Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras civis.
As sapatas de concreto armado localizadas em divisas e associadas a vigas de equilíbrio só necessitam de armadura na direção vertical.
Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras civis.
O radier é um tipo de bloco de aço que liga os pilares da construção a estacas individuais, que podem ser de concreto ou de aço.
Julgue os seguintes itens, relacionados a fundações de obras civis.
O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão.
Ao contrário das fundações de superfície, em que a carga é transmitida ao terreno predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação, nas fundações profundas, o elemento de fundação, assentado em profundidade, transmite a carga ao terreno ou pela base ou por sua superfície lateral ou, ainda, por uma combinação dessas duas. Em relação à fundação em profundidade, assinale a opção correta.
As estacas de madeira, quando forem utilizadas como estaca flutuante, devem ser cravadas com o diâmetro maior para baixo.
É aconselhada, em terrenos com ocorrência de lençol d`água, a utilização de estacas do tipo Strauss, em vez das estacas do tipo Franki.
As estacas de aço, se aplicadas, podem ser constituídas por perfis laminados retilíneos ou com raio de curvatura superior a 400 m.
A utilização de tubulões somente é economicamente recomendada para cargas inferiores a 100 toneladas.
O alicerce é um tipo de fundação amplamente utilizada na construção civil e constitui o componente que permite a transferência da carga atuante nas estruturas do prédio para o terreno. Pela importância da sua função, determinadas exigências devem ser observadas durante a sua construção. A respeito da construção do alicerce, assinale a opção correta.
São elementos estruturais de pouca rigidez, de modo que sua construção deve ser feita sobre terrenos resistentes (rochosos), ou, em caso contrário, devem ser providos de armadura.
Para a construção de alicerce deve-se, inicialmente, abrir uma vala, promover a compactação do solo apiloando o fundo e logo proceder à impermeabilização dessa vala.
Se o terreno estiver em declive, a declividade do fundo da vala deve ser aproximadamente a mesma da superfície do terreno, evitando movimentação desnecessária do terreno.
O alicerce sempre deve ser construído de modo tal que sua largura seja a mesma em todo seu comprimento, garantindo, assim, a distribuição uniforme das cargas.
Após a construção do alicerce propriamente dito, deve ser construída uma cinta de amarração, que pode ser em concreto armado.
No dimensionamento de uma sapata para um pilar de 30 cm × 30 cm, com carga de 1.920 kN e tensão admissível do solo igual a 0,12 MPa, é correto afirmar que para o pilar de seção quadrada a sapata economicamente mais indicada é
quadrada de lado igual a 200 cm.
quadrada de lado igual a 4 m.
retangular com balanços iguais e lados de dimensões 300 cm e 280 cm.
retangular com balanços iguais e lados de dimensões 1,5 m e 2,8 m.
retangular com balanços iguais e lados de dimensões 500 cm e 250 cm.
Uma estaca pode sofrer esforços adicionais quando atravessa uma camada de solo compressível como, por exemplo, empuxos horizontais, atrito negativo e até esforços de flexão. Dentre as causas que propiciam os esforços adicionais denominados de atrito negativo, pode-se citar
o dimensionamento de fundações profundas em solos argilosos de baixa atividade coloidal e com tensões admissíveis acima da média.
a cravação de estacas pré-moldadas de divisa em solos compactos ou rijos.
a execução de estacas escavadas em camadas indeformáveis e não saturadas.
a implantação de estacas raiz em solos parcialmente saturados e necessariamente pré-adensados, portanto, em solos não sujeitos a recalques.
o amolgamento da camada compressível provocado pela cravação de estacas, o adensamento da camada compressível devido a uma sobrecarga no terreno e os solos em processo de adensamento por efeito do peso próprio.
Sobre a execução de tubulões é correto afirmar:
Os blocos de capeamento, também denominados blocos de fundação, são elementos não-armados construídos sobre tubulões ou estacas, com a finalidade de transmitir o carregamento dos pilares a estes elementos de fundações.
No caso da existência apenas de cargas verticais, os tubulões a céu aberto deverão ser armados com a finalidade de transmitir o carregamento dos pilares a estes elementos de fundações.
No caso dos tubulões a ar comprimido, a carga do pilar é transmitida ao solo tanto pela base como pelo fuste por meio da força de atrito que se desenvolve entre o fuste e o solo.
Os tubulões a ar comprimido, tanto os com camisa de aço como os de concreto, são geralmente usados para cargas elevadas, isto é, acima de 10.000 kN, e os tubulões a céu aberto limitam-se a faixas de baixo carregamento.
Os tubulões a céu aberto não deverão ser armados, no caso da existência exclusivamente de cargas verticais, fazendo-se uso apenas de uma ferragem de topo que possibilita a ligação com o bloco de coroamento ou de capeamento.
No estudo da eficiência de grupo de estacas, para fundações profundas, com peças pré-moldadas, quando o espaçamento entre elas não é inferior a três vezes o seu diâmetro, ou lado (no caso de seção quadrada), qual a capacidade de carga do grupo?
É igual de capacidade de carga de uma estaca vezes o diâmetro da estaca.
É igual à soma das capacidades de carga de cada estaca.
É igual ao dobro das capacidades de carga de cada estaca.
É igual à capacidade de carga de cada estaca mais a somatória da capacidade de cada uma.
As características de segurança estrutural de uma edificação começam por uma fundação adequadamente dimensionada e executada. De posse dos resultados da sondagem e do levantamento topográfico, o engenheiro poderá encontrar a alternativa mais adequada e eficiente. Acerca dessa etapa da construção, julgue os itens que se seguem.
As fundações podem ser classificadas em diretas ou rasas, quando apoiadas diretamente no solo; como indiretas ou profundas, quando incluem estacas e exigem a perfuração do solo; ou em intermediárias, quando o solo firme encontra-se a até 3 m de profundidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...