Questões de Engenharia Civil do ano 2013

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Com relação a terraplenagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Fator de conversão é a relação entre o peso específico no estado solto e o peso específico no corte.

  • B.

    A escavação com escavadeira hidráulica é indicada para material de primeira e de terceira categorias.

  • C.

    A redução, que é o aumento de volume sofrido por um material ao ser removido de seu estado natural, é expressa como a porcentagem do aumento de volume em relação ao volume original.

  • D.

    As máquinas que escavam, carregam e transportam materiais de consistência média a distâncias médias são chamadas de unidade retroescavadeira.

  • E.

    A retroescavadeira é conhecida como unidade escavotransportadora.

  • A.

    715 N e 1.200 N

  • B.

    816 N e 1.484 N

  • C.

    920 N e 1.500 N

  • D.

    1.000 N e 1.760 N

  • E.

    125 N e 620 N

A respeito de patologias de estruturas de concreto, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de cimento resistente a sulfatos, por si só, promove o aumento da durabilidade.

  • B.

    O uso de fibras poliméricas não é solução adequada para evitar patologias em estruturas em ambientes agressivos.

  • C.

    A durabilidade do cimento não é influenciada pela cura.

  • D.

    A qualidade do concreto à durabilidade pode ser medida por meio de três parâmetros: fck, consumo de cimento e relação água-cimento.

  • E.

    A durabilidade da estrutura de concreto independe do tipo de cimento utilizado na estrutura.

Assinale a opção correspondente ao tipo de fundação rasa que funciona como laje contínua adequada para receber cargas oriundas de pilares e paredes.

  • A.

    sapata

  • B.

    radier protendido

  • C.

    estaca hélice contínua

  • D.

    estaca-raiz

  • E.

    tubulação a céu aberto

Com relação à tecnologia dos materiais de construção, assinale a opção correta.

  • A.

    O desempenho da argamassa pode ser avaliado pela resistência de aderência à tração.

  • B.

    Os cabos de protensão devem ser rígidos.

  • C.

    Fachadas ventiladas são constituídas de elementos préfabricados aderidos ao corpo da edificação.

  • D.

    Atualmente, não há diferença técnica entre aditivos superplastificantes e hiperplastificantes.

  • E.

    A função principal das fibras de aço incorporadas ao concreto é o preenchimento dos vazios, sem interferência na estrutura do concreto.

Com relação à formação e ao comportamento dos solos, assinale a opção correta.

  • A.

    Quanto à origem, os solos podem ser classificados em dois grandes grupos: solos residuais e solos transportados. Os primeiros se originam da decomposição das rochas presentes no próprio local onde se formaram; os segundos são levados por algum agente transportador ao local de deposição.

  • B.

    A percolação de água nos solos, importante na análise de recalques e na estimativa da quantidade de água que se infiltra em uma escavação, não tem influência nas análises de estabilidade de solos em projetos de estruturas de contenção.

  • C.

    Os solos são formados por partículas interconectadas, cujos espaços intermediários são preenchidos apenas por água.

  • D.

    O tamanho e o formato das partículas que compõem um solo arenoso não têm influência no comportamento mecânico desse solo.

  • E.

    O ensaio de cisalhamento direto, que é o procedimento laboratorial utilizado para determinação do coeficiente de Poisson dos solos, se baseia diretamente no critério de Coulomb.

  • A.

    O elemento D distribui sobre a plataforma os esforços da movimentação sobre a via, produzindo menor taxa de trabalho na plataforma.

  • B.

    As barras dos trilhos estão dispostas perpendicularmente sobre dormentes de madeira ou concreto, assentes em lastro. Os trilhos são mantidos a uma distância específica e constante, denominada mediana.

  • C.

    O custo de implantação de uma ferrovia (para trens de carga com locomotivas a diesel) de seção tranversal similar à mostrada na figura acima é, em média, de quatro a cinco vezes menor que o custo de implantação de uma rodovia de pista simples.

  • D.

    A linha por onde o trem circula, denominada via permanente, é composta de diversos elementos, entre eles, os trilhos, dormentes, lastro, sublastro e subleito.

