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Com relação aos revestimentos utilizados em estradas ou ruas, também chamados de capa de rolamento, é correto afirmar que
o fator econômico é o que mais pesa na fixação de sua espessura.
a espessura, dependendo do tráfego previsto, pode variar de 5 a 15 cm.
podem ser sempre rígidos.
é possível compensar a diminuição da espessura do revestimento, melhorando a base e a sub-base.
a largura das demais camadas de um pavimento rodoviário, abaixo do revestimento, deve aumentar de baixo para cima.
A velocidade máxima a ser sinalizada em uma curva de 200 m de raio é de aproximadamente, em Km/h,
Dados: super elevação = 5% coeficiente de atrito pavimento/pneu = f = 0,15 aceleração de gravidade = g = 10 m/s velocidade do projeto = 10% maior do que a sinalizada
56
60
65
72
80
Na sinalização horizontal de vias de tráfego, é utilizada a cor
verde para proibir o uso da área demarcada.
amarela para a separação de fluxos de sentido oposto.
branca para a separação de fluxos de sentido oposto.
amarela para símbolos e legendas.
vermelha para a delimitação de área de circulação.
Uma edificação é apoiada sobre sapatas em solo argiloso normalmente adensado. Com o carregamento proveniente do peso da estrutura iniciou-se um processo de recalque por adensamento da argila. Como as sapatas têm dimensões e tensões de trabalho uniformes, espera-se que
as sapatas periféricas apresentem recalques maiores que as centrais.
as sapatas centrais não sofram nenhum recalque.
os recalques sofridos pelas sapatas sejam uniformes.
não ocorram recalques.
as sapatas periféricas apresentem recalques menores que as centrais.
Por problemas de interferência, o tubulão de um pilar de 40 tf deve ter sua base em falsa elipse. A maior dimensão dessa base, em metros, é
Dados: tensão admissível do solo = 4,0 kgf/cm2 menor dimensão da base = 1,00 m π = 3
1,00
1,25
1,50
1,75
2,00
Considere o desenho abaixo.
Uma torre com 80 tf de carga vertical e 20 tfm de momento, em qualquer direção e sentido, foi projetada sobre 4 estacas tipo Strauss, conforme desenho acima. O diâmetro, em cm, e a carga, em tf, são, respectivamente:
20 e 15
25 e 20
32 e 30
38 e 40
45 e 55
Considere o desenho a seguir.
A tensão de compressão de um corpo de prova de alvenaria de bloco estrutural é de 10 MPa referida a área bruta. Utilizando um coeficiente de segurança igual a 5, as cargas máximas, em tf, por metro linear de parede, compatível com a resistência do bloco vazio e do bloco cheio de grout são, respectivamente:
95 e 190
76 e 152
57 e 114
38 e 76
19 e 38
Considere o desenho abaixo.
Na viga bi-apoiada, as reações de apoio RA e RB são, respectivamente:
Estruturas hiperestáticas são aquelas em que o número de reações vinculares é maior que o número de equações disponíveis. Constitui exemplo de estruturas hiperestáticas:
O comprimento de ancoragem (ancoragem passiva) necessário para assegurar a transmissão da protensão ao concreto, no momento da liberação da extremidade do aço, deve ser determinado em função
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