Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após caracterização, verificou-se que o solo disponível para utilização, próximo à área de implantação do pavimento projetado, possui CBR = 42% e expansão igual a 0,92%. Considerando que este solo será utilizado in natura, ele NÃO poderá compor:
reforço do subleito.
sub-base.
subleito.
base.
camada final de terraplenagem.
O tratamento superficial que deve ser utilizado para evitar erosão e perda de material em uma superfície inclinada e plana, obtida por corte do terreno, aterro ou escavação, corresponde
à instalação de cabos de aço.
à instalação de fitas de nylon.
ao recobrimento com telas (geossintéticos).
à instalação de elementos aramados sem ancoragem.
à implantação de sistemas de drenagem aplicada com tubos plásticos.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A inclinação segundo a qual o solo se conserva em equilíbrio estável por si só é conhecida como:
maciço;
aterro;
empolamento;
declive;
talude natural.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Em escavações, quando houver risco de desmoronamento, deslizamento, acidentes com explosivos e projeção de materiais, é necessária a adoção de medidas correspondentes, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. As escavações devem dispor de escadas de acesso em locais estratégicos que permitam a saída rápida e segura dos trabalhadores em caso de emergência, quando a profundidade for maior que:
1,75 m;
1,50 m;
2,00 m;
1,25 m;
2,25 m.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do movimento da água no solo, que ocasiona a geração de escoamento superficial, de variação de umidade no solo e de aumento na recarga de aquíferos, julgue os itens subsequentes.
O potencial de sucção do solo é inversamente proporcional à infiltração de água através do solo.
Quanto à preparação de amostras de solos, analise os processos a seguir.
I - Com secagem prévia até a umidade higroscópica.
II - A 5% abaixo da umidade ótima presumível.
III - A 10% abaixo da umidade ótima presumível.
IV - A 3% acima da umidade ótima presumível.
De acordo com a NBR 6457/86 (Amostras de solo Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização), para ensaios de compactação, podem ser usados APENAS os processos
I e III.
II e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Uma determinada massa de solo possui seus grãos compostos de areia com diâmetros compreendidos entre 0,2 mm e 0,58 mm. Trata-se de uma areia
fina.
fina e média.
média.
média e grossa.
grossa.
Considerando-se apenas os volumes geométricos de corte e de aterro, ou seja, desconsiderando-se os aumentos ou reduções de volume do solo em função de extração ou de compactação, para que o terreno fique na cota 4,0 m, com a utilização do material do corte para o aterro, tem-se, ao final, um
bota-fora de 5,5 m3.
bota-fora de 55 m3.
bota-fora de 110 m3.
empréstimo de 55 m3.
empréstimo de 110 m3.
Avalie as manifestações patológicas em construções.
I. Eflorescências são depósitos salinos carregados pela migração do oxigênio intermolecular, presente nos elementos da construção.
II. Bolor é o desenvolvimento de microorganismos (fungos) capazes de deteriorar pinturas e revestimentos.
III. A fissuração do revestimento pode ser causada pela sua incapacidade de resistir a tensões devidas às deformações intrínsecas e às deformações da base.
IV. A perda de aderência do revestimento se dá por falhas na interface das camadas ou na interface com a base ou substrato.
Está correto o que se afirma em
II, III e IV, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II, III e IV.
Durante a fase de pintura de um imóvel, na etapa de acabamento, foi constatada a presença de bolhas na película de tinta que cobria as paredes internas do referido imóvel. As causas mais prováveis para a ocorrência desse tipo de patologia são:
o fundo preparador de parede foi diluído e aplicado juntamente com a tinta de acabamento; um fundo para madeira foi aplicado após a limpeza da resina, com estopa e Thinner; a parede foi lavada após ter sido pintada com tinta PVA de acabamento acetinado.
o reboco fraco ou calcinado; a pintura foi executada em dias chuvosos; a superfície foi lavada após a cura total da tinta, fato que deve ter demandado cerca de 7 dias.
a tinta de acabamento foi utilizada sem que houvesse a limpeza da superfície; a superfície não foi lixada corretamente na preparação; a pintura foi executada antes da cura total do revestimento/substrato.
um fundo preparador para uso em ambientes internos foi aplicado em situações sujeitas ao intemperismo; a pintura foi executada sobre caiação, sem que tenha sido preparada; execução de queimação na superfície em que a massa tenha sido aplicada.
a superfície foi pintada com tinta antimofo sem que houvesse a preparação de superfície; tinta de base água aplicada sobre emboço calcinado; execução da remoção do pó com pano seco embebido em solução limpadora de madeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...