Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A usina hidrelétrica de Itaipu, com uma potência instalada de 14.000 MW, é uma usina binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países. Seu reservatório, criado com o fechamento da barragem, serve para criar o desnível, mas não para ser operado com fins de regularização de vazão. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A construção de reservatórios sem a retirada prévia da cobertura vegetal em regiões tropicais pode resultar na emissão de enormes quantidades de gases do efeito estufa, além de causar a degradação de matas e florestas pelo fenômeno conhecido como espinha de peixe.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A usina hidrelétrica de Itaipu, com uma potência instalada de 14.000 MW, é uma usina binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países. Seu reservatório, criado com o fechamento da barragem, serve para criar o desnível, mas não para ser operado com fins de regularização de vazão. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Se a energia levada de Itaipu para os principais centros consumidores fosse transmitida na mesma voltagem da encontrada nas tomadas domésticas comuns, as perdas energéticas na transmissão seriam muito maiores, ou seria necessária a utilização de fios condutores com maiores diâmetros.
Na execução de um revestimento argamassado de uma alvenaria de fachada de uma residência unifamiliar, algumas etapas devem ser seguidas e respeitadas.
Sobre esse procedimento e considerando a figura, pode- se afirmar:
Na etapa de regularização I serão fundamentais a força aplicada à desempenadeira, objetivando a penetração da argamassa no substrato, além da verificação constante da planeza por meio de descidas de fios de prumo.
A quantidade de água a ser misturada na preparação da argamassa colante II deve ser aplicada de forma gradual para que a plasticidade seja alcançada e esta adequadamente espalhada.
Para que o revestimento III não se deteriore precocemente, faz-se necessário que as juntas sejam projetadas de modo a resistirem às solicitações decorrentes da presença de água, variações térmicas e ações de agentes químicos e biológicos.
Os elementos I, II e III referem-se, respectivamente, a chapisco, impermeabilização e embosso, sendo que a camada de chapisco deve ter, no máximo, 20 milímetros e deve ser aplicada em camadas intermediárias, com cura mínima de 7 dias.
As fases I e II devem ser executadas e mantidas o mais próximo possível do encontro da estrutura com a alvenaria sobre o piso do pavimento, ainda que abaixo das aberturas de janelas e ar condicionado.
Segundo os métodos de adensamento do concreto, considere:
I. Quanto maior a diferença entre a massa específica do agregado graúdo e da argamassa, tanto maior será a umidade do concreto e menor a probabilidade de ocorrência de segregação durante a vibração.
II. O adensamento por vibração aumenta a resistência do concreto, uma vez que este procedimento retira o ar do concreto fresco, de consistência mais rígida.
III. O processo de vibração produz uma distribuição uniforme de energia cinética e calorífica na massa do concreto, favorecendo as ligações da estrutura cristalina por conta do aumento do atrito entre as partículas, favorecendo suas uniões.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas,
I e II, apenas.
I, II e III.
Examine a figura abaixo.
Considerando um sistema de impermeabilização, os itens de números 1 a 8 referem-se, respectivamente, a
concreto, emboço, tela metálica, regularização, manta asfáltica, manta de poliuretano, alvenaria e contenção.
regularização, chapisco, armação, revestimento, manta impermeabilizante, estrutura metálica, proteção mecânica e aterro.
alvenaria, emboço, tela, manta betuminosa, regularização, primer, revestimento e concreto.
concreto, regularização, imprimação, elemento impermeabilizante, chapisco, tela, proteção mecânica e solo.
solo, chapisco, tela de nylon, tela metálica, manta selante, manta asfáltica, acabamento e concreto celular.
Em uma residência térrea, unifamiliar, examine os seguintes serviços: (I) reparo em bicheira na estrutura de concreto; (II) concretagem de um pilar da entrada da garagem; (III) concretagem de uma sapata corrida; (IV) lastro de concreto para a mesma sapata. Considerando o uso de cimento CP-II-E-32, britas I e II e areia média lavada, os traços adequados, técnica e economicamente, para cada um dos serviços são, respectivamente:
Em uma obra de edifício residencial, deve-se instalar o tipo correto de vidro de acordo com cada local e uso: (I) esquadrias da caixa hidrante da rede de combate a incêndios; (II) para-peito dos terraços de cada apartamento; (III) fechamento periférico do salão de festas do andar térreo; (IV) cobertura da piscina aquecida.
Para cada um desses locais, o vidro adequado para ser instalado é
Sobre os projetos arquitetônicos, considere as seguintes afirmações:
I. Para a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, devem ser instalados corrimãos em ambos os lados dos degraus isolados, das escadas fixas e das rampas. A largura dos corrimãos, sem arestas vivas, deve estar compreendida entre 3,5 cm e 4,0 cm.
II. Em projetos arquitetônicos que devem prever passagem de pessoas em cadeiras de rodas deslocando-se em linha reta, a largura mínima da área de circulação é 0,8 m.
III. A condição de acessibilidade em edificações, mobiliário e equipamentos urbanos, para as pessoas que utilizam cadeiras de rodas, é o Módulo de Referência, cuja projeção no piso corresponde às dimensões 0,80 m por 1,20 m.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Instruções: Para responder às questões de números 45 e 46, considere a planta da residência representada na figura a seguir:
Para o projeto das instalações elétricas da residência representada na planta necessitam-se das cargas mínimas de iluminação de cada cômodo. A carga mínima de iluminação da sala de estar é, em VA,
110
220
340
440
500
Instruções: Para responder às questões de números 45 e 46, considere a planta da residência representada na figura a seguir:
A carga mínima de tomadas de uso geral para a cozinha é
5 tomadas de 100 VA, apenas.
6 tomadas de 100 VA, apenas.
3 tomadas de 600 VA, apenas.
2 tomadas de 600 VA mais 3 tomadas de 100 VA.
3 tomadas de 600 VA mais 3 tomadas de 100 VA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...