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Dentre os princípios básicos que norteiam os procedimentos licitatórios, aquele que obriga a Administração Pública e interessados a observarem as normas e condições estabelecidas na documentação pertinente corresponde
ao julgamento objetivo do edital.
à moralidade nos termos do edital.
à legalidade no objetivo do edital.
à igualdade ao instrumento convocatório.
à vinculação ao instrumento convocatório.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:
F; V; V; F; F.
F; V; F; V; F.
V; V; F; F; F.
F; V; V; F; V.
V; F; V; F; V.
Em relação às normas de inspeção predial, considere: I
II
. Nos custos de manutenção estão incluídos os serviços realizados para alterar o uso da edificação.III
. Análise é uma etapa dentro do processo da manutenção que tem por objetivo verificar todos os itens pertinentes àsaúde de uma edificação.
IV
. O intervalo de tempo ao longo do qual a edificação atende aos requisitos funcionais para os quais foram projetadosdenomina-se vida útil.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso), os itens
I, II, III e IV são, respectivamente:F; V; V; V.
V; F; V; F.
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; F; V; F.
É correto afirmar que a Lei no 8.666 de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, alterada pelas Leis no 8.883 de 1994 e no 9.648 de 1998, estabelece que
o contratante é a pessoa jurídica signatária de contrato com a Administração Pública.
o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação.
o valor limite para obras e serviços de engenharia da modalidade de licitação denominada tomada de preços é até R$ 150.000,00.
os avisos contendo os resumos dos editais da modalidade de licitação denominada concursos, deverão ser publicados com antecedência de, no mínimo, 60 dias.
qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 3 dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.
Quanto à legislação relativa a tributos aplicáveis à obra, projetos e serviços de engenharia, é correto afirmar:
O IPTU e o IPVA fazem parte das despesas diretas de qualquer obra.
O INSS e o FGTS são cobrados explicitamente na planilha orçamentária da obra.
O IRPJ, o INSS e a CSLL são impostos que não dependem do lucro da empresa construtora.
O IPI e o ICMS estão entre os impostos incluídos nas notas fiscais de fornecedores de materiais.
O ISS é um imposto municipal e por isso não deve ser considerado no orçamento de grandes obras de engenharia.
A legislação sobre Segurança e Higiene do Trabalho estabelece procedimentos que devem ser cumpridos pelos trabalhadores no desempenho de suas atividades. Aquele que, dentre outros procedimentos, NÃO está enquadrado como obrigação do trabalhador, refere-se
à utilização de máquinas corretamente.
ao zelo pela própria segurança e saúde.
ao cumprimento das prescrições de segurança.
à eliminação dos efeitos nocivos do trabalho monótono.
à cooperação para a melhoria do sistema de segurança.
De acordo com a legislação pertinente, uma hipótese, dentre outras, que torna inexigível a licitação é aquela que diz respeito à
contratação de obras para ampliação da infraestrutura aeroportuária de aeródromos federais.
contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais de notória especialização.
aquisição de obras-de-arte, de autenticidade comprovada, desde que compatíveis às finalidades do órgão público.
compra de imóvel destinado ao serviço público, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
licitação anterior, quando não acudirem interessados, e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas as condições preestabelecidas.
É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto. O texto acima refere-se a um processo licitatório, cuja modalidade é a de
leilão.
convite.
concurso.
concorrência.
tomada de preço.
As obras e serviços para a Administração Pública, quando contratadas com terceiros, ressalvadas as hipóteses previstas em lei, serão necessariamente precedidas de um processo denominado
auditoria.
licitação.
empenho.
liquidação.
concurso público.
De acordo com a legislação pertinente, um Projeto Básico deve conter um conjunto de elementos necessários e suficientes para caracterizar a obra ou serviço. O referido documento NÃO deve, necessariamente, conter
os prazos de execução.
os métodos de execução.
o custo da obra ou serviço.
os tipos de serviços a serem executados.
a análise do impacto ambiental do empreendimento.
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