Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o projeto e execução de instalações prediais de água quente, as pressões dinâmicas nas tubulações, em kPa, NÃO devem ser inferiores a
16.
12.
8.
5.
2.
Sobre o projeto e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário é correto afirmar que:
todos os trechos horizontais do sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade.
a declividade mínima para tubulações de esgoto sanitário é 0,5%.
a declividade máxima para tubulações de esgoto sanitário é de 10%.
o coletor predial deve ter diâmetro nominal mínimo DN 75.
os desvios nos coletores devem ser feitos com peças com ângulo central igual ou superior a 90°.
Sobre os sistemas prediais de esgoto sanitário é correto afirmar que a
distância máxima entre dois dispositivos de inspeção é 30 m.
distância máxima entre a ligação do coletor predial com o coletor público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 10 m.
extremidade aberta de um tubo ventilador primário não deve estar situada a menos de 4 m de qualquer janela, salvo se elevada pelo menos 0,5 m das vergas dos respectivos vãos.
mudança de direção no tubo de ventilação primária deve ser feita mediante curvas de ângulo central não superior a 90°, e com um aclive mínimo de 0,5%.
extremidade aberta de um tubo ventilador primário deve situar-se a uma altura mínima igual a 2 m acima de laje utilizada para outros fins além de cobertura.
Sobre as instalações prediais de águas pluviais é correto afirmar que
a inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mínimo de 0,5%.
o diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de águas pluviais seção circular é 50 mm.
as superfícies horizontais de laje devem ter declividade mínima de 1%, de modo que garanta o escoamento das águas pluviais, até os pontos de drenagem previstos.
o período de retorno para a determinação da intensidade pluviométrica em coberturas e terraços é de 50 anos.
intensidade pluviométrica é o quociente entre a altura pluviométrica precipitada num intervalo de tempo pela área em estudo.
As obras de drenagem possuem a finalidade de captar e conduzir adequadamente as águas superficiais e subterrâneas. São exemplos de obras de drenagem subterrânea:
trincheiras drenantes e caixas de dissipação.
drenos horizontais profundos e caixas de dissipação.
trincheiras drenantes e escadas dágua.
trincheiras drenantes e drenos horizontais profundos.
drenos horizontais profundos e caixas de transição.
São aduzidos para uma cidade 365.000.000 m3 de água por ano, provenientes de 6 mananciais. Se a população abastecida pelo sistema for estimada em 2.000.000 de habitantes, o consumo médio diário per capita, em litros por habitante, é
1.000.
500.
50.
10.
5.
A população urbana de um município efetivamente ligada à rede coletora de esgotos é de 10.000 habitantes. Considerando que, o volume médio diário de esgotos é de 250 m3, a Demanda Bioquímica de Oxigênio, DBO5,20 média diária é de 500 mg/L e que a rede coletora de esgotos sanitários é do tipo reparador absoluto, o valor per capita de esgoto doméstico, em g/hab.dia, é
125,0.
100,0.
50,0.
25,0.
12,5.
Os elementos componentes de uma captação d'água em rio compreendem essencialmente barragens ou vertedores, além de
órgãos de tomada dágua com dispositivos para impedir a entrada de materiais flutuantes ou em suspensão na água, dispositivos para controlar a entrada de água, canais ou tubulações de interligação e poços de tomada das bombas.
órgãos de tomada dágua com dispositivos para impedir a entrada de materiais flutuantes ou em suspensão na água e caixas dissipadoras de energia.
dispositivos para controlar a entrada de água, canais ou tubulações de interligação e trincheiras drenantes.
canais ou tubulações de interligação, caixas de passagem e trincheiras drenantes.
poços de tomada das bombas, dispositivos para evitar a erosão dos leitos, trincheiras drenantes e caixas de passagem.
Com relação aos diversos tipos de captores, analise as afirmativas a seguir.
I - As campânulas são armários, montados sobre mesas de laboratórios, colocados no centro das salas ou contra as paredes, que dispõem de duas entradas de ar.
II - As coifas são captores adotados para arrastar gases quentes ou vapores produzidos por fogões, tanques, fornos, etc e consistem num anteparo de forma cônica ou piramidal, colocado na vertical do equipamento gerador do contaminante, mas afastado deste para não dificultar sua operação, podendo ser simples ou duplas.
III - As fendas são captores para gases ou vapores emitidos por tanques nos quais a movimentação do material se verifica verticalmente e, para isso, são colocadas lateralmente, perto da superfície do banho.
IV - Os captores de politrizes e esmeris são dispositivos que envolvem os rotores dessas máquinas, deixando acessível mais da metade de sua circunferência.
Estão corretas as afirmativas
São medidores de vazão constituídos por um tubo troncônico contendo um flutuador que é uma esfera ou um corpo de forma especial, cujo deslocamento indica a vazão, os(as)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...