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Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
Dado o baixo volume de tráfego, é mais viável técnica e economicamente utilizar solução de revestimento em concreto betuminoso usinado a quente que solução de tratamento por penetração invertida.Em um canteiro de obras rodoviárias, um fiscal de obra verificou o seguinte:
I armazenagem de cimento asfáltico de petróleo (CAP) em temperatura ambiente;
II aquisição de cimento e estocagem desse material a granel, em montes despejados em estrados de madeira a céu aberto e cobertos por lonas plásticas, devido ao grande volume necessário e sua aplicação em sub-base de solo melhorado;
III escolha do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) como solução de revestimento da pista: esse material pode ser aplicado em períodos chuvosos; a região da construção da rodovia tem alto índice pluviométrico.
Com referência a essa situação, julgue os próximos itens.
O CBUQ pode ser aplicado durante a chuva, desde que haja controle de temperatura ambiente durante o transporte, o lançamento e a compactação desse material.Acerca da incorporação imobiliária, julgue os itens subsequentes. O patrimônio de afetação visa proteger o empreendimento afetado contra os riscos patrimoniais de outros negócios do incorporador, impedindo que os eventuais insucessos deste, em outros negócios, interfiram na estabilidade econômico-financeira da incorporação objeto da afetação.
Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a produção horária do rolo compactador é superior a 330 m3/h.Com relação a planejamento, controle físico-financeiro, acompanhamento, aplicação de recursos e medição em obras públicas, julgue os itens subsequentes. No caso de empreitada por preço global, caso o serviço já tenha sido iniciado, ele deverá, desde que autorizado pela fiscalização, ser medido e pago, ainda que não esteja totalmente concluído no momento da emissão da fatura. Quando o serviço estiver concluído, caso seja verificado algum problema que afete a qualidade da obra, o valor pago deverá ser estornado na medição seguinte.
Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
A solução mais adequada para o tratamento da extensão em argila mole consiste na utilização de geodrenos, combinada com camada drenante de areia, e na realização de sobrecarga temporária sobre o aterro.Com relação a planejamento, controle físico-financeiro, acompanhamento, aplicação de recursos e medição em obras públicas, julgue os itens subsequentes. O cronograma físico-financeiro com a especificação física completa das etapas necessárias à medição, ao monitoramento e controle da obra deve constar da minuta de contrato que integrar o edital de licitação.
Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
Com base na análise do equilíbrio do sistema escavação, carga e transporte, é correto concluir que é mais vantajoso operar com a carregadeira totalmente aproveitada, impondo-se certa ociosidade aos caminhões, que operar com caminhões totalmente aproveitados, impondo-se ociosidade à carregadeira.Na execução de um aterro necessário em obra de terraplenagem para implantação de rodovia, verificou-se a existência de uma camada de solo mole com 20 metros de profundidade, que foi removida e substituída por material de melhor qualidade.
Considerando essa situação, julgue os itens subsecutivos.
A remoção e a substituição da camada de solo mole na obra em questão constituem uma solução economicamente viável.Com relação a planejamento, controle físico-financeiro, acompanhamento, aplicação de recursos e medição em obras públicas, julgue os itens subsequentes. O orçamento de referência para obras de engenharia corresponde ao somatório dos custos unitários dos serviços, da mão de obra e dos materiais necessários à execução do empreendimento.
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