Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
As paredes não podem ser demolidas antes da estrutura, exceto quando esta for metálica ou de concreto armado.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
O operador do equipamento de bombeamento de concreto não precisa visualizar o local de lançamento, desde que se utilize um sistema de sinalização ou comunicação, para que o operador seja informado do início e do fim do lançamento.
Em um projeto de arquitetura, as peças gráficas que devem integrar o projeto são as plantas de situação, de locação (ou implantação) e a da edificação. Fazem parte também cortes, vista da fachada, elevações, detalhes ou ampliações e a escala de apresentação de tais produtos. Conforme a norma NBR 6492, a planta de edificação consiste em uma vista superior do plano secante horizontal a uma altura aproximada, em metros, de
2,45.
1,00.
2,10.
1,50.
0,90.
Em geral as fôrmas são classificadas de acordo com o material e pela maneira como são utilizadas, levando em conta o tipo de obra. As formas metálicas, utilizadas para a concretagem de barreiras, defensas e guias são do tipo
convencional.
deslizantes horizontais.
moduladas.
trepantes.
deslizantes verticais.
A escolha da forma da estrutura de um edifício depende essencialmente do projeto arquitetônico proposto. No caso de edifícios de múltiplos andares, quanto maior a altura e a esbeltez da edificação, maior será a responsabilidade de uma escolha apropriada da forma estrutural. No Brasil, pode- se dizer que os sistemas estruturais mais empregados para edifícios em concreto de 15 a 20 pavimentos são os sistemas de pórticos. Adicionalmente, pode-se ter na estrutura elementos com inércia elevada com a finalidade de se melhorar a resistência do edifício com relação às ações horizontais (ações do vento, desaprumo do edifício ou ações sísmicas). Estes elementos que contribuem para o enrijecimento lateral da estrutura são
paredes de alvenaria.
vigas-parede.
lajes nervuradas.
vigas metálicas.
pilares-parede.
Em relação à impermeabilização de construções considere:
I. A impermeabilização é fundamental porque evita a infiltração de água que provoca a degradação da estrutura e compromete a estabilidade da construção.
II. Geralmente, em uma obra, os gastos com impermeabilização correspondem a 20% do valor total.
III. Nas fundações, somente a parte sujeita à batida de água deve ser impermeabilizada, sendo desnecessário o tratamento das áreas em contato com o solo.
IV. As mantas asfálticas, utilizadas para a impermeabilização de superfícies, são muito utilizadas em lajes.
Esta correto o que consta em:
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O conforto ambiental de uma edificação está relacionado à carga térmica ou calor (sensível ou latente) a ser fornecido ou extraído do ar, por unidade de tempo, para manter no recinto as condições desejadas. Esta quantidade de calor é calculada para o verão e para o inverno e considera fontes de calor externas e internas ao ambiente considerado. Dentre as fontes de calor interno para a determinação da carga térmica de verão, NÃO se pode citar:
a infiltração de ar.
as pessoas.
a iluminação artificial.
motores.
cargas especiais.
Pretende-se construir um edifício onde a projeção de todos os pavimentos coincide com a projeção do térreo. O terreno possui área total igual a 2780,6 m2. Sabendo que para esta construção a taxa de ocupação será de 47% e o coeficiente de aproveitamento igual a 2,9, o número máximo de pavimentos, incluindo o térreo, deve ser igual a
1.
2.
6.
4.
7.
Uma incorporadora encontrou um terreno para a implantação de seu empreendimento, que deverá possuir 25 andares- tipo, com 240 m2 cada, mais o térreo. O andar térreo possui área de 420 m2 e a projeção dos andares superiores está completamente contida nos limites do andar térreo. Sabendo que a taxa de ocupação deste empreendimento resultou igual a 37,5%, a área do terreno, em m2, é igual a
2407,5.
640.
16000.
17120.
1120.
O zoneamento regulamenta os usos e ocupação do solo urbano, estabelecendo para cada zona as normas e restrições urbanísticas, permitindo também um planejamento mais adequado das infraestruturas e serviços urbanos. Sua elaboração é de competência exclusiva do:
Governo Federal.
Estado.
Poder Judiciário.
Município.
Setor privado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...