 e 20

  • C.

    32 e 30

  • D.

    38 e 40

  • E.

    45 e 55

Considere o desenho a seguir.

 A tensão de compressão de um corpo de prova de alvenaria de bloco estrutural é de 10 MPa referida a área bruta. Utilizando um coeficiente de segurança igual a 5, as cargas máximas, em tf, por metro linear de parede, compatível com a resistência do bloco vazio e do bloco cheio de grout são, respectivamente:

  • A.

    95 e 190

  • B.

    76 e 152

  • C.

    57 e 114

  • D.

    38 e 76

  • E.

    19 e 38

Considere o desenho abaixo.

Na viga bi-apoiada, as reações de apoio RA e RB são, respectivamente:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Estruturas hiperestáticas são aquelas em que o número de reações vinculares é maior que o número de equações disponíveis. Constitui exemplo de estruturas hiperestáticas:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O comprimento de ancoragem (ancoragem passiva) necessário para assegurar a transmissão da protensão ao concreto, no momento da liberação da extremidade do aço, deve ser determinado em função

  • A. da deformação lenta (fluência) e retração do concreto, e dos coeficientes de dilatação térmica do concreto e do aço.
  • B. da resistência característica e de escoamento convencional do aço, da deformação lenta e da retração do concreto.
  • C. da resistência a tração e a compressão, do módulo de deformação longitudinal e do coeficiente de poison do concreto.
  • D. do tipo de aço, tensão inicial na armadura, características do concreto no instante da protensão, posição e cobrimento da armadura.
  • E. da posição e cobrimento da armadura, da quantidade de fios e cordoalhas e do tipo do bloco de ancoragem usado.
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