Questões de Engenharia Civil do ano 2017

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A iniciativa privada desenvolveu softwares comerciais para a elaboração de orçamentos de obras, dentre outros, o COMPOR 90, da Noventa TI.

Ao se considerar a utilização de sistemas informatizados para a elaboração de orçamentos de obras, é incorreto afirmar:

  • A. Eles têm ferramentas bem avançadas para pesquisar composições e insumos cadastrados.
  • B. Eles possibilitam elaborar cronogramas físico-financeiros.
  • C. Eles facilitam o controle da execução da obra por meio de ferramentas informatizadas de orçamentação.
  • D. Ao compará-los com planilha sintética e composições de custos unitários elaboradas em um editor de planilhas (Microsoft Excel), verifica-se a maior eficiência do Excel quando se necessita rever todas as composições de custo de obra.



A execução de um projeto está sendo acompanhada por meio de curvas de agregação de valor (curvas "S"). As curvas "S" para os custos planejado e realizado e para o valor agregado relativas ao sexto mês são mostradas no gráfico precedente. No gráfico, a unidade monetária (R$) está representada no eixo das ordenadas, e o tempo, em meses, está representado no eixo das abcissas.

A partir das curvas mostradas no gráfico, assinale a opção correta.

  • A. As curvas "S" mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 80% e inferior a 90% do originalmente planejado.
  • B. Mantidas as condições de andamento da execução do projeto observadas no sexto mês, com certeza, o cronograma será antecipado em 2 meses.
  • C. A variação de custo obtida até o sexto mês permite estimar que, ao final da execução do projeto, haverá uma economia superior a 15% do inicialmente previsto.
  • D. Até o fim do sexto mês, a execução do projeto apresentava economia de aproximadamente R$ 5 milhões.
  • E. As curvas "S" mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 70% e inferior a 80% do originalmente planejado.

Considerando as disposições da lei orçamentária anual (LOA), a equipe de um órgão público produziu um relatório de planejamento para a execução de quinze projetos de engenharia para os quais havia dotação orçamentária. Esses projetos, nomeados de A, B, ..., O, foram plotados no gráfico de viabilidade de contratação mostrado a seguir, no qual o eixo horizontal representa a maturidade dos projetos e o eixo vertical, a maturidade dos estudos que visam à obtenção de licenças, inclusive das licenças ambientais.

Com base no gráfico e nas premissas apresentadas, a equipe de planejamento do referido órgão fez o relatório conclusivo a respeito dos projetos, destacando os seguintes itens.

I Dos quinze projetos, apenas dois estão aptos para a licitação da obra.

II Os projetos estão previstos no PPA, então a duração dos contratos não está adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, mas ao período necessário para o término da obra, segundo cronograma físico-financeiro.

III As dotações consignadas aos créditos orçamentários representam autorizações de despesas válidas para a utilização no período de vigência da LOA e estão integralmente disponíveis aos gestores públicos, para a execução de empenhos, liquidações e pagamentos imediatamente após a publicação da referida lei.

IV O relatório atestou a adequação da peça orçamentária, que evidenciou boa prática orçamentária, haja vista o provimento de dotações suficientes à execução de todos os quinze projetos.

À luz da legislação que rege o orçamento público, estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

No estudo para a execução de uma obra de construção civil, foi produzido documento com a seguinte redação.

A obra estará localizada a 300 m da construção vizinha: um prédio antigo, de alvenaria estrutural de tijolos cerâmicos maciços, assentados com argamassa de cimento. O piso do segundo andar é confeccionado de tábuas apoiadas em vigas de madeira engastadas na parede.

A solução de fundação para a obra em exame será a utilização de estacas franki, cravadas por percussão, que atravessarão uma camada inicial de areia compacta para, posteriormente, atravessar uma camada de argila mole até, finalmente, atingir um solo de alteração mais resistente onde se dê a nega.

Há a possibilidade, devido à técnica utilizada e o tipo de solo, de se propagarem vibrações que provoquem o surgimento de rachaduras, com o risco de embargos judiciais, indenizações, além de ações de nunciação da obra nova. Recomenda-se a troca de solução da fundação ou a execução de pré-furo a trado, a fim de minimizar o efeito das vibrações nas construções vizinhas.

É correto afirmar que o documento produzido é

  • A. uma peça do projeto básico de engenharia.
  • B. uma peça do projeto executivo de engenharia.
  • C. um relatório de fiscalização do sistema CONFEA/CREA.
  • D. uma perícia de engenharia que diagnosticou as causas de fissuração a partir da análise de informações e da investigação.
  • E. uma vistoria preliminar ou vistoria cautelar de vizinhança.

A figura precedente mostra o projeto da estrutura de um edifício composta de pilares e vigas metálicas. O dimensionamento da estrutura considera eventual situação de incêndio e elementos estruturais com proteção. Com relação a premissas de cálculo a serem adotadas nesse projeto, julgue os itens a seguir.

I Os esforços solicitantes decorrentes de restrições às deformações de origem térmica não podem ser desprezados em nenhuma hipótese.

