Questões sobre Geral

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Um aspecto de significativa importância e que tem fundamental impacto sobre a segurança de todo o sistema de tráfego é o tempo de reação. O tempo de reação pode ser determinado pelo tempo decorrido entre a ocorrência do estímulo e a materialização da reação do usuário. Este tempo de reação pode ser decomposto nas seguintes parcelas:

  • A.

    percepção, reflexão, identificação e julgamento.

  • B.

    percepção, identificação, decisão e ação.

  • C.

    planejamento, atuação, avaliação e correção.

  • D.

    identificação, análise, julgamento e justificação.

  • E.

    emoção, julgamento, avaliação e identificação

Considere os blocos abaixo.

Os blocos que podem ser utilizados em alvenaria estrutural são, apenas, os de números:

  • A.

    1 e 2

  • B.

    2 e 3

  • C.

    3 e 4

  • D.

    1, 2 e 3

  • E.

    2, 3 e 4

Nas redes para distribuição de gases combustíveis, algumas condições gerais são fundamentais para o bom funcionamento e a garantia de segurança da edificação. Quanto a essas redes, assinale a opção correta acerca dos procedimentos para a sua instalação, seus componentes e sua utilização.

  • A.

    A instalação de purgadores permite a retirada de CO2 ou outros gases não inflamáveis.

  • B.

    Os aparelhos deverão ser ligados diretamente à rede interna.

  • C.

    Para as redes primárias e secundárias, pode-se empregar tubos de aço preto, para classe média.

  • D.

    A pressão de GLP nas tubulações é controlada por registros do tipo com esfera, de fecho rápido.

No dimensionamento de uma viga de concreto armado submetida à flexão simples, quando a tensão na armadura de tração for menor do que a tensão de escoamento do aço (caso de seção superarmada), é preciso:

  • A. Aumentar a armadura transversal para evitar o escoamento do aço.
  • B. Diminuir a altura da viga para que não haja fissuras excessivas.
  • C. Colocar armaduras adicionais nas faces laterais para aumentar a resistência da viga.
  • D. Reduzir a armadura longitudinal de tração para reduzir a tensão no aço.
  • E. Utilizar armadura de compressão para evitar o esmagamento do concreto

As tensões de cisalhamento em uma seção submetida a um esforço cortante podem ser calculadas a partir da fórmula τ = VQ/(It). Acerca da distribuição das tensões de cisalhamento em uma seção retangular submetida a um esforço cortante, é incorreto afirmar:

  • A.

    As tensões de cisalhamento variam parabolicamente na seção.

  • B.

    O valor máximo da tensão de cisalhamento corresponde a 3V/(2A), onde V é o esforço cortante aplicado e A é a área da seção.

  • C.

    Para o cálculo de τ em um ponto qualquer, adota-se Q, momento estático da seção inteira, calculado em relação à linha neutra.

  • D.

    Normalmente, as deformações associadas às tensões de cisalhamento são muito pequenas em relação àquelas associadas à flexão.

  • E.

    O valor máximo da tensão de cisalhamento em uma seção retangular ocorre no meio da seção.

Ao realizar atividades na etapa de abertura de valas ou locação de uma obra, os Equipamentos de Proteção Individual a serem utilizados pelo trabalhador são:

  • A.

    capacete, bota de couro, luva de raspa e luva de borracha.

  • B.

    protetor facial, capacete, capa de chuva e cinto de segurança tipo paraquedista.

  • C.

    capacete, bota de borracha, luva de látex e avental de couro.

  • D.

    capacete, protetor auricular, óculos de segurança e cinto de segurança abdominal.

  • E.

    máscara para pó, extintor portátil, capacete e máscara de proteção facial.

O controle dos materiais constituintes do concreto é etapa fundamental para que o produto final atenda ao especificado no projeto. Esse controle pode ser feito tanto na própria obra, como na especificação para utilização dos materiais. Com relação ao controle de materiais para concreto, assinale a opção correta.

  • A.

    O grau de moagem do cimento pode ser avaliado pela sedimentação da amostra em um líquido.

  • B.

    O filler, classificado como agregado graúdo, é controlado pelo diâmetro efetivo no peneiramento.

  • C.

    O ensaio para determinação do tempo de pega do cimento é feito com a utilização de amostra de argamassa.

  • D.

    A curva de inchamento da areia representa o aumento do volume da areia ao se misturar com o cimento.

No emprego do cimento portland CP V-ARI numa estrutura de concreto armado, representa uma desvantagem:

  • A. Maior probabilidade de fissuração
  • B. Maior tempo na retirada de fôrmas e escoramento.
  • C. Resistência à compressão mais elevada nas idades iniciais
  • D. Dificuldade no adensamento do concreto fresco
  • E. Diminuição da vida útil da estrutura.

Qual a deflexão na extremidade livre de uma viga engastada em uma das extremidades, com módulo de elasticidade E e momento de inércia I constantes, sujeita a um carregamento uniformemente distribuído q ao longo de toda a sua extensão?

  • A.

    3qL4/(8EI)

  • B.

    3qL4/(5EI)

  • C.

    qL4/(EI)

  • D.

    2qL4/(EI)

  • E.

    qL4/(8EI)

A eficiência do sistema viário urbano pode ser substancialmente melhorada através de uma adequada operação de suas interseções semaforizadas. Para executar essa tarefa, existem muitos métodos disponíveis. Sobre esses métodos, pode-se afirmar que

I. muitos dos métodos de programação semafórica buscam otimizar uma determinada função objetiva, o qual pode ser: desobstrução do cruzamento, maximização da capacidade, minimização da saturação, minimização do atraso médio por veículo, minimização do número de paradas, minimização do consumo de combustível ou minimização do tempo de viagem.

II. alguns métodos que tratam da obtenção de planos semafóricos para sistemas de interseções, operando em tempo fixo, responsabilizam-se pela obtenção de progressão em artérias, utilizando o critério de maximização da banda de passagem, como, por exemplo, o MAXBAN e o PASSER IV.

III. o programa TRANSYT é um dos programas que trata das interseções semaforizadas em área, formando uma rede, sendo bastante utilizado na produção de planos semafóricos para conjunto de semáforos operados por sistemas de Controle de Tráfego por Área (CTA).

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmativa I é incorreta.

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta

  • C.

    Apenas a afirmativa III é incorreta.

  • D.

    As afirmativas I, II e III são incorretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

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