Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que contém a redução de volume de 1 tonelada (1 000 kgf) de água, quando sua temperatura varia de 80 para 10 graus Celsius, mantendo-se a pressão constante em 1 atm.
Sobre a aplicação da força de protensão em uma estrutura, são feitas as seguintes afirmações:
I. Utiliza-se armadura ativa, melhorando a resistência à fissuração.
II Há redução ou eliminação das tensões de tração, eliminando o potencial de aparecimento de fissuras.
III. Há redução da tensão de cisalhamento, reduzindo as seções das peças estruturais.
Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.
No projeto das instalações elétricas de baixa tensão, quanto a pontos de tomadas, deve-se observar que:
não devem existir pontos destinados à alimentação de mais de um equipamento.
a um ponto previsto para uso específico deve ser atribuída uma potência igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado.
os pontos de tomada de uso específico podem ser localizados a 1,75 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser utilizado.
halls de serviço podem não possuir tomadas, desde que pelo menos um cômodo adjacente possua uma tomada a 1,50 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser utilizado.
Durante a construção de uma edificação, um bloco de argila úmida, de 8 m de comprimento, por 5 m de largura e 3 m de altura deverá ser removido durante a execução das fundações. Que volume em metros cúbicos será ocupado por esta terra, se ela apresenta no solo, antes do corte, um peso específico igual a 2000 kg/m3 e empolamento de 40%?
Segundo a NBR 5.410 da ABNT, Instalações Elétricas de Baixa Tensão, a qualificação das pessoas é "influência externa" que pode decidir se uma medida de proteção contra choques é ou não aceitável em determinado local, dependendo de como essa condição de influência externa aí se apresenta. Considerada essa questão, em relação à sua competência, uma pessoa com conhecimento técnico e experiência tal que lhe permite evitar os perigos da eletricidade, é classificada, pela mesma NBR 5.410, como:
Para as instalações prediais de águas pluviais, a determinação da intensidade pluviométrica "I", para fins de projeto, deve ser feita a partir da fixação de valores adequados para a duração de precipitação (t) e o período de retorno (T). É CORRETO afirmar, de acordo com a NBR 10.844, Instalações Prediais de Águas Prediais, que os valores de t e de T são, respectivamente:
5 minutos e 1 ano, para áreas pavimentadas, onde empoçamentos possam ser tolerados.
10 minutos e 5 anos, para coberturas e/ou terraços.
15 minutos e 25 anos, para coberturas e áreas onde empoçamento ou extravasamento não possa ser tolerado.
Em relação ao "orçamento preliminar" de uma obra, é CORRETO afirmar:
Apresenta grau de incerteza mais alto que a estimativa de custos.
Utiliza um número menor de indicadores que a estimativa de custos.
É efetuado a partir de composições de custos e cuidadosa pesquisa de preços dos insumos.
As despesas indiretas estão relacionadas com a garantia da qualidade da obra, uma provisão de recursos para garantir o bom desempenho geral e a:
O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a, EXCETO:
permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis.
impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização.
permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações.
evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, mas não nos ambientes receptores.
Em uma instalação hidráulica predial, todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante. Esta declividade:
deve ser de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
pode ser de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
deve ser de 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100 mm.
pode ser de 0,5% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100 mm.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...