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Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a terraplenagem, assinale a opção correta.
Fator de conversão é a relação entre o peso específico no estado solto e o peso específico no corte.
A escavação com escavadeira hidráulica é indicada para material de primeira e de terceira categorias.
A redução, que é o aumento de volume sofrido por um material ao ser removido de seu estado natural, é expressa como a porcentagem do aumento de volume em relação ao volume original.
As máquinas que escavam, carregam e transportam materiais de consistência média a distâncias médias são chamadas de unidade retroescavadeira.
A retroescavadeira é conhecida como unidade escavotransportadora.
715 N e 1.200 N
816 N e 1.484 N
920 N e 1.500 N
1.000 N e 1.760 N
125 N e 620 N
A respeito de patologias de estruturas de concreto, assinale a opção correta.
O uso de cimento resistente a sulfatos, por si só, promove o aumento da durabilidade.
O uso de fibras poliméricas não é solução adequada para evitar patologias em estruturas em ambientes agressivos.
A durabilidade do cimento não é influenciada pela cura.
A qualidade do concreto à durabilidade pode ser medida por meio de três parâmetros: fck, consumo de cimento e relação água-cimento.
A durabilidade da estrutura de concreto independe do tipo de cimento utilizado na estrutura.
Assinale a opção correspondente ao tipo de fundação rasa que funciona como laje contínua adequada para receber cargas oriundas de pilares e paredes.
sapata
radier protendido
estaca hélice contínua
estaca-raiz
tubulação a céu aberto
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à tecnologia dos materiais de construção, assinale a opção correta.
O desempenho da argamassa pode ser avaliado pela resistência de aderência à tração.
Os cabos de protensão devem ser rígidos.
Fachadas ventiladas são constituídas de elementos préfabricados aderidos ao corpo da edificação.
Atualmente, não há diferença técnica entre aditivos superplastificantes e hiperplastificantes.
A função principal das fibras de aço incorporadas ao concreto é o preenchimento dos vazios, sem interferência na estrutura do concreto.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à formação e ao comportamento dos solos, assinale a opção correta.
Quanto à origem, os solos podem ser classificados em dois grandes grupos: solos residuais e solos transportados. Os primeiros se originam da decomposição das rochas presentes no próprio local onde se formaram; os segundos são levados por algum agente transportador ao local de deposição.
A percolação de água nos solos, importante na análise de recalques e na estimativa da quantidade de água que se infiltra em uma escavação, não tem influência nas análises de estabilidade de solos em projetos de estruturas de contenção.
Os solos são formados por partículas interconectadas, cujos espaços intermediários são preenchidos apenas por água.
O tamanho e o formato das partículas que compõem um solo arenoso não têm influência no comportamento mecânico desse solo.
O ensaio de cisalhamento direto, que é o procedimento laboratorial utilizado para determinação do coeficiente de Poisson dos solos, se baseia diretamente no critério de Coulomb.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O elemento D distribui sobre a plataforma os esforços da movimentação sobre a via, produzindo menor taxa de trabalho na plataforma.
As barras dos trilhos estão dispostas perpendicularmente sobre dormentes de madeira ou concreto, assentes em lastro. Os trilhos são mantidos a uma distância específica e constante, denominada mediana.
O custo de implantação de uma ferrovia (para trens de carga com locomotivas a diesel) de seção tranversal similar à mostrada na figura acima é, em média, de quatro a cinco vezes menor que o custo de implantação de uma rodovia de pista simples.
A linha por onde o trem circula, denominada via permanente, é composta de diversos elementos, entre eles, os trilhos, dormentes, lastro, sublastro e subleito.
O elemento C aumenta a capacidade de suporte da plataforma e a resistência do leito à erosão e à penetração da água.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os estudos geotécnicos são essenciais para a elaboração de projeto de implantação de rodovia. Estudos do subleito e a caracterização de materiais que comporão a estrutura do pavimento devem constar desses estudos. Nesse sentido, diversos ensaios são necessários para o atendimento adequado às normas técnicas vigentes. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Os ensaios utilizados para caracterização dos agregados empregados na camada de revestimento asfáltico do tipo CBUQ incluem o ensaio de adesividade, por meio do qual se avalia a resistência do agregado ao intemperismo.
Os ensaios geotécnicos necessários para os estudos de subleito incluem granulometria, limites de Atterberg, compactação e índice de suporte Califórnia (com expansão). Nesses ensaios, são executadas sondagens no eixo e nos bordos da plataforma da rodovia e a distância máxima, entre dois furos de sondagem varia de 1.000 m a 2.000 m, tanto em corte como em aterro.
Nos ensaios de compactação e índice de suporte Califórnia (ISC) realizados em solo que comporá a camada de sub-base estabilizada granulometricamente, deve-se utilizar a energia do Proctor Normal. Desse modo, os resultados dos ensaios de ISC devem apresentar valores abaixo de 20%.
Em atendimento às especificações de serviço, os materiais do subleito podem apresentar expansão menor ou igual a 2% e a expansão dos materiais de base não podem ultrapassar 0,5%.
O material da camada de base pode apresentar granulometria uniforme, desde que o percentual de finos não ultrapasse 30%.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.
Durante o transporte multimodal são realizadas, ao longo de todo o trajeto da carga, inspeções fiscais em postos de inspeção, com o intuito de evitar extravio.
O governo brasileiro tem investido de forma significativa na infraestrutura de transporte, visando a multimodalidade e o desenvolvimento da economia.
O principal objetivo da multimodalidade dos transportes de mercadoria é a manutenção de um fluxo controlado, porém descontínuo, para que, nos terminais de troca, possa haver agilidade na transferência de mercadoria de um modal para outro.
Na multimodalidade, é possível a combinação de diferentes transportes devido à utilização de mais de um modal. Dessa forma, emite-se apenas um documento de transporte referente ao trajeto total da carga, do ponto de origem até o ponto de destino.
Na multimodalidade, transportam-se predominantemente produtos de alto valor agregado.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos serviços de transporte brasileiros, assinale a opção correta.
Os transportes coletivo urbano e intermunicipais seguem um modelo geral no qual os municípios e os estados permitem que os itinerários, os tipos de veículos e os valores das tarifas a serem cobradas dos usuários sejam definidos pelas empresas privadas mediante contratos de concessão.
A principal variável utilizada para avaliação da qualidade e da quantidade dos serviços de transporte urbano oferecidos pelo poder público é a mobilidade, que correlaciona, para cada região, a quantidade de passageiros com o número de assentos oferecidos nos serviços de transporte.
Os estudos estatísticos não são relevantes nas análises, nos diagnósticos e nas buscas de soluções para os problemas advindos da demanda crescente por transportes urbanos.
A quantificação da oferta e da demanda pelos serviços de transporte urbanos públicos depende de alguns fatores, como a distribuição etária e o nível de renda da população urbana, a identificação das distâncias entre as residências e os locais de trabalho dos passageiros economicamente ativos e o conhecimento do estado das vias e terminais utilizados pelos transportes coletivos.
A regulação dos transportes coletivos urbanos é responsabilidade dos municípios, que podem transferir a prestação dos serviços a empresas privadas, sob o regime de concessão ou permissão. No entanto, os transportes coletivos intermunicipais só podem ser prestados por administração direta dos estados.
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