Questões de Engenharia Civil do ano 2017

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As cargas de uma estrutura são transferidas para o solo através de uma fundação. A própria fundação é uma estrutura, em geral construída em concreto, aço ou madeira. Um engenheiro deve garantir que a fundação satisfaça certas condições de estabilidade, como: a fundação não deve se romper ou se tornar instável quando sob qualquer tipo de carga prevista; os recalques da estrutura devem estar dentro dos limites toleráveis. Para a análise e o projeto de fundações superficiais há diversas definições dos termos principais. Dentre estas definições, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Espessura de embutimento (Df): espessura do solo, desde o greide acabado (superfície do terreno acabada) até a cota de assentamento, na qual a base da fundação se apoia.

( ) Capacidade de carga última líquida (qu): valor máximo de tensão (acréscimo de tensão, além da tensão geostática inicial) que o solo pode suportar.

( ) Capacidade de carga última bruta (qult): valor máximo de tensão que o solo pode suportar.

( ) Fator de segurança (S): razão entre a capacidade de carga (bruta) ao quadrado e a tensão admissível ou em relação à tensão vertical máxima aplicada.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, V, F.
  • C. F, F, F, V.
  • D. F, F, F, F.

No dimensionamento dos estados limites últimos de uma barra submetida à força axial de compressão, onde Nc,Sd é a força axial de compressão solicitante de cálculo, obtida com a combinação de ações de cálculo apropriada, e Nc,Rd é a força axial de compressão resistente de cálculo, é correto afirmar que

  • A. Nc,Sd < Nc,Rd.
  • B. Nc,Sd < Nc,Rd.
  • C. Nc,Sd Nc,Rd.
  • D. Nc,Sd Nc,Rd.

Os solos apresentam-se, quanto à sua formação, de formas variáveis e o uso possível para estes solos dependem de um bom entendimento do contexto geológico da área do projeto. Quanto à formação dos solos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Em geral, os intemperismos químicos e físicos ocorrem conjuntamente.
  • B. O intemperismo químico causa tanto a redução de tamanho, como a alteração química da rocha mãe.
  • C. Solos residuais, também chamados de solos fluviais, são aqueles transportados por rios ou cursos d’água.
  • D. O intemperismo físico dos solos envolve a redução de tamanho sem que haja alteração da composição original da rocha mãe.

A água passa por várias etapas no processo de purificação nas estações de tratamento. Dependendo das suas características e dos valores dos índices de potabilidade, o processo poderá eventualmente ser simplificado, tornando desnecessárias algumas operações. Quanto às etapas de tratamento, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Desinfecção é a destruição dos germes e bactérias por agentes bactericidas como o cloro e seus compostos.
  • B. Correção de acidez é a fixação do pH em um valor compatível com o índice recomendado pelas normas ou requerido pelo processo.
  • C. Controle da ação corrosiva é a adição de produtos como a cal, carbonato de potássio e metafosfato para atenuar a agressividade de elevada acidez.
  • D. A aeração é realizada em certas instalações quando a água contiver gases indesejáveis em dissolução. A aeração pode ser feita com escoamento ao ar livre por gravidade, aspersão, difusão de ar ou agitação mecânica.

Para o dimensionamento da base de um pilar metálico, a verificação da barra de cisalhamento se dará em função de:

  • A. Momento fletor solicitante de cálculo e momento fletor resistente de cálculo.
  • B. Momento fletor resistente de cálculo, força cortante solicitante de cálculo e força cortante resistente de cálculo na barra.
  • C. Momento fletor solicitante de cálculo, força cortante solicitante de cálculo e força cortante resistente de cálculo na barra.
  • D. Momento fletor solicitante de cálculo, força cortante solicitante de cálculo e força cortante resistente de cálculo na barra.

