Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a ensaios e parâmetros envolvidos na mecânica dos solos, assinale a opção correta.
Sondagem de reconhecimento é aquela que retira amostras indeformadas do solo.
O trado é o equipamento mais comumente utilizado para a retirada de amostras indeformadas do solo.
A compressibilidade de um solo pode ser obtida por meio de provas de carga diretas sobre o terreno, determinando-se os pares carga aplicada e recalque.
A determinação do índice de liquidez de um solo é realizada por meio de ensaio utilizando-se o aparelho de Casagrande.
A curva de compactação relaciona valores de coesão do solo com o grau de umidade ensaiado.
Durante a aplicação da tinta observou-se a ocorrência de diferença na tonalidade. Tal patologia pode ser sanada por meio de
aplicação de uma demão de tinta em todo o ambiente, sobre tintas já secas e curadas.
utilização de selante sobre a superfície, deixando-a muito porosa.
adição de tinta sem diluição na proporção de 1:2 no recipiente com a tinta já diluída.
aplicação da tinta em ambiente úmido, quando a temperatura está muito baixa.
mistura homogênea da tinta com batedor cilíndrico e sobre paredes com absorções diferentes.
Sobre a ação da maresia no concreto armado pode-se afirmar corretamente:
O ataque dos íons cloretos atinge rapidamente as armaduras do concreto armado, comprometendo a integridade estrutural. Maiores coberturas das armaduras, como preconiza a NBR 6118, e controle da relação água–cimento garantem concretos mais duráveis.
Graças ao baixo pH dos agregados, que favorece a formação de uma película de óxido estável que passiva o aço e impede a progressão da corrosão, o ataque da maresia inexiste, desde que sejam garantidos os cobrimentos mínimos de armadura preconizados na NR 18.
Um dos agentes mais agressivos às estruturas de concreto é a atmosfera marinha, onde cloretos de sódio e de magnésio estão em suspensão no ar. Para neutralizá-los, antes da concretagem, a armadura deve ser totalmente lavada com solução de ácido clorídrico e neutralizada com solução de cloro.
No litoral, os sais retirados do mar pelas ondas e transportados pelo ar podem percorrer grandes distâncias e se depositarem sobre o concreto na forma de gotículas de água. Para evitar a ação nociva desses sais, deve-se lavar a armadura, antes da concretagem, com solução de água e cal.
O maior problema da maresia são os íons cloretos que, por serem muito pequenos, têm elevada mobilidade no interior do concreto. Assim, deve-se usar, preferencialmente, uma relação água-aglomerante abaixo de 0,09 L/kg, para evitar a dispersão desses íons.
Uma patologia observada com freqüência em estruturas de concreto é o aparecimento de fissuras, cujo tratamento está diretamente ligado à perfeita identificação da causa dessas fissuras. Julgue os itens subseqüentes, que se referem ao tratamento das fissuras.
Em fissuras ativas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os seus bordos externos e, eventualmente, preenchendo-as com material rígido e resistente.
Uma patologia observada com freqüência em estruturas de concreto é o aparecimento de fissuras, cujo tratamento está diretamente ligado à perfeita identificação da causa dessas fissuras. Julgue os itens subseqüentes, que se referem ao tratamento das fissuras.
No caso de fissuras passivas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os bordos externos, e o fechamento da fissura por meio da injeção de material aderente e resistente.
Uma patologia observada com freqüência em estruturas de concreto é o aparecimento de fissuras, cujo tratamento está diretamente ligado à perfeita identificação da causa dessas fissuras. Julgue os itens subseqüentes, que se referem ao tratamento das fissuras.
No caso de fissuras ativas em que o desenvolvimento acontece segundo linhas isoladas e por deficiências localizadas da capacidade resistente, pode ser conveniente a disposição de armadura adicional.
Engenharia Civil - Patologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Marcar a opção correta. As placas de granito assentadas sobre um pilar de uma fachada se soltam. Então, pode-se afirmar que
as dimensões do pilar são incompatíveis com a espessura das placas de granito.
a deformação lenta das pedras é o dobro da deformação lenta do concreto.
a espessura da argamassa de assentamento deve ser inferior a 1 mm.
as pedras devem ser fixadas no pilar com pinos metálicos.
a retração lenta das pedras é muito inferior à soma deformação lenta da argamassa somada à deformação lenta do concreto.
Considere as imagens abaixo.
As figuras I e II apresentam uma laje de cobertura após a aplicação de uma demão de um determinado produto de impermeabilização. O produto, ao ser aplicado, libera seu solvente (álcool) e deposita-se na superfície formando uma película impermeabilizante de grande elasticidade. Na embalagem do produto, o fabricante informa que devem ser aplicadas 4 demãos cruzadas desse produto para que se atinja o efeito impermeabilizante correto.
A figura I mostra a aplicação do produto sobre uma fissura de 0,5 mm na argamassa de regularização. A figura II mostra a retirada da película em outro ponto da laje.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que
o álcool é um solvente inadequado para qualquer tipo de material impermeabilizante pois reage com os álcalis presentes no concreto e nas argamassas de regularização, criando uma barreira química que impede sua aderência.
o impermeabilizante, na figura II, foi aplicado na laje sem que a mesma tivesse passado por limpeza para retirada de material particulado e impurezas diversas, impedindo que o produto aderisse de maneira correta ao substrato.
o produto de impermeabilização é quimicamente reagente com o concreto e argamassas, pois arrancou resíduos superficiais desses elementos, como mostra a figura II, em função da dissolução dos álcalis presentes no cimento.
a fissura exibida na figura I indica boa elasticidade do produto, mas o arrancamento fácil da película, mostrada na figura II, sugere baixa aderência em superfícies de concreto.
houve um erro comum na aplicação do produto, que é a falta de aplicação de "primer", importante na ligação entre o substrato e o material de impermeabilização final.
No estacionamento de um condomínio de prédios comerciais, construído a céu aberto há menos de 3 meses, voltado para carga e descarga de materiais, em região de tráfego intenso de veículos de todo o tipo, foram observadas as patologias apresentadas na figura abaixo.
Sobre essas deformações, é correto afirmar:
I. A deformação permanente nas trilhas de roda, sob a ação do tráfego, desenvolve-se em pavimentos mal compactados, densificação, ou com baixa estabilidade, movimentação plástica, resultado de problemas de drenagem e construtivos.
II. Quando ocorre em extensão de até 15 m é denominada afundamento plástico local; quando a extensão for superior a 15 m e estiver localizada ao longo da trilha de roda é denominada afundamento plástico da trilha de roda.
III. O solevamento se forma no revestimento por diversas causas, inclusive por falta de aderência entre camadas superpostas, causando o desplacamento, podendo alcançar as camadas inferiores do pavimento e provocar a desagregação dessas camadas.
IV. Do comportamento da deformação por trilha de roda e do solevamento decorre a segregação do revestimento asfáltico e das camadas subjacentes do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de teia de aranha.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Entre os inúmeros problemas patológicos que afetam os edifícios, as trincas assumem posição de destaque. Acerca de fissuras, ou trincas, em edifícios, assinale a opção correta.
Em estrutura de concreto toda fissura inclinada a 45º com a horizontal é causada por recalque de apoio.
O descolamento de pisos cerâmicos pode estar associado à utilização de argamassa de assentamento excessivamente rígida.
A ausência de armadura negativa em uma laje produzirá fissuras perpendiculares aos apoios correspondentes.
O principal fator de proteção contra corrosão da armadura em estruturas de concreto armado é o fck adotado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...