Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Tratando-se da área da superfície viária, no caso de planejamento das cidades, vários são os fatores influentes na definição de sua proporção em relação à área total da superfície urbana. Entre eles, podem ser destacados os seguintes:

I. O esquema da rede viária;

II. As dimensões fixadas para as diversas vias públicas, particularmente, a largura que, por sua vez, está subordinada às conveniências e aos acordos políticos e interesses imobiliários mais vantajosos para o administrador;

III. A classificação ou distribuição das vias públicas em vias arteriais, semiarteriais e de importância local;

IV. A forma e as dimensões dos quarteirões, praças públicas e espaços livres;

V. A regulamentação do trânsito e localização das feiras livres.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas I, III e V estão corretas.

  • B.

    Apenas II, III, IV e V estão corretas.

  • C.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas I, III e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas III e V estão corretas.

Para preparar uma argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia média sem peneirar, incluso a betoneira. Calcule o custo total para o preparo de 20m³ de argamassa mista de acordo com os dados da composição abaixo:

- Unidade: m³ - Cimento = 180kg/m³ - R$ 0,50/kg

- Cal hidratada = 170kg/m³ - R$ 0,30/kg

- Areia média = 1,5m³/m³ - R$ 60,00/m³

- Betoneira = 0,5h/m³ - R$ 0,80/h

- Pedreiro = 1,50h/m³ - R$ 7,00/h

- Servente = 4,00h/m³ - R$ 4,50/h

- Encargos Sociais = 150%

O valor correto é de:

  • A.

    R$ 6555,00;

  • B.

    R$ 5.738,00;

  • C.

    R$ 5.513,00;

  • D.

    R$ 6.053,00;

  • E.

    R$ 5.198,00.

Deve-se transportar para um bota-fora 224m3 de um material já escavado, utilizando-se caminhões com capacidade unitária de 8m3. Se o custo de transporte deste material é de R$200,00 por viagem com caminhão lotado, já computada a distância de transporte de ida e de volta da obra para o bota-fora, o orçamento total para esse tipo de serviço será de:

  • A.

    R$ 1800,00

  • B.

    R$ 3000,00

  • C.

    R$ 4200,00

  • D.

    R$ 5600,00

  • E.

    R$ 7400,00

A durabilidade é um dos fatores mais importantes na construção de uma estrutura. Os construtores e, principalmente, os clientes almejam por estruturas de concreto com vida útil cada vez mais longa e menos gastos relativos a manutenções e reparos. Tanto na fase de projeto quanto na fase de construção devem ser observados padrões de qualidade para que se obtenha uma estrutura mais durável. Verifica-se a falta de durabilidade nas estruturas de concreto armado à medida que essas têm apresentado diversas patologias, sendo a principal delas a corrosão de armaduras. O cobrimento de concreto sobre as armaduras é um elemento de grande responsabilidade na durabilidade das estruturas. O cobrimento deve ser especificado nos projetos estruturais, proporcionando a proteção física e química das armaduras e depende da

  • A.

    resistência à tração do aço.

  • B.

    resistência à compressão do concreto.

  • C.

    classe de agressividade do ambiente.

  • D.

    porosidade do concreto.

  • E.

    umidade máxima da região.

Para a orçamentação de uma obra ou serviço, é comum a adoção de um percentual que se adiciona aos custos diretos referente a todas as despesas indiretas da Administração Central, as quais devem cobrir os gastos de aluguel da sede, almoxarifado e oficina central, salários e benefícios de todo o pessoal administrativo e técnico, pro labore dos diretores, todos os materiais de escritório e de limpeza, consumos de energia, telefone e água, mais os tributos e o lucro. A esse percentual dá-se o nome de

  • A.

    Margem de custo.

  • B.

    Custos Indiretos.

  • C.

    Lucro.

  • D.

    Benefícios e Despesas Indiretas.

  • E.

    Margem de preço.

Em função da fase em que o empreendimento se encontra, o detalhamento do projeto é distinto e, por isso, as informações disponíveis para a orçamentação também diferem, principalmente com relação à aderência das quantidades estimadas das executadas. A avaliação do preço global da obra, obtida através do levantamento dos serviços e quantitativos obtidos dos projetos básicos, fundamentado em planilhas que expressem a composição de todos os custos, é conhecida por orçamento

  • A.

    detalhado.

  • B.

    estimativo.

  • C.

    preliminar.

  • D.

    analítico.

  • E.

    sintético.

O custo unitário de um serviço é o valor ou a importância correspondente a uma unidade do serviço considerado. Pode conter os custos de mão de obra, de materiais e de aplicação de equipamentos para uma unidade do serviço considerado. Os elementos abaixo estão contidos na composição analítica de custo unitário de um serviço, EXCETO:

  • A.

    os preços unitários dos insumos.

  • B.

    os coeficientes de consumo dos materiais.

  • C.

    os coeficientes de produtividade de mão de obra por categoria de operários.

  • D.

    os coeficientes de utilização de equipamentos.

  • E.

    a descrição dos insumos analisados e respectivos fabricantes.

Um engenheiro pretende estimar o valor a ser dispendido na elaboração de um projeto geométrico, na escala 1:1000, para avaliação do traçado de uma extensão de uma linha de Metrô existente. A extensão dessa linha terá 4,5 km em linha reta. Esse projeto será pago por folha de desenho formato A1 produzida, sendo que cada desenho será remunerado em R$ 6.000,00. Sabe-se que uma folha A1 tem 841 × 594 mm, o valor a ser pago pelos desenhos do projeto será, em R$, igual a

  • A.

    36.000,00.

  • B.

    30.000,00.

  • C.

    42.000,00.

  • D.

    60.000,00.

  • E.

    24.000,00.

Acerca de programação, orçamentação e controle de obras, julgue os itens a seguir.

O ritmo de uma obra pode ser definido pelo coeficiente angular da curva S correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de programação, orçamentação e controle de obras, julgue os itens a seguir.

A curva ABC possibilita um controle economicamente compatível com o objeto a ser controlado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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