II O esforço resistente de cálculo deve ser determinado considerando-se a variação das propriedades mecânicas do aço e do concreto conforme a temperatura.

III É desnecessário considerar o estado limite último de ruptura da seção líquida; a temperatura do aço será menor na ligação devido à presença de material adicional (parafusos, chapas, cantoneiras etc.).

IV A espessura de proteção das abas das cantoneiras ligadas aos pilares deve ser o dobro da espessura da proteção dos pilares.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

A respeito dos orçamentos de referência de obras e serviços de engenharia contratados e executados com recursos da União, assinale a opção correta.

  • A. O preço global de referência será o resultante do custo global de referência acrescido do valor correspondente ao BDI, que deverá evidenciar em sua composição, no mínimo, a taxa de rateio da administração central, os percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço, incluindo-se aqueles de natureza direta e personalística que onerem o contratado, a taxa de risco, seguro e garantia do empreendimento e a taxa referente ao lucro.
  • B. A diferença percentual entre o valor global do contrato e o preço global de referência não poderá ser reduzida em favor do contratado em decorrência de aditamentos que modifiquem a planilha orçamentária.
  • C. O custo global de referência de obras de infraestrutura de transportes será obtido a partir das composições dos custos unitários menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.
  • D. Na construção dos orçamentos de referência, o órgão ou a entidade poderá utilizar sistemas próprios, desde que aprovados pelo dirigente máximo da unidade.
  • E. Os custos unitários de referência na administração pública não poderão, em nenhuma hipótese, exceder os seus correspondentes do sistema de referência.

Na figura apresentada, que ilustra parte da tela de um arquivo do AutoCad, estão representadas duas linhas retas perpendiculares que não se encontram.

Considerando-se as informações e a figura apresentadas, se um projetista quiser unir essas duas linhas perpendicularmente, ele deverá acionar o comando

  • A. chamfer e selecionar, com o cursor, cada uma das linhas.
  • B. chamfer e selecionar, com o cursor, cada uma das linhas.
  • C. trim e selecionar, com o cursor, a linha superior horizontal.
  • D. polyline e selecionar as duas linhas, simultaneamente, pressionando a tecla Ctrl.
  • E. extend, selecionar a linha superior, pressionar a tecla Enter e, em seguida, selecionar a linha inferior.

Nas especificações técnicas de um projeto básico para execução de uma obra de edificações com estrutura em concreto armado, constava o procedimento a seguir.

As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o procedimento especificado é

  • A. inadequado, pois a conclusão da alvenaria deve coincidir com a face das vigas.
  • B. inadequado, pois os tijolos maciços devem ser dispostos perpendicularmente à face inferior das vigas e das lajes.
  • C. inadequado, pois o encunhamento deve ser realizado com cunhas pré-moldadas de concreto.
  • D. adequado, pois foi especificado o uso de argamassa com adição de expansor no encunhamento.
  • E. adequado, pois garante que a alvenaria também tenha função estrutural.

Considere que a tabela a seguir represente um cronograma físico-financeiro de uma obra pública, cuja data base de reajuste contratual — percentual de 10 % — tenha sido definida para o mês de maio. Considere, ainda, que os serviços devam ser medidos e pagos de acordo com a sua execução.

Nessa situação hipotética, caso a empresa contratada para executar a obra atrase, injustificadamente, a atividade B, em um mês, e adiante a atividade C, em um mês, caberá à fiscalização

  • A. vedar o pagamento de qualquer reajuste.
  • B. recomendar o pagamento de reajuste de R$ 100.000 relativo às atividades C e D.
  • C. solicitar o pagamento de reajuste de R$ 100.000 relativo às atividades B e D.
  • D. determinar o pagamento de reajuste de R$ 50.000 relativo à atividade D.
  • E. definir o reajuste de R$ 150.000 relativo às atividades B, C e D.

Uma empresa, contratada pela administração pública para construir uma edificação, deparou-se com problemas relacionados à altura do lençol freático — informação que já constava do boletim de sondagem do projeto básico. Como esses problemas estavam causando atrasos significativos na fase de execução do subsolo e, por conseguinte, no cronograma de execução da obra, a empresa contratada solicitou um aditivo contratual de reequilíbrio econômico-financeiro bem como a prorrogação do prazo de execução para compensar o prejuízo causado pelo problema em questão.

Nessa situação, considerando que os prejuízos e os atrasos previstos no projeto básico estejam corretamente calculados, caberá à fiscalização, ao analisar as solicitações,

  • A. negar o pedido para a dilação do prazo, mas permitir a inclusão de aditivo contratual.
  • B. negar os dois pedidos, mas não aplicar penalidade em razão do atraso na execução da obra.
  • C. negar os dois pedidos e aplicar penalidade em razão do atraso na execução da obra.
  • D. aceitar tanto o pedido para a dilação do prazo quanto para a inclusão de aditivo contratual.
  • E. aceitar tanto o pedido para a dilação do prazo quanto para a inclusão de aditivo contratual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...