Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Acerca da estabilidade e dos sistemas estruturais, julgue os itens seguintes.

O fenômeno da flambagem em pilares depende da tensão de escoamento dos materiais e sempre ocorre após essa tensão ser ultrapassada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da estabilidade e dos sistemas estruturais, julgue os itens seguintes.

Os principais esforços atuantes nos tirantes utilizados nos muros de arrimo são os de tração e de atrito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na aplicação das técnicas de execução de lajes de concreto do tipo ALVEOLARES, CONVENCIONAIS, PROTENDIDAS, STEEL DECK e NERVURADAS, é correto afirmar:

  • A.

    Uma laje alveolar é uma laje moldada in loco que, através da incorporação de vazios ou de elementos de massa reduzida e de volumes padronizados, retira carga excessiva de peso próprio da laje, aumentando sua resistência final.

  • B.

    Dentre as muitas vantagens para a construção, as lajes nervuradas destacam-se pela alta qualidade do acabamento da laje, dispensa o escoramento, aumenta a rapidez da construção, é fácil de instalar e executar.

  • C.

    A laje convencional é uma laje do tipo mista, pois depende, para sua construção, de elementos de escoramento, que são considerados como uma segunda estrutura, mesmo que auxiliar e provisória.

  • D.

    As lajes protendidas são soluções importantes para permitir que vãos maiores sejam construídos sem auxílio de pontos intermediários de apoio, visto que, após a protensão, as cargas de momento fletor são contrapostas às cargas da protensão.

  • E.

    O steel deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizada e uma camada de concreto. O aço serve como forma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.

  • A.

    Peças sujeitas à flexão devem ter a madeira posicionada de forma que o eixo X ou Y fiquem paralelos ao eixo das cargas de tração.

  • B.

    Em peças estruturais sujeitas exclusivamente à compressão, como pilares, a peça de madeira deve, preferencialmente, ter seu eixo Z paralelo ao eixo das cargas.

  • C.

    Os furos necessários à passagem de parafusos de fixação devem estar, preferencialmente, paralelos ao eixo Z, evitando, assim, o corte desnecessário das fibras da madeira.

  • D.

    Para se criar peças de madeira reforçada, deve-se cortar chapas paralelas ao plano XY, que, então, serão coladas entre si, tomando o cuidado de girar os eixos X e Y a cada camada, a fim de "cruzar" as resistências.

  • E.

    Peças de madeira sujeitas à imersão completa dentro da água estão sujeitas ao dobro do coeficiente de segurança, a fim de garantir que a decomposição pela umidade tenha dificuldade em atingir o cerne da madeira.

Com relação às cargas atuantes na alvenaria estrutural, é correto afirmar:

  • A.

    O número de camadas de vigas existentes dentro das alvenarias estruturais é de, no mínimo, duas e, no máximo, quatro em função direta das ações relacionadas às forças cortantes.

  • B.

    As lajes, em um projeto de alvenaria estrutural; devem ser completamente alto-portantes, capazes de absorver todas as cargas de flexão criadas nas ações de trabalho e/ou cargas acidentais.

  • C.

    As janelas, portas e vãos em geral, que precisem ser criados, devem ser os menores possíveis, pois devem permitir a passagem das barras de aço transversais que compõem um projeto de alvenaria estrutural.

  • D.

    A quantidade de pilares de um projeto de alvenaria estrutural aumenta do centro para fora, tendo a maior quantidade dessas peças na parede externa da edificação, garantindo a resistência às forças de flexão.

  • E.

    Um projeto de alvenaria estrutural é idealizado para que se evitem, ao máximo, mudanças de layout interno, evitando que paredes resistentes às cargas da estrutura sejam retiradas de suas posições iniciais.

Sobre as armaduras necessárias à montagem da estrutura representada, considere:

I. Especificamente em relação ao trecho de viga contínuo mostrado (eixos de 3 a 22), existirão mais estribos entre os eixos 5 e 9, assim como entre os eixos 15 e 19, envolvendo os eixos I a IV.

II. Os estribos que devem compor as bases dos pilares (eixos de XII a IX) terão espaçamento menor do que os que compõem o restante do pilar, se as mesmas bitolas de aço forem mantidas para todos os estribos.

III. As armaduras que irão combater os valores extremos da força cortante estão posicionadas ao longo da viga, paralelas ao eixo IV e bem próximas a ele, e entre os eixos 1 a 25.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Quanto à armação da estrutura de concreto é correto afirmar:

  • A.

    Os furos na viga só podem ser feitos entre os eixos II e III, entre 5-6 e 18-19, evitando-se assim, rompimento das armaduras.

  • B.

    As cargas normais da viga serão combatidas, principalmente, pelos estribos das extremidades dessa peça.

  • C.

    As armaduras transversais dos pilares são os principais elementos de resistência às tensões de compressão dos mesmos.

  • D.

    Os esforços de forças cortantes na viga serão combatidos, principalmente, pelos estribos.

  • E.

    O momento negativo será combatido pelo cruzamento das armaduras da viga e dos pilares.

Em relação ao projeto das lajes nervuradas de concreto armado, é correto afirmar que

  • A.

    a espessura da mesa, quando não houver tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras e não menor que 3 cm.

  • B.

    a espessura mínima das nervuras deve ser 4 cm.

  • C.

    as nervuras com espessura menor que 8 cm devem conter armadura de compressão.

  • D.

    a verificação da flexão da mesa para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras maior ou igual a 75 cm, pode ser dispensada.

  • E.

    a verificação da flexão da mesa para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, dispensa-se.

As lajes maciças de concreto devem ter espessura mínima de

  • A.

    4 cm para lajes de cobertura não em balanço.

  • B.

    5 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço.

  • C.

    7 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN.

  • D.

    12 cm para lajes-cogumelo.

  • E.

    12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

Para que um tirante em aço MR250 seja capaz de suportar uma carga axial de cálculo de 190 kN pelo sistema de rosca e porca, a área mínima de sua seção transversal, em cm2, deve ser de

  • A.

    10,0

  • B.

    12,5

  • C.

    16,0

  • D.

    22,0

  • E.

    25,4

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