Questões de Engenharia Civil do ano 2015

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A etapa de levantamento de quantidades exige dos orçamentistas o conhecimento de leitura de projeto, o cálculo de áreas e volumes, além da consulta a tabelas de engenharia. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A área de fôrma de uma construção pode ser estimada, a partir do volume de concreto, como sendo de 100 a 150 m2, para cada m3 de concreto.
  • B. É prática corrente entre projetistas e(ou) orçamentistas acrescentar 10% de perdas no peso total de aço do quadro de ferragens ou na composição de custos.
  • C. Os volumes de brita e areia somados totalizam aproximadamente 0,85 m3 para cada 1 m3 de concreto.
  • D. Os volumes de brita e areia somados totalizam aproximadamente 0,85 m3 para cada 1 m3 de concreto.
  • E. O traço de um concreto estrutural, virado em obra, com controle C, consistência para vibração, britas 1 e 2, e fck de 15 MPa, possui uma quantidade aproximada de 390 kg de cimento Portland CP II–E–32.

A tabela representa a curva ABC de insumos de uma reforma de uma edificação. A partir dos dados apresentados, assinale a opção correta.

  • A. A faixa A da curva ABC é encontrada na parte de baixo da tabela.
  • B. Do ponto de vista econômico, é muito mais eficaz buscar desconto para um insumo da faixa C do que para um da faixa A da curva.
  • C. A curva ABC não possui qualquer relação com o princípio 80/20 de Pareto.
  • D. A curva ABC de insumos é uma ferramenta que aponta os itens economicamente mais importantes de um orçamento.
  • E. O cimento é o único insumo que está na faixa A da curva ABC.

Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os impostos são de 8%. Com base nessa situação hipotética, comum na elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os impostos são de 8%. Com base nessa situação hipotética, comum na elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os impostos são de 8%. Com base nessa situação hipotética, comum na elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os impostos são de 8%. Com base nessa situação hipotética, comum na elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os impostos são de 8%. Com base nessa situação hipotética, comum na elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.

  • A. O preço de venda, corretamente calculado, será de R$ 120.000,00.
  • B. O cálculo correto do preço de venda é realizado aplicando-se as taxas percentuais sobre o preço de custo.
  • C. O cálculo correto do preço de venda é realizado aplicando-se as taxas percentuais sobre o preço de custo.
  • D. O preço de custo é de R$ 110.000,00.
  • E. Na engenharia de custos, os conceitos de preço de custo e preço de venda são similares.

Tendo em vista que os meios de transporte e os materiais de construção têm impactos múltiplos em construções ambientalmente sustentáveis, como na conservação de recursos naturais, na eficiência de energia e na qualidade do ar do ambiente interno, assinale a opção correta.

  • A. Os projetos não devem considerar a desconstrução, o que aumenta o impacto ambiental na hora da demolição.
  • B. Os materiais, produtos e sistemas antropogênicos possuem energias incorporadas.
  • C. Para um melhor condicionamento dos produtos, os fabricantes devem aumentar a quantidade de embalagem ao transportar materiais para o canteiro de obras.
  • D. A manutenção reduzida ou infrequente não tem relação com a durabilidade de um produto nem com custos mais baixos ao longo de sua vida útil.
  • E. O transporte marítimo afeta mais o meio ambiente que o uso de caminhões e ferrovias; por isso, estes dois últimos são considerados transportes sustentáveis.

Considerando que as edificações residenciais multifamiliares, os condomínios e os conjuntos habitacionais devem ser acessíveis em suas áreas de uso comum, assinale a opção correta.

  • A. A sequência de até cinco degraus é considerada degrau isolado.
  • B. São considerados fatores de impedância os elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, como mobiliário urbano, vegetação e postes de sinalização.
  • C. Em uma rampa, a inclinação da superfície de piso, longitudinal ao sentido de caminhamento, deve ter uma declividade igual ou superior a 2%.
  • D. A rota acessível em uma edificação nunca deve coincidir com a rota de fuga.
  • E. Quando houver degraus ou escadas em rotas acessíveis, os degraus — pelos quais há preferência — devem estar associados a rampas ou a equipamentos eletromecânicos de transporte vertical.

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil tem gestão compartilhada, sendo a Caixa Econômica Federal responsável pela base técnica de engenharia no qual contempla algumas atividades, com EXCEÇÃO

  • A. da pesquisa mensal de preço.
  • B. da elaboração de especificação de insumos.
  • C. da elaboração das composições de serviços.
  • D. da elaboração das composições de projetos referenciais.
  • E. do processamento de dados.

A área projetada total da construção de um edifício de 4 andares representa 40% da área total do terreno. Portanto,

  • A. o coeficiente de aproveitamento é igual a 40%.
  • B. a taxa de ocupação é igual a 40%.
  • C. o coeficiente de aproveitamento é igual a 4.
  • D. a taxa de ocupação é igual a 10%.
  • E. o coeficiente de aproveitamento é igual a 16.

Para uma viga engastada com um balanço de 2,4 metros e solicitada por um carregamento distribuído de 25 kN/m2, as reações de apoio V e M, respectivamente, em kN e kNxm, são iguais a

  • A. 25 e 72.
  • B. 25 e 60.
  • C. 60 e 144.
  • D. 72 e 144.
  • E. 60 e 72.

Uma alvenaria de tijolo furado, de peso específico de norma igual a 13 kN/m3, possui largura de 14 cm e altura variável de 1,0 e 1,5 m e está apoiada sobre uma viga biapoiada com vão de 3,0 m. Esta alvenaria representa valores de carga distribuída, por metro em kN/m, iguais a

  • A. 1,82 e 2,73.
  • B. 5,88 e 8,19.
  • C. 1,82 e 8,19.
  • D. 182 e 273.
  • E. 273 e 588.

Em relação aos carregamentos em uma edificação, considere:

I. Carga acidental é toda aquela que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, materiais diversos, veículos etc.).

II. Carga permanente é o tipo de carga constituída pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes.

III. Nos compartimentos destinados a carregamentos especiais, como os devidos a arquivos, depósitos de materiais, máquinas leves, caixas-fortes etc., não é necessária uma verificação mais exata destes carregamentos, desde que se considere um acréscimo de 3 kN/m2 no valor da carga acidental.

IV. Ao longo dos parapeitos e balcões devem ser consideradas aplicadas uma carga horizontal de 0,8 kN/m na altura do corrimão e uma carga vertical mínima de 2 kN/m.

Está correto o que consta em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I e III, apenas.
  • E. III e IV, apenas.
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