Lista completa de Questões sobre Fundações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O projeto de uma fundação do tipo radier exige que determinadas condições devam ser observadas. A respeito das condicionantes desse tipo de fundação, julgue os seguintes itens.
Nos casos em que possam existir pressões devido à presença de lençóis freáticos, a fundação do tipo radier não é recomendável.
O projeto de uma fundação do tipo radier exige que determinadas condições devam ser observadas. A respeito das condicionantes desse tipo de fundação, julgue os seguintes itens.
Pelo fato de ser uma estrutura esbelta, a fundação do tipo Raider normalmente apresenta baixa rigidez estrutural, o que limita sua aplicação.
Considere as afirmativas abaixo.
I. São estacas que apresentam grande capacidade de carga e podem ser executadas a grandes profundidades, não sendo limitadas pelo lençol freático. Seus maiores inconvenientes dizem respeito à vibração do solo durante a execução, área necessária ao bate-estacas e possibilidades de alterações do concreto do fuste, por deficiência do controle tecnológico.
II. Este tipo de estaca pode ser empregado em locais confinados ou terrenos acidentados devido à simplicidade de seu equipamento. Sua execução não causa vibrações, evitando problemas com as edificações vizinhas. Porém, em geral, possui capacidade de carga menor que outros métodos, e possui limitação em relação ao nível do lençol freático.
III. É uma estaca de pequeno diâmetro concreta in loco, cuja perfuração é realizada por rotação ou rotopercussão, em direção vertical ou inclinada. Essa perfuração se processa com um tubo de revestimento e o material escavado é eliminado constantemente, por corrente fluida (água, lama bentonítica ou ar) que, introduzida através do tubo, reflui pelo espaço entre o tubo e o terreno.
IV. Possui seção retangular, pois é executada por equipamento de corte e escavação característico do processo, acoplado a guindaste. Esse equipamento desce através de guias instaladas à boca do furo. Seu processo exige o uso constante de lama bentonítica, que trabalha na contenção das paredes do furo. Sua execução é isenta de vibrações e os ruídos são mínimos.
As afirmativas I, II, III e IV referem-se, respectivamente, às estacas:
Mega; Franki; Escavada; Barrete.
Strauss; Franki; Barrete; Raiz.
Franki; Strauss; Escavada; Raiz.
Franki; Strauss; Raiz; Barrete.
Broca; Franki; Escavada; Raiz.
Ao final de uma concretagem de um determinado tipo de estaca moldado in loco, procedeu-se o desbaste dos últimos 50 cm da estaca, deixando à mostra a ferragem de ancoragem. Esse procedimento deve ser executado, principalmente, porque
toda estaca deve ser posicionada com excesso de fuste para, após definidas as cotas de fundações, serem devidamente cortadas.
a contaminação do concreto por partículas de solo, nos últimos centímetros de preenchimento, causa o enfraquecimento do fuste.
o índice de 'nega' do bate-estacas hidráulico é uma medida empírica, e deve ser majorado, causando o excesso de fuste que sempre é cortado ao fim da cravação.
existe oxidação excessiva da armadura final do fuste, que deve, então, ser soldada aos futuros elementos de fundação, reduzindo a perda de resistência.
o valor cobrado por metro de cravação não é medido em centímetros, exigindo que sempre se crave um metro a mais de estaca para que se possa executar o acerto ao final.
As estacas são peças alongadas que podem ser cravadas ou confeccionadas in situ visando, principalmente, transmitir cargas a camadas profundas do terreno. Cravação no solo por meio de macaco hidráulico de segmentos de estaca de 1,5 m, 3 m ou 5 m um após o outro, justapostos, até se conseguir o comprimento desejado, reduzindo, desta forma, qualquer vibração e tendo faixa de carga em torno de 700 kN, são características que pertencem ao método executivo das estacas tipo
Raiz.
Hélice contínua.
Mega.
Escavada.
Strauss.
Na fundação em profundidade realizada com o emprego de tubulões, sempre que não for possível a efetuação de provas de carga direta no terreno ao nível de assentamento da base dos tubulões, devem ser realizados ensaios em amostras extraídas do solo, para a determinação da capacidade de carga do solo. A respeito da fundação com o emprego de tubulões e da capacidade de carga do solo, julgue os itens a seguir.
Na fundação em profundidade em solo com a presença de matacões ou lâminas de material rochoso muito duro, é preferível a utilização de estacas ao emprego de tubulões.
As fundações podem classificar-se em rasas ou profundas. As rasas transmitem a carga ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. As profundas transmitem a carga pela base, pela superfície lateral ou por uma combinação das duas, além de estarem assentadas em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. Nas alternativas a seguir, são elencados tipos de fundação existentes. Assinale aquela que apresenta somente fundações classificadas como profundas.
sapata e estaca
radier e tubulão
tubulão e sapata
estaca e caixão
caixão e radier
Fundações são elementos estruturais responsáveis por transmitir cargas provenientes da estrutura ao solo. Para cumprir essa função, devem ser projetadas para possuir resistência suficiente e suportar os esforços solicitantes. O solo deve possuir características de resistência e de rigidez para não romper nem apresentar deformações excessivas que tragam solicitações não previstas aos sistemas estruturais. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Fundações rasas são aquelas em que a carga proveniente da estrutura é transferida pelo atrito lateral entre o elemento e o solo e pelas tensões na sua extremidade.
Fundações indiretas transferem a carga proveniente da estrutura predominantemente pelas tensões distribuídas sob a base da fundação. Nestas, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior ao dobro da menor dimensão da fundação.
Radier é um elemento de fundação de concreto armado que abrange todos os pilares e carregamentos distribuídos de uma obra. Além dos esforços de compressão, o radier deve resistir aos momentos gerados pelos pilares carregados diferencialmente e a possíveis esforços provocados pelo lençol freático.
Estacas são elementos de fundação profunda, construídos com a descida de operários em algum momento do procedimento executivo, e podem ter base alargada ou não.
Tubulões são elementos de fundação profunda construídos sem a descida de operários em qualquer fase do procedimento de execução.
Qual o tipo de fundação adequado quando o lençol freático é raso ou quando a obra se localiza dentro de rio, lagoa ou mar?
Radier
Sapata associada
Sapata contínua
Tubulão a ar comprimido
Tubulão a céu aberto
Qual dos seguintes tipos de fundação NÃO gera recalques diferenciais?
Bloco
Estaca
Radier
Sapata
Tubulão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...