Questões de Engenharia Civil do ano 2012

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da qualidade da água, assinale a opção correta.

  • A.

    O ciclo hidrológico altera a qualidade da água em razão das inter-relações dos componentes do meio ambiente, do uso em atividades humanas e das alterações da paisagem natural. No uso consuntivo, a água não retorna ao curso natural e, somadas as perdas por evaporação, sua quantidade e qualidade são alteradas, enquanto em alguns usos não consuntivos somente há alteração do regime hídrico.

  • B.

    A turbidez provocada por inúmeras substâncias, quando elevada, dependendo de sua natureza, forma flocos que decantam mais rapidamente do que água com baixa turbidez e, na desinfecção, dificulta a eliminação de microrganismos, sendo considerada indicador sanitário e padrão de aceitação da água de consumo humano.

  • C.

    A alcalinidade total, dada pelo somatório da concentração de hidróxidos e bicarbonatos e determinada por titulação com ácido sulfídrico, mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos.

  • D.

    A autodepuração está associada à capacidade de um corpo de água em retornar às suas condições ecológicas iniciais, que, na prática, é possível quando a estabilização estiver completa e o oxigênio consumido totalmente recuperado.

Acerca de conceitos e modelos hidrológicos, estimativa de vazões e erosão dos solos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os princípios básicos do método racional de medição de vazão máxima dos rios são: a intensidade da precipitação de projeto igual ao tempo de concentração; a adoção de no máximo dois coeficientes de resistência ao escoamento; e a avaliação do volume da cheia e da distribuição temporal das vazões.

  • B.

    As metodologias de determinação de vazões mínimas de referência representam vazão com sete anos de período de retorno e dez dias de duração (Q7,10) e vazão com permanência de 90% (Q90) e 95% (Q95), sendo a vazão base menor que a Q7,10 e Q95.

  • C.

    A película laminar formada no escoamento superficial aumenta de espessura à medida que a precipitação prossegue até atingir o equilíbrio, e, sob a ação da erosão, formam-se canalículos que aumentam de dimensão e estabelecem caminhos preferenciais para o escoamento.

  • D.

    A relação entre a quantidade total de água que escoa pela seção e a quantidade total precipitada na bacia hidrográfica denomina-se coeficiente de precipitação.

No que se refere à captação de águas superficiais e subterrâneas, sua preservação e distribuição, assinale a opção correta.

  • A.

    No acionamento de motobombas radiais e axiais, o registro de recalque deve estar fechado para evitar sobrecarga elétrica no motor.

  • B.

    Para alterar o ponto de trabalho em estações elevatórias, podese ajustar a curva da motobomba, a curva do sistema ou utilizar inversor de frequência, considerando a temperatura do líquido em escoamento.

  • C.

    Para evitar cavitação em estações elevatórias, a pressão em toda a extensão da tubulação deve ser sempre inferior à pressão de vapor, considerada a temperatura de funcionamento da instalação, e o NPSHrequerido (net positive suction head) deve ser inferior ao NPSHdisponível.

  • D.

    Em três reservatórios instalados em cotas diferentes, com nível da água constante, e interligados por tubulações, o reservatório intermediário será sempre o receptor do reservatório mais alto, e o reservatório mais baixo, o receptor do mais alto e do intermediário.

Com relação ao estudo de demandas por água, redes de distribuição e classificação dos mananciais disponíveis para abastecimento e consumo público, assinale a opção correta.

  • A.

    No estudo de demandas por água, o uso múltiplo e integrado resolve os possíveis conflitos entre diferentes usuários, bem como de disponibilidade quantitativa e qualitativa, com a desvantagem de que a capacidade final do sistema não será necessariamente igual à soma das capacidades individuais daqueles sistemas se atendessem a um único uso cada, apesar da vantagem de seu caráter gerencial.

  • B.

    As águas naturais são classificadas em meteorológicas (provenientes exclusivamente das chuvas), de superfície (qualidade sanitária insegura para ser utilizada sem tratamento) e subterrâneas (normalmente deficientes em dióxido de carbono dissolvido e ricas em oxigênio).

  • C.

    Uma técnica moderna de projeções populacionais para pequenas áreas (municípios, distritos, etc.) envolve o uso de modelos geoestatísticos, que combinam informações de cadastros imobiliários, por exemplo, com o emprego de imagens de satélites ou fotografias aéreas periódicas da ocupação territorial do espaço urbano.

  • D.

    Em sistemas urbanos e rurais de distribuição de água, geralmente utilizam-se redes ramificadas ou malhadas, nas quais as tubulações divergem e convergem, sendo desnecessário estabelecer o sentido de escoamento de cada trecho.

O tratamento de água tem a finalidade de transformar em potável a água bruta, cuja natureza exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado para atender aos padrões de potabilidade adequados ao consumo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A aeração normalmente é o processo utilizado para retirar matéria orgânica e reduzir o gosto e o odor da água de abastecimento.

