Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura mostrada representa uma treliça de madeira que atua como uma tesoura de telhado, cujos nós são indicados por números. A treliça está apoiada nos pontos 1 e 7, o carregamento do telhado ocorre nos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, e o forro de madeira está fixado na treliça nos pontos 1, 7, 8, 9, 10, 11 e 12. A respeito dessa estrutura, para fins de dimensionamento, é correto afirmar que todas as peças de madeira
Considere que, em uma pequena reforma, tenha havido a necessidade de se construir uma parede em alvenaria de 6,5 m × 3,0 m com uma janela de 1,5 m × 1,0 m e outra janela de 1,5 m × 2,0 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Se forem usados blocos de 10 cm (largura) × 9 cm × 19 cm e juntas verticais e horizontais de 1,0 cm, a quantidade necessária de blocos será superior a 20 unidades/m2.
Considere que, em uma pequena reforma, tenha havido a necessidade de se construir uma parede em alvenaria de 6,5 m × 3,0 m com uma janela de 1,5 m × 1,0 m e outra janela de 1,5 m × 2,0 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. O volume previsto de argamassa, considerando-se juntas cheias, é maior que 0,040 m3/m2.
Uma empresa de engenharia, responsável pela construção de um edifício público federal, recebeu ordem da fiscalização para trocar, de PVA para acrílica, a especificação da pintura interna das paredes. A ordem foi registrada no diário de obras e, como o valor unitário da pintura acrílica é maior que o da pintura PVA, houve autorização para suprimir a pintura da área do subsolo e, assim, compensar a diferença de valor. O serviço foi executado conforme determinado, medido e pago, e o valor da alteração não extrapolou os limites de acréscimos e supressões previstos em lei.
Considerando, ainda, que o contrato tenha sido fechado por empreitada a um preço unitário, e que os acréscimos e supressões estejam dentro dos limites previstos em lei, julgue os itens subsequentes a respeito da situação hipotética apresentada.
Caso a empresa de engenharia contratada já tenha efetuado a compra da tinta PVA e a disponibilizado no local dos trabalhos, a administração deverá ressarcir a empresa pelos custos oriundos dessa troca de especificação.Antes do início da execução de um aterro, durante a construção de um complexo de edifícios públicos, o fiscal da obra refez o levantamento topográfico e alguns ensaios no solo existente. Após o trabalho de campo, o engenheiro fiscal constatou que o nível real do terreno primitivo estava dois metros acima do previsto em projeto, e que a jazida de solo, prevista para fornecer material de aterro, apesar de atender a todas as características exigidas no projeto, possuía um teor de umidade bem abaixo do teor de umidade ótimo.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se a execução do aterro ocorrer sem a correção do erro topográfico constatado pela fiscalização, o erro na medição acarretará pagamento de serviço superfaturado.Durante a execução de uma obra pública cujo objeto é a construção de um prédio, a administração nomeou, como fiscal técnico, um engenheiro eletricista, visto que, no seu quadro de servidores, não havia nenhum engenheiro civil ou arquiteto. A construtora contratada para executar a obra questionou a área de formação do fiscal; porém, como a execução de subestação de energia elétrica fazia parte do escopo da obra, foi justificada e mantida a nomeação do engenheiro eletricista como fiscal de toda a obra.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Por ser uma obra pública e, na administração, não haver engenheiro civil nem arquiteto e existir subestação de energia elétrica, é justificável a indicação do engenheiro eletricista para a função de fiscal técnico de toda a obra.A viga de concreto armado de uma edificação residencial, representada na figura abaixo, foi dimensionada para o estado limite último e para situações de combinações de ações normais.
Considerando que a área da seção transversal de armadura de tração em aço CA-50 é de 2,5 cm2 e o braço de alavanca entre a resultante das forças de compressão e de tração na flexão é 0,46 m, o momento fletor resistente de cálculo, em kNm, é
Após a conclusão da construção de um prédio público, o vizinho reclamou com a administração que a obra havia causado fissuras em sua residência. O gestor público nomeou um engenheiro civil como perito para apurar as causas do problema, e este constatou que o motivo das fissuras foi o processo construtivo das fundações.
A respeito desse caso hipotético, julgue os itens seguintes.
A atividade de perícia, no caso apresentado, pressupõe formação jurídica por parte do engenheiro civil.Uma estrutura de aço será projetada, para o estado limite último e para situações de combinações de ações normais, com uma viga biapoiada contida lateralmente com perfil VS400 × 58 em aço MR250, de seção compacta, como ilustrada na figura abaixo.
Considerando que o módulo plástico da seção transversal em torno do eixo X-X seja de 1190 cm3, o momento resistente de cálculo desta viga, em kNm, é
Um engenheiro realizou uma vistoria nas obras executadas em um prédio para verificar se as instalações elétricas e hidrossanitárias teriam sido executadas de acordo com as normas técnicas. Após a conclusão da vistoria, o engenheiro registrou as seguintes observações em seu relatório: a tubulação aparente da rede de água fria é identificada pela cor azul-clara; em um apartamento do último andar do prédio, os chuveiros elétricos apresentam pouca pressão de água; os fios elétricos ocupam cerca de 90% da área da seção transversal dos eletrodutos; e, embora o banheiro esteja limpo, exala mau cheiro.
De acordo com essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O mau cheiro detectado pelo engenheiro pode ser causado por defeito de funcionamento da caixa sifonada, instalada no piso do banheiro.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...