Lista completa de Questões sobre Arquitetura na Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura a seguir apresenta os elementos hidráulicos de um banheiro em detalhe isométrico, sendo essa uma representação comumente utilizada nesse tipo de projeto. Nela pode-se verificar o diâmetro das tubulações, as alturas das saídas de água, válvulas e registros, sendo todos estes elementos referenciados na planta baixa do ambiente.
Júnior, 2017, p. 80 (Adaptação).
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, à luz do que apresenta o livro Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura, de Júnior, 2017.
I. De acordo com essa figura, o fechamento do RG permite interromper o fluxo de água em todas as saídas do banheiro representadas, à exceção da água que chega até VD que, por sua vez, retém ou libera o fluxo para a BS.
II. Ainda que possam variar em função do modelo dos aparelhos instalados, recomenda-se o uso de alturas bastante distintas para as saídas de água LV e DC: 90 cm e 40 cm, respectivamente, o que se justifica pela conveniência durante o uso dos equipamentos a serem instalados nessas saídas, pois um é feito de pé e o outro assentado.
III. Considerando-se que a escala utilizada em plantas baixas de projetos arquitetônicos é geralmente em torno de 1/50, a escala utilizada para representação dos detalhes isométricos é mais ampliada, sendo recomendadas por esse livro as escalas 1/20 ou 1/25.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Entre as solicitações do conteúdo que deverão conter os projetos arquitetônicos para aprovação no município de Uberlândia/MG, o Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia e de seus distritos trata da utilização da escala e também faz exigências sobre a cotagem nos desenhos arquitetônicos.
Nesse contexto, é correto afirmar que
Anorma brasileira NBR 9.050 (ABNT, 2004), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, entre os vários aspectos que aborda, trata do tema rampas. Entre as características que ela exige para que a rampa atenda a norma de acessibilidade, está a inclinação, cujas restrições são apresentadas na tabela 5 a seguir. Emalguns casosexcepcionais, como reformas, quando esgotadas as possibilidades desoluções que atendam integralmente as utilizadas na tabela 5, a Norma permite ainda inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme a tabela 6, a seguir.
Analise este desenho do estudo preliminar de uma rampa.
Após analisar as tabelas e o desenho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Considerando que o estudo preliminar acima é para uma obra de reforma, numa situação que possa ser enquadrada pela NBR 9.050 como excepcional, a rampa estaria em acordo com as exigências da norma.
( ) Em uma situação normal, caso o estudo fosse para um projeto arquitetônico de uma nova edificação, a rampa não atenderia à NBR 9.050 e nem mesmo às exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG.
( ) O Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG têm parâmetros próprios de acessibilidade às edificações por rampas que não se relacionam com as exigências da NBR 9.050.
( ) Entre as exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG em relação à inclinação de rampas acessíveis, há ainda exceções no caso de projetos para construção de escolas de nível superior.
Assinale a sequência correta.
Analise as seguintes afirmativas, associadas às exigências mínimas de segurança, conforto e salubridade das edificações, presentes no Plano Diretor de Barão de Cocais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Toda edificação deverá dispor de elevador, sempre que a diferença entre o piso mais baixo e o mais alto for igual ou maior que 9 m, inclusive subsolo.
( ) Nas habitações coletivas e edificações de uso coletivo, a largura mínima das escadas será de 1,20 m.
( ) Os elevadores poderão constituir o meio exclusivo de acesso em uma edificação.
( ) As edificações construídas sobre linhas divisórias podem ter beiradas que lancem águas no logradouro público.
Assinale a sequência correta.
Em conformidade com as recomendações relativas às rotas acessíveis apresentadas pela ABNT NBR 9050 (2015) Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga.
( ) A rota acessível pode ter desníveis, ainda que estes devam ser evitados.
( ) Os cinemas, teatros, auditórios e similares, incluindo locais de eventos temporários, mesmo que para público em pé, devem estar localizados em uma rota acessível vinculada a uma rota de fuga.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com as considerações que a ABNT NBR 9050:2015 faz em relação à acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os parâmetros relativos à área de circulação e manobra, como a largura para deslocamento em linha reta, aplicam-se tanto para pessoas adultas em cadeiras de rodas quantos para crianças em cadeiras de rodas infantis.
( ) São elementos essenciais de sinalização em edificações: as informações de sanitários, os acessos verticais e horizontais, números de pavimentos e as rotas de fuga.
( ) O local definido para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado por meio do símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva, além disso, deve ser assegurado um foco de luz disposto de maneira a iluminar o intérprete desde a cabeça até os joelhos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...