Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O interior das tubulações de esgoto sanitário, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Para garantir a acessibilidade a esses elementos do sistema, os comprimentos, em metros, dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, NÃO devem ser superiores a
10.
15.
20.
25.
30.
Em uma localidade onde a intensidade pluviométrica de projeto é de 150 mm/h, deseja-se projetar a rede de captação de águas pluviais de uma residência. Se a área de contribuição do telhado for 200 m2, a vazão de projeto, em litros por minuto, é
110.
360.
500.
760.
900.
5.
10.
15.
20.
25.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Dentro dos recursos não renováveis é possível identificar duas classes: a dos minerais não energéticos e a dos minerais energéticos. São recursos não renováveis de minerais não energéticos:
biomassa e energia eólica.
biomassa e urânio.
energia eólica e água.
fósforo e cálcio.
combustíveis fósseis e urânio.
Considerando os processos de tratamento de esgotos em função dos meios empregados na remoção ou transformação das características dos esgotos, são dispositivos de tratamento para remoção de substâncias orgânicas dissolvidas, semidissolvidas e finamente divididas:
crivos, grades e desintegradores.
caixa de areia e centrifugadores.
tanques de retenção de gorduras, tanques de flotação e decantadores com removedores de escuma.
filtros biológicos, lagoas de estabilização e tanques de lodos ativados.
tanques de flotação, tanques de precipitação química e filtros de areia.
Para o dimensionamento de bueiros, destaca-se que o regime de escoamento pode ser dividido em
duas categorias: o crítico, ocorrendo o mínimo de energia e o rápido, definido por ter uma declividade superior a do regime crítico.
duas categorias: o crítico, ocorrendo o máximo de energia e o subcrítico, definido por uma declividade superior a do regime crítico.
três categorias: o crítico, ocorrendo o mínimo de energia; o rápido, definido por ter uma declividade superior a do regime crítico e o subcrítico, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
três categorias: o crítico, ocorrendo o máximo de energia; o rápido, definido por ter uma declividade inferior a do regime crítico e o subcrítico, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
três categorias: o subcrítico, ocorrendo o mínimo de energia; o crítico, definido por ter uma declividade superior a do regime subcrítico e o lento, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
Em instalações prediais de água fria, o registro de gaveta
é empregado no controle dos chuveiros.
é uma peça de utilização.
destina-se a interromper a passagem de água.
controla a vazão da água utilizada nos sub-ramais.
tem a mesma função que o registro de pressão.
Um engenheiro está consultando a NBR 12213:1992 (Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público Procedimento) para o desenvolvimento de um projeto.
Estudando as condições para tomada dágua, ele verificou que, no caso de condutos livres, a vazão não deve ser inferior, em m/s, a0,20
0,30
0,50
0,60
0,90
Ao executar uma rede coletora de esgoto sanitário, o engenheiro observou que determinado trecho da rede sob o passeio (calçada) ficou com recobrimento de 70 cm.
Consultando a NBR 9649:1986 (Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário - Procedimento), ele concluiu queteria de refazer o serviço, pois o recobrimento mínimo é de 80 cm.
teria de refazer o serviço, pois o recobrimento mínimo é de 90 cm.
teria de refazer o serviço, pois o recobrimento mínimo é de 100 cm.
deveria ser feita uma justificativa, pois esse recobrimento está menor que o permitido.
está de acordo com a norma, considerando-se o local onde a rede se localiza.
De acordo com a Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, a entidade regulatória, no exercício das suas funções, possui autonomia
administrativa, orçamentária e financeira
administrativa, mas não orçamentária nem financeira
administrativa e orçamentária, mas não financeira
financeira, mas não administrativa nem orçamentária
financeira e administrativa, mas não orçamentária
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...