Os sistemas convencionais de esgoto por gravidade têm sido utilizados há muitos anos e os procedimentos para o seu projeto são bem estabelecidos. Quando projetados e construídos adequadamente, os sistemas convencionais por gravidade têm um desempenho confiável. Os esgotos por gravidade convencionais projetados e construídos adequadamente trazem algumas desvantagens, EXCETO:

  • A. Os requisitos de inclinação para manter o escoamento gravitacional podem exigir escavações profundas nos terrenos acidentados ou planos, aumentando os custos de construção.
  • B. Conseguem manter uma velocidade mínima (no escamento de projeto), aumentando a proporção de sulfeto de hidrogênio e metano que, por sua vez, aumentam os odores, entupimentos, corrosão da tubulação e o potencial para explosão.
  • C. As câmaras de visita associadas aos esgotos por gravidade convencionais são uma fonte de vazão afluente e infiltração, aumentando o volume de águas servidas a ser transportado e também o tamanho dos tubos e estações de levantamento/bombeamento aumentando, assim, os custos.
  • D. O bombeamento do esgoto ou as estações de levantamento podem ser necessários em consequência dos requisitos de inclinação dos esgotos por gravidade convencionais, resultando em um terminal do sistema (isto é, ponto baixo) no final da tubulação onde o esgoto é coletado e tem de ser bombeado ou erguido para um sistema de coleta. As estações de bombeamento e levantamento aumentam substancialmente o custo do sistema de coleta.

Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO:

  • A. Aquisições de areia e brita e enchimento de valas.
  • B. Aquisição de equipe técnica terceirizada para a escavação das valas
  • C. Aquisições, transportes e assentamentos dos tubos e mantas de geotêxtil.
  • D. Materiais e serviços complementares, como gabaritos, nivelamentos topográficos etc.

O concreto reforçado com fibras é definido como sendo o concreto produzido com cimento hidráulico, contendo agregados miúdos, ou miúdos e graúdos e fibras descontínuas discretas. Essas fibras podem ser produzidas a partir de material natural (por exemplo, asbesto, sisal, celulose) ou são produtos industrializados como vidro, aço, carbono e polímeros (por exemplo, polipropileno, kevlar). Algumas outras características significativas das fibras são: o fator de forma, forma e textura superficial, comprimento e estrutura, cuja fibra pode suportar uma tensão máxima (Շf), que depende da resistência da aderência interfacial (Ƭ); do diâmetro médio da fibra (d); e, do comprimento da fibra (L), onde L < Lc, e Lc é o comprimento crítico da fibra. A fórmula que melhor condiz com a tensão máxima da fibra é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Para se computar a precipitação média em uma superfície qualquer, é necessário utilizar as observações das estações dentro dessas superfícies e nas suas vizinhanças. O método que dá bons resultados quando o terreno não é muito acidentado, o qual consiste em dar pesos aos totais precipitados em cada aparelho, proporcionais à área de influência de cada um, denomina-se:

  • A. Método das Isoietas.
  • B. Método Los Angeles.
  • C. Método de Thiessen.
  • D. Método da média aritmética.

Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na superfície ou enterrada no solo para compensar toda ou parte das cargas aplicadas. Com frequência, elas são descritas como fundações enterradas, pois trabalham como lajes flutuantes quando parte ou todas as cargas oriundas da superestrutura são compensadas através do embutimento. A respeito dos tipos de lajes flutuantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Laje enterrada celular: é uma estrutura de concreto em caixão, apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. Lajes enterradas celulares são utilizadas onde há cargas muito elevadas, em espaço subterrâneo, e com uma barreira de água quando apoiadas abaixo do nível do lençol freático.

( ) Laje enterrada compensada: é uma laje de concreto apoiada sobre uma escavação em uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa total ou parte da tensão aplicada. Este tipo de laje enterrada é usado em estruturas com pavimentos múltiplos ou outras estruturas quando as cargas de pilares são muito grandes e um espaço profundo subterrâneo é necessário. Ao remover a massa de solo para compensar toda ou parte da tensão aplicada, o potencial para ruptura por cisalhamento e recalque excessivo é levemente aumentado.

( ) Laje espessa apoiada sobre um greide: é uma laje de concreto apoiada sobre uma superfície acabada de solo e com aumento de espessura nas regiões de pilares e paredes para melhor resistência do concreto aos esforços de torção. Uso semelhante como para laje apoiada em um greide, mas, neste caso, as cargas dos pilares ou das paredes são maiores, de modo que a espessura da laje sob os pilares e paredes é aumentada para proporcionar a resistência necessária aos esforços de torção.

( ) Laje enterrada com nervuras invertidas: é uma laje de concreto com nervuras alinhadas com os pilares apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. O piso da laje é integrado com a laje enterrada. Em geral são utilizadas em estruturas levemente carregadas.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, V, V, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...