Questões sobre Hidráulica na Engenharia Civil

Lista completa de Questões sobre Hidráulica na Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ABNT NBR 9649:1986 (Projeto de Redes Coletoras de Esgoto Sanitário) fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto hidráulico sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre. Acerca das condições específicas de dimensionamento hidráulico, assinale a alternativa correta.

    A) Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, a norma recomenda o menor valor de vazão de 100 l/s em qualquer trecho.

    B) Cada trecho do sistema de esgotamento sanitário deve ser verificado pelo critério da tensão trativa média de valor mínimo de 1,00 Pa.

    C) A norma não define declividade máxima admissível uma vez que, quanto maior a declividade, maior a velocidade final, portanto menor a chance de ocorrer falha no sistema.

    D) As lâminas d’água devem ser calculadas admitindo pressurização na tubulação, portanto com preenchimento total da seção transversal.

    E) Nos casos em que a velocidade final é maior que a velocidade crítica, a inclinação do trecho deverá ser aumentada.

Para responder a questão, considere a Figura  abaixo:



Suponha que o sistema de abastecimento ilustrado na Figura 1 teve duas indústrias alocadas na rede de distribuição. Juntas, elas terão um consumo médio diário de 500 m³ e o restante da demanda média segue em 1.500 m³/dia. Considerando que não haverá qualquer modificação nos coeficientes e no percentual de consumo da ETA, assinale a alternativa que corresponde à vazão de dimensionamento da adutora 1 (Q1) e da adutora 3 (Q3), respectivamente. Também considere que as indústrias não apresentam variação de consumo ao longo do ano, dia e horário.

    A) 2.415 m³/dia e 3.020 m³/dia.

    B) 2.645 m³/dia e 3.325 m³/dia.

    C) 2.890 m³/dia e 3.545 m³/dia.

    D) 3.050 m³/dia e 3.755 m³/dia.

    E) 3.350 m³/dia e 4.020 m³/dia.

Para responder a questão, considere a Figura  abaixo:



Um sistema de abastecimento de água geralmente é constituído de um sistema de captação, estação elevatória, adutoras, Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatório e rede de distribuição. O dimensionamento dessas diversas partes deve ser feito para as condições de demanda máxima, para que o sistema não funcione com deficiência em determinados períodos. Considerando que o sistema ilustrado na Figura 1 acima apresenta uma demanda média de água de 1.500 m³/dia, coeficiente do dia de maior consumo K1 = 1,20, coeficiente da hora de maior consumo K2 = 1,40 e o consumo da ETA é de 5%, a vazão de dimensionamento da adutora 2 (Q2) será de:

    A) 1.300 m³/dia.

    B) 1.500 m³/dia.

    C) 1.800 m³/dia.

    D) 2.000 m³ dia.

    E) 2.300 m³/dia.

Para realizar o projeto de adutoras de água utilizando condutos forçados, a ABNT NBR 12215-1:2017 estabelece uma série de critérios e requisitos. Sobre as diretrizes de velocidade máxima e velocidade mínima, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Para adutoras de água bruta, a velocidade mínima deverá ser maior que para adutoras de água tratada, podendo haver exceções, desde que tecnicamente justificadas.

    B) As velocidades máximas de dimensionamento não podem ultrapassar os 3 m/s na tubulação, não podendo haver qualquer exceção neste caso.

    C) No dimensionamento, deve-se buscar redução nos ruídos gerados.

    D) A velocidade máxima deve gerar o menor desgaste possível da tubulação, peças e acessórios.

    E) As perdas de carga devem proporcionar o menor consumo de energia elétrica possível, portanto elas devem ser limitadas.

Entre as exigências para projeto de instalações hidráulicas definidas pela ABNT NBR 5626:1998, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um requisito da norma.

    A) Toda a tubulação que abastece o reservatório deve ser equipada com torneira de boia, ou qualquer outro dispositivo com o mesmo efeito no controle da entrada da água e manutenção do nível desejado.

    B) Deve ser garantido o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes.

    C) Reservatórios de maior capacidade devem ser divididos em dois ou mais compartimentos para permitir operações de manutenção sem que haja interrupção na distribuição de água. São excetuadas desta exigência as residências unifamiliares isoladas.

    D) No projeto do alimentador predial, deve-se considerar o valor máximo da pressão da água proveniente da fonte de abastecimento. O alimentador predial deve possuir resistência mecânica adequada para suportar essa pressão.

    E) A pressão dinâmica não deve ser inferior a 10 m.c.a, com exceção do ponto de descarga para bacia sanitária.

Acerca de aproveitamento hidrelétrico, julgue o item .
A principal diferença entre o potencial hidráulico bruto de um aproveitamento hidrelétrico e a potência efetiva transmitida para o gerador é que a potência efetiva leva em consideração as perdas de carga até a turbina, enquanto o valor de potencial hidráulico bruto é calculado com base na eficiência de cada sistema.

Com relação ao escoamento em condutos sob pressão, julgue o item que se segue.


No pré-dimensionamento de canalizações para sistemas de abastecimento, deve-se levar em consideração a velocidade média de escoamento, calculada a partir do consumo previsto por parte da população atendida; além disso, deve-se garantir que a velocidade mínima esteja entre 0,5 m/s e 0,9 m/s, para evitar a deposição de sedimentos na parede do tubo.

A respeito das características e do dimensionamento de condutos livres, julgue o item a seguir.


Considerando-se um canal trapezoidal de 3 m de largura, base menor, com inclinação dos taludes laterais de 1:1, é correto afirmar que o raio hidráulico para uma profundidade de 4 m é menor que o raio hidráulico para uma profundidade de 3 m.

A respeito das características e do dimensionamento de condutos livres, julgue o item a seguir.

As principais características de um escoamento livre são a presença de pressão atmosférica na superfície do fluido e uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto.

Considerando as duas seções transversais abaixo de um mesmo canal hidráulico que não possui entrada ou saída e que a água está sob regime permanente, a velocidade de escoamento da água na SEÇÃO 2 e a vazão no canal, sabendo que a velocidade de escoamento na SEÇÃO 1 é de 0,45 m/s, são de aproximadamente:

    A) 0,62 m/s e 4,95 m³/s.

    B) 0,33 m/s e 0,04 m³/s.

    C) 0,04 m/s e 0,33 m³/s.

    D) 4,95 m/s e 0,62 m³/s.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...