Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nos estudos das propriedades dos solos, o emprego de algumas relações entre características dos constituintes do solo é decisivo. A respeito dessas relações e das características por elas representadas, julgue os itens subsequentes.
A porosidade de um solo é a razão entre o volume de vazios e o volume total de uma amostra de solo.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Uma estaca escavada, com 10 m de comprimento, executada em uma camada de argila saturada, será carregada axialmente e rapidamente, caracterizando um carregamento não drenado da argila. O diâmetro da estaca é igual a 0,5 m, a tensão vertical máxima a que o solo sob a ponta da estaca resiste é igual a 200 kPa, e a resistência não drenada da camada de argila é constante ao longo da sua profundidade e igual a 50 kPa. Nesse caso, o valor da capacidade de carga da estaca, em kN, é
inferior a 50.
superior a 50 e inferior a 250
superior a 250 e inferior a 400.
superior a 400 e inferior a 600.
superior a 600.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da mecânica dos solos, assinale a opção correta.
O índice de plasticidade (IP) é obtido pela diferença numérica entre o limite de contração (LC) e o limite de plasticidade (LP).
Quanto mais compacta for uma areia, menor será seu índice de vazios e seu peso específico seco.
Uma areia com grau de compacidade (GC) igual a 0,2 é considerada uma areia compacta.
Uma areia limpa é considerada como um solo não plástico, ou sem plasticidade.
Para se determinar o IP de um solo, dois dispositivos podem ser utilizados, a concha de Casagrande e o penetrômetro de cone.
Sobre as estruturas utilizadas em obras de contenção, é correto afirmar:
Taludes Reforçados são estruturas que possuem parâmetros frontais iguais ou inferiores a 70° e cujas características são atendidas pelo uso de reforços em malha metálica hexagonal de dupla torção e o parâmetro frontal possui um geossintético de forma tridimensional a fim de facilitar o desenvolvimento da vegetação.
Muros Reforçados são estruturas com inclinação retro- frontal muito próxima da horizontal, em que o uso de vegetação é dispensado e cujas características são atendidas pela solução que apresenta reforços em malha impermeável de dupla camada, para resistir aos esforços de flexão provocados pelos esforços provenientes dos caixotes de compactação.
O Muro Gaiola é uma ótima solução para contenção de taludes e encostas, pois apresenta a vantagem de possibilitar distribuição de cargas e pressões diferenciadas sobre o terreno, além de se conseguir uma drenagem eficiente conseguida por meio de drenos tipo geofísico monolítico.
Cortinas Atirantadas são elementos estruturais para contenção, geralmente de margens com inclinação entre 30 e 60°, que funcionam como vedação devido à sua resistência, configuração física e durabilidade, reproduzindo excelente estabilidade ao escorregamento, principalmente no contato entre o revestimento e o solo.
Gabiões são elementos pré-moldados em fôrmas metálicas hexagonais, estruturados internamente por malhas sintético-metálicas, de formato geométrico ortogonal, de tripla torção, que são apoiados sobre lastro de pedras geodésicas de alto poder de filtragem, responsáveis pelo controle das pressões hidráulicas e da erosão.
O Processo de sondagem a percussão, que também é chamado de simples reconhecimento, é muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação, que segundo a norma prevê
uma perfuração para cada 300 m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.400 m2 de área.
no mínimo uma perfuração para cada 400 m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.500 m2 de área.
entre 1.500 m2 e 2.500 m2 fazer uma perfuração para cada 500 m2 que excederem aos 1.500 m2 iniciais.
acima de 2.500 m2, número de sondagens de uma a cada 500 m2 de área até 2.500 m2 e uma para cada 300 m2 adicionais.
em quaisquer circunstância, número mínimo de sondagens de 2 para a área da projeção em planta do edifício até 200 m2, e três para área entre 200 m2 e 400 m2.
São finalidades da sondagem de simples reconhecimento com equipamento SPT, segundo normalização vigente:
os índices de resistência à penetração (N) a cada metro; os ângulos de estabilidade geológicos dos maciços.
determinar os tipos de solo em suas respectivas cotas de ocorrência; posicionamento do nível de água.
determinar a camada considerada impenetrável ao trado; determinar a composição do lençol freático.
determinar os tipos de solo em suas respectivas cotas de ocorrência; determinar a composição do lençol freático.
determinar os tipos de solo em suas respectivas cotas de ocorrência; os ângulos de estabilidade geológicos dos maciços.
Considere as descrições abaixo.
I. Máquina capaz de escavar, carregar, descarregar e transportar materiais de consistência média a distâncias médias.
II. São máquinas capazes de escavar, carregar e descarregar materiais de diversas consistências, que será transportado por outro equipamento.
III. São máquinas especialmente indicadas no acabamento da terraplenagem, conformando o terreno aos greides finais de projeto.
As descrições referem-se, respectivamente, as máquinas de terraplenagem:
Trator de lâmina; Pá-carregadeira; Motoscraper.
Scraper; trator de esteiras; trator de lâmina.
Motoscraper; Pá-carregadeira; motoniveladoras.
Pá-carregadeira; escavadeira; retro-escavadeira.
Pá-carregadeira; retro-escavadeira; motoniveladora.
Em uma escavação, foram retirados de uma vala de formato retangular de 2 m de profundidade, 200 m3 de solo natural. Esse solo foi mantido abrigado para posterior restauração do local escavado. No momento da recomposição, sobraram 20 m3 de solo que não puderam ser recompostos à vala em razão
do índice de Moss do solo que pode ser calculado como sendo 0,10 do volume total de solo natural.
do índice de empolamento que, no caso do solo desagregado, pode ser calculado como sendo igual a 1,11 vezes maior que o solo natural.
dos altos índices de argila orgânica que possuem elasticidade dinâmica suficiente para explicar a sobra de volume durante o reaterro.
dos solos que possuem os índices de Atemberg e Mohr coincidentes, onde ocorrem dilatação exagerada entre a escavação e o reaterro.
dos solos coesivos do período mesozóico, que sofreram desgaste aluvial intenso, alívio repentino de cargas e apresentam altos índices de aumento volumétrico.
A programação de sondagens deve satisfazer a exigências mínimas que garantam o reconhecimento das condições do subsolo. Tais exigências referem-se a recomendações quanto ao número, localização e profundidade de sondagens de simples reconhecimento. Considere as afirmações abaixo.
I. As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200 m2 de área da projeção do edifício em planta, até 1.200 m2 de área. Entre 1.200 m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem 1.200 m2.
II. Acima de 2.400 m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com a construção, satisfazendo ao número mínimo de uma sondagem para área de projeção em planta do edifício até 200 m2 e duas para área entre 200 m2 e 400 m2.
III. Em casos de estudos de viabilidade ou de escolha do local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m, com um mínimo de três sondagens.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Nas obras de terraplenagem que contemplam a execução de aterros, as camadas devem ser compactadas com o solo em seu teor de umidade ótima do correspondente ensaio de compactação. O grau de compactação a ser atingido é de, no mínimo,
75%.
80%.
85%.
90%.
95%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...