  • E.

    O elemento C aumenta a capacidade de suporte da plataforma e a resistência do leito à erosão e à penetração da água.

Os estudos geotécnicos são essenciais para a elaboração de projeto de implantação de rodovia. Estudos do subleito e a caracterização de materiais que comporão a estrutura do pavimento devem constar desses estudos. Nesse sentido, diversos ensaios são necessários para o atendimento adequado às normas técnicas vigentes. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Os ensaios utilizados para caracterização dos agregados empregados na camada de revestimento asfáltico do tipo CBUQ incluem o ensaio de adesividade, por meio do qual se avalia a resistência do agregado ao intemperismo.

  • B.

    Os ensaios geotécnicos necessários para os estudos de subleito incluem granulometria, limites de Atterberg, compactação e índice de suporte Califórnia (com expansão). Nesses ensaios, são executadas sondagens no eixo e nos bordos da plataforma da rodovia e a distância máxima, entre dois furos de sondagem varia de 1.000 m a 2.000 m, tanto em corte como em aterro.

  • C.

    Nos ensaios de compactação e índice de suporte Califórnia (ISC) realizados em solo que comporá a camada de sub-base estabilizada granulometricamente, deve-se utilizar a energia do Proctor Normal. Desse modo, os resultados dos ensaios de ISC devem apresentar valores abaixo de 20%.

  • D.

    Em atendimento às especificações de serviço, os materiais do subleito podem apresentar expansão menor ou igual a 2% e a expansão dos materiais de base não podem ultrapassar 0,5%.

  • E.

    O material da camada de base pode apresentar granulometria uniforme, desde que o percentual de finos não ultrapasse 30%.

No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.

  • A.

    Durante o transporte multimodal são realizadas, ao longo de todo o trajeto da carga, inspeções fiscais em postos de inspeção, com o intuito de evitar extravio.

  • B.

    O governo brasileiro tem investido de forma significativa na infraestrutura de transporte, visando a multimodalidade e o desenvolvimento da economia.

  • C.

    O principal objetivo da multimodalidade dos transportes de mercadoria é a manutenção de um fluxo controlado, porém descontínuo, para que, nos terminais de troca, possa haver agilidade na transferência de mercadoria de um modal para outro.

  • D.

    Na multimodalidade, é possível a combinação de diferentes transportes devido à utilização de mais de um modal. Dessa forma, emite-se apenas um documento de transporte referente ao trajeto total da carga, do ponto de origem até o ponto de destino.

  • E.

    Na multimodalidade, transportam-se predominantemente produtos de alto valor agregado.

Com relação aos serviços de transporte brasileiros, assinale a opção correta.

  • A.

    Os transportes coletivo urbano e intermunicipais seguem um modelo geral no qual os municípios e os estados permitem que os itinerários, os tipos de veículos e os valores das tarifas a serem cobradas dos usuários sejam definidos pelas empresas privadas mediante contratos de concessão.

  • B.

    A principal variável utilizada para avaliação da qualidade e da quantidade dos serviços de transporte urbano oferecidos pelo poder público é a mobilidade, que correlaciona, para cada região, a quantidade de passageiros com o número de assentos oferecidos nos serviços de transporte.

  • C.

    Os estudos estatísticos não são relevantes nas análises, nos diagnósticos e nas buscas de soluções para os problemas advindos da demanda crescente por transportes urbanos.

  • D.

    A quantificação da oferta e da demanda pelos serviços de transporte urbanos públicos depende de alguns fatores, como a distribuição etária e o nível de renda da população urbana, a identificação das distâncias entre as residências e os locais de trabalho dos passageiros economicamente ativos e o conhecimento do estado das vias e terminais utilizados pelos transportes coletivos.

  • E.

    A regulação dos transportes coletivos urbanos é responsabilidade dos municípios, que podem transferir a prestação dos serviços a empresas privadas, sob o regime de concessão ou permissão. No entanto, os transportes coletivos intermunicipais só podem ser prestados por administração direta dos estados.

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