Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O sistema de esgoto a vácuo consiste em esgotamento de efluentes provenientes do esgoto primário e secundário de edificações. Esse sistema surge como opção no controle do uso de água, reduzindo a utilização desse recurso natural a cerca de 80% a 90% da água empregada em sistemas de esgoto tradicionais. Acerca desse sistema de esgoto, julgue os itens subsequentes.
A central de vácuo automatizada coleta o esgoto por meio de uma rede de tubulações submetidas a uma pressão menor do que a pressão atmosférica.
Verificou-se que em um projeto de instalação de esgoto não foi marcada a tubulação de ventilação. Foi, então, comunicado ao desenhista o local onde ela deve ser traçada e que sua representação deve ser feita com linha
Uma bacia hidrográfica com 1 km2 de área contribui para um curso d'água em uma região onde ocorrem precipitações com intensidade de 120 mm/h. Se o coeficiente de escoamento superficial da bacia é 0,3, então a vazão, em L/s, que se pode esperar no rio, para cada precipitação, é
1.000
10.000
100.000
1.000.000
10.000.000
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um canteiro de obra tem de provar para os trabalhadores envolvidos na obra alguns serviços, como instalações sanitárias e refeitórios. Quanto aos componentes do canteiro de obra, julgue os itens que se seguem.
Caso não haja rede geral de esgoto nas proximidades do local destinado à construção de vasos sanitários, permite-se que esses sejam ligados a fossa séptica, com interposição de sifões hidráulicos.
No projeto de um sistema de aproveitamento de água da chuva diretamente da calha de um telhado, para fins não potáveis, está sendo instalado um dispositivo automático para o descarte da água de escoamento inicial. Por falta de dados, consultou-se a NBR 15527/2007 (Água de Chuva – Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para Fins Não Potáveis – Requisitos), definindo-se, então, que o descarte, em relação à precipitação inicial, seria, em mm, de
Considere a seguinte figura:
Uma das mais importantes questões ambientais da atualidade é a adequada disposição de resíduos no meio físico. Sobre esse assunto, existem duas questões fundamentais. A primeira é a análise da migração de contaminantes e a segunda é a estabilidade dos locais usados para disposição de resíduos. A instalação de poços de monitoramento visa:
I. efetuar medições de nível d'água subterrâneo com piezômetros, a serem utilizadas na elaboração de mapas potenciométricos (mapas piezométricos).
II. coletar amostras de água subterrânea para investigar, caracterizar e avaliar a extensão das plumas de contaminação.
III. efetuar ensaios hidrogeológicos para determinar velocidades e direções de fluxo das águas subterrâneas, condutividades hidráulicas, dispersividades e retardamentos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Nos projetos de instalações prediais de esgoto sanitário, de acordo com a NBR 8160/83, o símbolo que indica a caixa de gordura individual é:
O sistema de tratamento e dissipação de efluentes através dos dispositivos fossa filtro anaeróbio-sumidouro, são considerados como de tratamento:
primário;
primário e secundário;
secundário;
secundário e terciário;
terciário.
Em uma instalação de recalque de esgoto sanitário é mais conveniente que a bomba seja instalada da seguinte forma:
em um nível medianamente acima do nível de água no poço de sucção;
o mais próximo possível do nível de água no poço de sucção;
totalmente imersa na água contida no poço de sucção;
parcialmente imerso na água contida no poço de sucção;
bem acima do nível de água no poço de sucção.
O método Racional tem sido indicado para o cálculo de deflúvio nos projetos de drenagem e é representado pela seguinte fórmula: Q = 2,78 C x I x A, onde Q é a descarga em l/s, C é o coeficiente de deflúvio(%), I é a intensidade de precipitação em mm/h e A é a área de contribuição em ha. Para cálculo da intensidade de precipitação para pequenas áreas recomenda-se adotar o tempo de duração da chuva igual ao tempo de concentração. A definição que melhor se aplica a expressão tempo de concentração é o intervalo de tempo:
ocorrido entre duas chuvas consecutivas de mesma intensidade;
que deverá ocorrer entre o início de uma precipitação até que toda bacia passe a contribuir para a seção considerada;
ocorrido entre o início e o final de uma precipitação;
com o mínimo de duração de uma precipitação de determinada intensidade;
com o máximo de duração de uma precipitação de determinada intensidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...