  • B.

    No tratamento de águas superficiais para fins de abastecimento da população no Brasil, são práticas consagradas a clarificação, a fluoretação e a desinfecção, sendo esta última dispensável em caso de água subterrânea.

  • C.

    Na osmose reversa, produz-se água de altíssima pureza química e microbiológica, com a remoção de material particulado, pirogênios, material orgânico e inorgânico dissolvido, material insolúvel e gases ionizáveis dissolvidos.

  • D.

    Nas estações de tratamento de água, são comumente empregados diversos coagulantes como o sulfato de alumínio, o cloreto férrico, o sulfato ferroso clorado, o sulfato férrico e o hidroxi-cloreto de alumínio, e a realização de experimentos em instalação-piloto ou em jarteste é essencial para definir as condições adequadas de coagulação.

Os esgotos sanitários necessitam de tratamento adequado de remoção de impurezas para que, assim, possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As lagoas de estabilização geram o maior volume de lodo a ser tratado; e os lodos ativados convencionais, o menor volume. São etapas do tratamento de lodo: adensamento, estabilização, condicionamento, desidratação e disposição final.

  • B.

    As lagoas de estabilização são utilizadas no tratamento secundário e terciário de esgotos e, de acordo com a forma predominante de estabilização da matéria orgânica, são classificadas em: facultativas, anaeróbias, aeradas facultativas, aeradas de mistura completa, aeradas de mistura incompleta e de maturação.

  • C.

    Os sistemas coletivos de coleta e transporte de esgotos classificam-se em unitários, separadores convencionais ou alternativos. Neste último tipo, à medida que há mais participação das pessoas, especialmente das de baixa renda, a eficiência do sistema e os custos aumentam.

  • D.

    O sistema de tratamento com “Wetland”, quando bem construído e operado, propicia altas taxas de eficiência de remoção de matéria orgânica, fósforo e nitrogênio, mas, para evitar subestimação da sua eficiência, deve considerar as macrófitas, que reduzem o volume do efluente pela evapotranspiração.

Os efluentes industriais correspondem às perdas de água, às matérias-primas ou aos produtos gerados no processo industrial, e o tratamento e a destinação desses efluentes dependem das suas características. Acerca do tratamento de efluentes industriais, assinale a opção correta.

  • A.

    O dimensionamento de uma estação de tratamento de efluente industrial prescinde de programa de monitoramento prévio para obter as vazões geradas. As características físico-químicas analisadas após o início do funcionamento da estação servem para comparação com a legislação ambiental mas não para o projetista.

  • B.

    A técnica de extração líquido-líquido é contraindicada para a separação de metais como alumínio, ferro, cádmio, mercúrio, zinco, pela dificuldade de transferência do metal da fase aquosa para a fase orgânica.

  • C.

    A composição das matérias-primas, as águas de abastecimento e o processo industrial empregado são fatores que determinam as características dos efluentes industriais, e as perdas no processo ou o consumo de água não influenciam a concentração de poluentes nos efluentes.

  • D.

    A coagulação química com compostos de ferro e alumínio é um dos métodos mais eficazes para a remoção de fósforo dos efluentes, assim como a eletrocoagulação.

No que tange à aplicação agrícola, são indissociáveis os fatores solo, cultura, sistema de irrigação e qualidade do efluente. Acerca do reúso de efluentes líquidos, assinale a opção correta.

  • A.

    A irrigação localizada é ideal para a irrigação de culturas agrícolas com efluentes de esgoto tratado, em que a interação entre diferentes agentes é insignificante, ainda que o entupimento dos gotejadores seja um problema.

  • B.

    O controle do balanço de nutrientes na fertirrigação com efluente de esgoto tratado é mais difícil que na fertirrigação tradicional. Os nutrientes no efluente, como o nitrato, nitrito e amônia, nem sempre estão nas formas assimiláveis e no momento exigido pela planta, apesar dos teores consideráveis de amônio e nitrogênio orgânico.

  • C.

    A aplicação de efluente no solo pode atender a demanda da maioria das culturas com nitrogênio, potássio e fósforo, porém este último, por ser um cátion, não possui mobilidade no solo.

  • D.

    Na maioria das vezes, os efluentes apresentam altas concentrações de sódio e podem acelerar a impermeabilização do solo, se aplicados a solos argilosos sem concentrações comparativamente elevadas de cálcio e magnésio.

Com relação a turbobombas, julgue os itens subsequentes.

Nas turbobombas, a energia cinética é parcialmente convertida em vazão, permitindo que o líquido alcance posições mais elevadas ou mais distantes através da tubulação de recalque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a turbobombas, julgue os itens subsequentes.

Em turbobombas, a variação de volume do líquido no interior de uma câmara fechada é utilizada para provocar a variação de pressão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...