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A Lei nº 8.666 de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, estabelece que o contratante
é a pessoa física signatária de contrato com a Administração Pública.
é a pessoa jurídica signatária de contrato com a Administração Pública.
tem a função de receber todos os documentos e procedimentos relativos às licitações.
tem a função de examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos às licitações.
é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual.
A Lei nº 8.666 de 1993, determina a obrigatoriedade do instrumento de contrato para os casos de concorrência e de tomada de preços. Este instrumento de contrato pode ser facultativo no caso
de emergência ou calamidade pública.
de não existirem interessados na licitação anterior.
da União tiver que intervir para garantir o domínio econômico para regular preços.
de substituição por outro instrumento hábil.
de obra remanescente.
Sobre o uso de EPI´s na construção civil, considere:
I. As normas regulamentadoras NR-06 e NR-09 tratam do uso correto de EPI´s na indústria da cons- trução civil.
II. É após o estudo do PCMAT que se identifica a necessidade do uso, ou não, de determinados EPI´s ou EPC´s nos canteiros de obra.
III. Se, após uma vistoria do MTE, for constatada a falta de algum EPI, uma multa será aplicada, proporcionalmente ao número de funcionários.
IV. A penalização a que está sujeita a empresa pela ausência de EPI´s é proporcional ao grau de risco a que o trabalhador está exposto.
É correto o que consta em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego devem ser observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos do Poder Legislativo e do Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A NR 6 Equipamento de Proteção Individual (EPI), aprovada pela Portaria n.º 3.214/1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que as empresas devem fornecer aos empregados gratuitamente EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que
o empregado pedir.
houver riscos de acidentes em obras da mesma empresa, ainda que os empregados contemplados não tenham acesso às referidas obras.
o EPI estiver sujo.
as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho.
o empregado for demitido da empresa.
As normas técnicas definem argamassa colante industrializada como um produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos. Esse produto, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento (NBR 14.081 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica Especificação ABNT). As argamassas colantes industrializadas precisam obedecer a uma série de requisitos para serem classificadas em diversos tipos, de acordo com o tempo em aberto, a resistência de aderência aos 28 dias e ao deslizamento. O tempo em aberto é o intervalo
em que o saco da argamassa pode ficar aberto sem haver cristalização do cimento componente da argamassa.
após o espalhamento da argamassa sobre um substrato padrão, em que o assentamento da placa cerâmica em condições padronizadas resulta em uma resistência de aderência média igual ou superior a 0,5 MPa, após 28 dias do preparo da argamassa.
entre o fim do preparo da argamassa e sua aplicação no substrato de assentamento das placas cerâmicas.
necessário, medido em segundos, para a realização da mistura da argamassa com água, assegurando-se as características de viscosidade, plasticidade e aderência esperadas da argamassa.
mínimo para realização da cura completa da argamassa.
A expressão C20 utilizada para a classe do concreto significa que se trata de um concreto com massa específica seca
inferior a 2.000 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é igual a 20 MPa.
compreendida entre 2.000 e 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à tração é igual a 20 MPa.
superior a 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é de, no máximo, 20 MPa.
inferior a 2.000 kg/m³, cuja resistência característica à compressão não pode ser inferior a 20 vezes o valor mínimo especificado em norma.
compreendida entre 2.000 e 2.800 kg/m³, cuja resistência característica à compressão é de 20 MPa.
Para facilitar e padronizar a elaboração das normas técnicas de combate a incêndio, o fogo pode ser classificado de acordo com o material com que é produzido e a forma e extensão de combustão da seguinte forma:
I Classe A: materiais de fácil combustão, que queimam em sua superfície e profundidade, deixando resíduos. Exemplos: tecidos, madeira, papel, fibra.
II Classe B: materiais que queimam apenas em sua superfície, sem deixar resíduos. Exemplos: gasolina, tintas, vernizes.
III Classe C: encaixa-se nesse grupo o fogo produzido em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios elétricos.
IV Classe D: elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A água não pode ser utilizada no combate a fogos da Classe A.
A água pode ser utilizada no combate a fogos da Classe B, independentemente da forma como é aplicada.
A água pode ser utilizada no combate a fogos da Classe C apenas quando pulverizada.
Recomenda-se o uso de água pulverizada nos fogos da Classe D.
O extintor tipo espuma não deve ser usado nos fogos de Classe A e B.
Dispensa-se a licitação para obras e serviços de engenharia quando seu valor não ultrapassar 10% do limite previsto para a realização da modalidade convite de obras e serviços de engenharia, desde que
não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas concomitantemente.
sejam divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis.
o autor do projeto não participe, direta ou indiretamente, da execução da obra.
o projeto executivo já tenha sido elaborado.
o edital não tenha sido impugnado nenhuma vez.
Em uma licitação para a construção de um prédio que abrigaria as instalações de um órgão público, compareceram três empresas, que foram habilitadas para a fase de abertura das propostas. Ao serem abertas as propostas, constatou-se que:
I a empresa A não atendeu às exigências do ato convocatório;
II a empresa B apresentou valor global superior ao limite estabelecido; e
III a empresa C apresentou valor global manifestamente inexequível.
Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
A licitação deve ser anulada.
A empresa B deve ser multada pela tentativa de superfaturamento.
A empresa C deve ser banida de novos procedimentos licitatórios realizados por aquele órgão, pois demonstra não possuir capacitação para montagem de orçamentos.
A comissão de licitação poderá fixar às licitantes prazo para apresentação de novas propostas, escoimadas dos vícios encontrados nas propostas iniciais.
O objeto da licitação poderá ser adjudicado à empresa A, independentemente do atendimento às exigências do ato convocatório, caso tenha apresentado em sua proposta valor global próximo ao estabelecido pela Administração.
As obras e os serviços de engenharia contratados pela administração pública não podem ser realizados por
execução direta.
execução indireta, no regime de empreitada por preço global.
execução indireta, no regime de empreitada por preço unitário.
administração contratada.
tarefa.
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