Questões sobre Estradas e Transporte

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Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.

É no meio biótico que ocorrem os principais impactos ambientais, tanto positivos como negativos, decorrentes da implantação de uma rodovia, que compreendem seu passivo ambiental, gerado a partir da implantação da rodovia e de atividades antrópicas danosas ao corpo estradal, a faixa de domínio e a região lindeira.

Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.
O Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) é exclusivo para a disponibilização de custos de referência de serviços e insumos para o modal rodoviário, além da definição de metodologias e despesas envolvidas na confecção dos orçamentos.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Carlos, projetista de obras rodoviárias, optou, entre outras soluções, pelo pavimento flexível como solução de pavimentação de uma rodovia, por proporcionar forte união dos agregados, permitindo flexibilidade controlável, além de atuar como impermeabilizante e ser durável à ação da maioria dos ácidos, dos álcalis e dos sais. Nessa situação, está correta a justificativa de Carlos para a opção pela solução de pavimento flexível.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Marcelo, engenheiro de obras rodoviárias, ao realizar o ensaio slump test durante a concretagem de um pavimento rígido, encontrou um resultado diferente do previsto no projeto. Como ação necessária para corrigir o traço, ele utilizou um aditivo plastificante. Nessa situação, Marcelo realizou uma ação correta para corrigir o traço.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Araújo, engenheiro de obras rodoviárias, realizou o plantio de 10.000 mudas nativas em uma área de preservação permanente por onde passará a rodovia cuja construção encontra-se sob sua responsabilidade. Nessa situação, Araújo visa mitigar os danos gerados pela construção da rodovia.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Antônio, engenheiro de obras rodoviárias, sempre que possível opta pela utilização de agregado britado a extração de areia em cava submersa. Com base nessa informação, é correto concluir que o objetivo de Antônio com essa ação é diminuir o assoreamento do rio perto de locais de captação de água.

Entre as propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, destacam-se: permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade e expansibilidade e resistência ao cisalhamento.


De acordo com o Manual de pavimentação, DNIT/2006, qual a definição de capilaridade?

    A) É a propriedade dos solos de permitir a passagem da água sob a ação da gravidade ou de outra força.

    B) É a propriedade dos solos de absorver água por ação da tensão superficial, inclusive opondo-se à força da gravidade.

    C) É a propriedade dos solos de ter seu volume ampliado por aumento de umidade.

    D) É a propriedade dos solos de recuperar a forma primitiva, cessado o esforço deformante.

O manual de projeto geométrico de travessias urbanas do DNIT (2010) apresenta a classificação funcional das vias urbanas, isto é, a categorização conforme a função que desempenham dentro do sistema viário e o tipo de serviço que entregam. Nesse sentido, analise as características de um determinado tipo de via urbana: • São vias com controle de acesso aos lotes marginais, de modo a minimizar os efeitos do atrito lateral e eliminar os principais pontos de conflito. São exemplos deste controle: exigências de altura dos meios-fios e restrições quanto aos retornos possíveis. • Devem prover elevado grau de mobilidade para as viagens mais longas, oferecendo velocidades de operação e níveis de serviço elevados. • Normalmente a seção transversal não inclui acostamentos.
As características acima definem:

    A) Vias do sistema local.

    B) Vias expressas secundárias.

    C) Vias expressas primárias.

    D) Vias arteriais primárias.

    E) Vias do sistema coletor.

Para padronizar a linguagem, a norma DNIT 005/2003 – TER apresenta os termos técnicos que devem ser empregados em relação aos defeitos que porventura possam ocorrer em pavimentos flexíveis e semirrígidos. Desse modo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Remendo.

2. Fissura.

3. Trinca.

4. Afundamento.

5. Panela.


Coluna 2

( ) Cavidade que se forma no revestimento por diversas causas, inclusive por falta de aderência entre camadas superpostas.

( ) Panela preenchida com uma ou mais camadas de pavimento na operação denominada de “tapaburaco”.

( ) Fenda de largura capilar existente no revestimento, posicionada longitudinal, transversal ou obliquamente ao eixo da via.

( ) Fenda existente no revestimento, facilmente visível à vista desarmada. Pode ser isolada ou interligada.

( ) Deformação permanente caracterizada por depressão da superfície do pavimento acompanhada, ou não, de solevamento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

    B) 2 – 3 – 4 – 5 – 1.

    C) 3 – 4 – 5 – 1 – 2.

    D) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.

    E) 5 – 1 – 2 – 3 – 4.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano de que trata a Constituição Federal, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas cidades, cujas diretrizes foram instituídas na Lei nº 12.587/2012. Sobre o tema, é correto afirmar que:

    A) É atribuição da União planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano.

    B) A Lei tem como objetivo promover a inovação tecnológica para transportes coletivos.

    C) O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do município.

    D) Os setores de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo não fazem parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

    E) Os entes federativos não poderão utilizar como instrumento de gestão do sistema de transporte e da mobilidade urbana a restrição e o controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados.

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