Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos mecanismos de deterioração da vida útil das estruturas de concreto é a lixiviação, a qual é definida pela NBR 6118:2003 − Projeto de estruturas de concreto como
a ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento.
despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera.
reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.
a expansão por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos.
a expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado.
O pó branco acumulado sobre a superfície, juntamente com sais solúveis presentes no elemento alvenaria, representam a patologia denominada
encrustação.
bolor.
eflorescência.
vesículas.
fissura.
Os parâmetros de projeto para desinfecção de água com hipoclorito de sódio estão relacionados com a dose de cloro ativo a ser aplicado, o qual depende do estado de contaminação da água, do tempo de contato e
do COT.
da DQO.
da DBO.
da turbidez.
do pH.
Considere as seguintes causas químicas da deterioração do concreto:
I. desgaste superficial, ou perda de massa devida à abrasão, à erosão e à cavitação.
II. fissuração devida a gradientes normais de temperatura e umidade, a pressões de cristalização de sais nos poros, a carregamento estrutural e à exposição a extremos de temperaturas, tais como congelamento ou fogo.
III. hidrólise dos componentes da pasta de cimento por água pura.
IV. trocas iônicas entre fluidos agressivos e a pasta de cimento.
V. reações causadoras de produtos expansíveis, tais como expansão por sulfatos, reação álcaliagregado e corrosão da armadura no concreto.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I, III e IV.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Ao se definir margem de lucro como a diferença entre preço do produto e custo para a sua produção, pode-se afirmar que
a produtividade, que equivale à razão entre a quantidade de horas em atividade extraordinária e a quantidade de serviço previsto, tem influência diretamente proporcional ao custo unitário do produto ou serviço.
as empresas atuam em regime de livre concorrência, atribuem os valores de custos tabelados e dependente dos processos produtivos comuns, que ficam desatrelados dos preços de insumos acordados para a execução da manufatura.
o preço a ser auferido passou a ser função do lucro praticado pelo mercado que serve de parâmetro e de termômetro para o estabelecimento e monitoramento dos custos envolvidos, no qual a empresa deixou de ter o controle.
para garantir a margem de lucro pre-estabelecida é necessário um contínuo acompanhamento e controle nos custos incorridos e das etapas dos processos envolvidos na elaboração de produtos e serviços, já que o preço está fora da gestão da empresa.
o processo orçamentário passou a ser administrado com total controle e domínio pela empresa, o que tem possibilitado que os desvios orçamentários decorrentes do momento da elaboração da proposta e aqueles apurados quando da realização do serviço ou obra, sejam os maiores possíveis.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre saúde e segurança no trabalho na indústria da construção civil, leia:
I. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração.
II. Devem existir chuveiros, na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração.
III. Os lavatórios devem ficar a uma altura de 90 centímetros do chão, com espaçamento mínimo entre torneiras de 0,60 m e providos de material de revestimento interno liso, lavável e impermeável.
Está correto o que se afirma em
II e III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre áreas de vivência na indústria da construção civil é correto o que se afirma em
São áreas de vivência vestiários, áreas de lazer e corredores de acesso.
Canteiros de obra com mais de 50 funcionários devem contar com ambulatório.
Mesmo recebendo refeições prontas, obras com mais de 50 operáros devem contar com cozinha.
Canteiros de obra com mais de 25 funcionários devem contar com alojamento.
A partir de 10 funcionários, a obra deve possuir alojamentos para pernoite.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as seguintes afirmações sobre orçamentos e acompanhamento de obras:
I. A curva ABC representa os diversos insumos ou etapas em ordem crescente de preço. Essa técnica baseia-se no princípio, segundo o qual um grande número de serviços ou insumos é responsável por uma parcela mais significativa do custo total da obra.
II. O acompanhamento do cronograma físico permite aferir o cumprimento dos prazos e identificar e prevenir possíveis atrasos.
III. O acompanhamento do cronograma financeiro permite informar os recursos necessários ao andamento da obra.
IV. Preço é a importância necessária para que se obtenha um bem ou serviço.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere a rede PERT/CPM representada na seguinte figura:
Na rede PERT/CPM da figura, os círculos representam os eventos e as letras representam as atividades, cuja duração, em semanas, é indicada ao seu lado. O tempo previsto, em semanas, pelo caminho crítico dessa rede é
13
12
11
9
8
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação às técnicas mais adequadas para a disposição e o tratamento do lixo, considere as seguintes afirmações:
I. No aterro sanitário, o lixo lançado sobre o terreno é recoberto com o solo local formando câmaras, onde o material encontra-se compactado. São nessas câmaras que, ao término da biodegradação aeróbia, processa-se a biodegradação anaeróbia, com liberação de gás e de uma substância líquida escura denominada chorume.
II. Um aprimoramento do aterro sanitário é o aterro sanitário energético, no qual o chorume drenado é reaplicado nas câmaras do aterro, visando diminuir o grau de biodegradação da matéria orgânica e a produção de gás. Pois, o gás gerado não pode ser usado como combustível.
III. A compostagem do lixo, em larga escala, é uma adaptação do processo utilizado na produção de compostos de restos agrícolas para condicionamento do solo. As vantagens da compostagem são a menor exigência de área necessária para sua implantação e a reciclagem que propicia, desde que ocorra demanda para o composto produzido.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...