Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos serviços de impermeabilização, entende-se como solução asfáltica com carga
a solução de asfalto em solventes orgânicos.
a solução asfáltica onde se adicionam cargas minerais não higroscópicas e insolúveis em água.
o produto impermeável, industrializado, obtido por calandragem, extensão ou outros processos, com características definidas.
uma mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida ou líquida, de origem natural ou pirogênica, completamente solúvel em bissulfito de carbono.
o produto semissólido ou líquido, resultante da destilação de materiais orgânicos (hulha, linhito, turfa e madeira).
As argamassas de gesso são comumente empregadas em todos os revestimentos internos e, muitas vezes, no lugar de uma argamassa, emprega-se gesso puro, sem adição de areia. Nas argamassas de gesso,
para revestimento são necessários gessos que tenham um tempo de pega rápido e que sejam de endurecimento lento.
o gesso deve ser misturado com areia no traço de 1:1 a 1:3. Toda adição maior de areia ocasionará diminuição sensível da resistência da argamassa.
para aumentar o tempo de pega da argamassa, pode-se adicionar uma certa quantidade de cal.
para revestimentos de tetos, recomenda-se a proporção de 3 partes de gesso para 6 partes de areia.
a baixa resistência ao fogo é devida à água de cristalização.
A cura do concreto é uma etapa da concretagem realizada para evitar a evaporação prematura de água e as fissuras no concreto. NÃO é um processo de cura:
a molhagem das fôrmas.
o cobrimento com serragem.
a cura a vapor.
o abatimento do concreto.
a impermeabilização superficial.
Em uma estrutura metálica, a pintura intumescente é utilizada para proteção contra
corrosão.
baixas temperaturas.
oxidação.
ferrugem.
altas temperaturas.
Os traços variam de acordo com a utilização que será dada à argamassa. Uma argamassa que possui em sua dosagem areia fina lavada deve ser aplicada como
chapisco.
emboço.
reboco.
alvenaria de tijolo maciço.
alvenaria de tijolo de 8 furos.
Observe a figura ao lado, indicativa de um saco de cimento com as seguintes anotações: CP II E 32 e 25kg
Sobre este material de construção, pode-se afirmar que
Trata-se de Cimento Portland com adição de material pozolânico, empregado em obras civis em geral, subterrâneas, marítimas e industriais. E para produção de argamassas, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. O concreto feito com este produto é mais impermeável e por isso mais durável.
Cimento Portland Composto com adição de material carbonático fíller), empregado para aplicações gerais. Pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto, solo-cimento, dentre outros.
Cimento Portland Comum, com resistência a 28 dias de 320kg/cm²
Cimento de alta resistência inicial
Cimento Portland Composto com adição de escória granulada de alto-forno. Composição intermediária entre o cimento portland comum e o cimento portland com adições (alto-forno e pozolânico). É recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacadas por sulfatos.
Ainda tomando-se o material de construção indicado na figura acima, quantos sacos de cimento, semelhantes ao indicado na figura, seriam necessários para produzir 1,00 metro cúbico de argamassa cimento: areia de 1:6
5
6
8
9
11
As argamassas são classificadas segundo seu emprego, tipo de aglomerante, número de elementos ativos, dosagem e consistência. Um tipo de argamassa é a de CAL. Assinale a opção CORRETA sobre a argamassa de cal.
Argamassa de cal: é uma mistura de areia e cal que preenche os vazios entre os blocos ou tijolos, cimentando-os. A cal dá à argamassa uma boa trabalhabilidade e capacidade de reter água, entretanto, quando está endurecida, apresenta baixa resistência.
Argamassa de cal: a argamassa de cal é indicada para suportar maiores cargas, pois possuem alta resistência. Argamassa rica em cal tem boa trabalhabilidade, porém são pouco econômicas. Para ter-se o máximo de qualidade deve-se observar os cuidados com a estocagem e o prazo de utilização.
Argamassa de cal: tem proporções adequadas de cada componente, cada qual contribuindo com suas características, formando uma mistura mais completa. A função da cal é dar resistência e aumentar a velocidade de endurecimento. Esse tipo de argamassa se adapta e é indicada para vários usos em alvenaria (seja ela estrutural ou não).
Argamassa de cal: (muito utilizada em cidades litorâneas): é uma argamassa que atua como plastificante, aumentando o volume da mistura e melhorando sua trabalhabilidade. É muito usada pelos antigos mestres de obra. Vale também por sua economia.
Existem vários tipos de argamassa de cal, sendo a cal de Portland a mais usada nos dias de hoje, pois a secagem é rápida e mais resistente.
A dosagem da quantidade de cada componente das argamassas também é chamada de traço. O traço das argamassas varia bastante, de acordo com a finalidade de aplicação. Quais são os materiais do traço de argamassa para assentamento de tijolos, indicados pelas normas técnicas?
Barro, cimento portland e água.
Cimento, barro, cal, areia média e água.
Cimento, cal, areia grossa e água.
Barro, cal, areia média e água.
Cimento, cal, areia grossa, saibro e água.
Não é uma característica técnica da Alvenaria de vedação:
resistência mecânica.
resistência a cargas verticais.
isolamento térmico e acústico.
resistência ao fogo.
resistência ao fogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...