Lista completa de Questões sobre Materiais de Construção Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento portland.
I. As matérias-primas que influenciam o preparo e a fabricação do cimento são de natureza calcária e argilosa.
II. Os materiais usados na fabricação do cimento portland podem ser dosados em peso ou em volume; neste caso é necessário conhecer com perfeição a relação entre peso e volume, para que não ocorram danos na fabricação.
III. Os materiais usados na fabricação do cimento portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização e de aumentar a superfície específica. O processo a ser empregado pode ser por via seca ou por via úmida.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A madeira, por possuir diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si, não havendo simetria de propriedades em torno de qualquer eixo, caracteriza-se por um material
isotrópico.
anisotrópico.
assimétrico.
isométrico.
homogêneo.
Os agregados devem atender a alguns requisitos básicos de qualidade para garantir um bom desempenho quando utilizados em concreto hidráulico. Para esta finalidade, são consideradas qualidades desejáveis:
adequada distribuição granulométrica, obtendo-se maior compacidade e aumento do índice de vazios, garantindo, desta forma, maior economia de cimento e maior resistência.
adequada distribuição granulométrica obtendo-se maior compacidade e redução do índice de vazios, garantindo, desta forma, maior economia de cimento e maior resistência.
distribuição granulométrica uniforme, obtendo-se menor compacidade e aumento da porosidade, garantindo, desta forma, maior economia de cimento e maior resistência.
distribuição granulométrica aberta, obtendo-se menor compacidade e aumento da porosidade, garantindo, desta forma, maior economia de cimento e maior permeabilidade.
distribuição granulométrica não uniforme obtendo-se menor compacidade e aumento da porosidade, garantindo, desta forma, maior economia de cimento e maior permeabilidade.
Para a caracterização de propriedades da madeira são utilizados alguns termos específicos. Especialmente em relação ao teor de umidade, uma madeira caracterizada por uma umidade igual ou superior ao ponto de saturação, ou seja, umidade em torno de 25%, é denominada madeira
virgem.
seca ao ar.
molhada.
saturada.
verde.
Sobre o comportamento das argamassas, é correto afirmar:
As resistências mecânicas das argamassas de cal são altas e dependem do traço. O valor médio da resistência à compressão, aos 28 dias de idade, é de 10 MPa.
As argamassas hidráulicas são preparadas com anidrita.
A diminuição de volume experimentada pela argamassa de cal será mais elevada para menores porcentagens de água e cal que participam da mistura.
As argamassas magras de cimento tornam-se menos trabalháveis pela adição de cal.
Se a argamassa de cal recém-colocada, portanto em estado plástico, secar muito rapidamente pela ação do vento e/ou do sol ocorrerá o aparecimento de fissuras.
Nos serviços de impermeabilização, entende-se como solução asfáltica com carga
a solução de asfalto em solventes orgânicos.
a solução asfáltica onde se adicionam cargas minerais não higroscópicas e insolúveis em água.
o produto impermeável, industrializado, obtido por calandragem, extensão ou outros processos, com características definidas.
uma mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida ou líquida, de origem natural ou pirogênica, completamente solúvel em bissulfito de carbono.
o produto semissólido ou líquido, resultante da destilação de materiais orgânicos (hulha, linhito, turfa e madeira).
10000
1000
100
10
1
As argamassas de gesso são comumente empregadas em todos os revestimentos internos e, muitas vezes, no lugar de uma argamassa, emprega-se gesso puro, sem adição de areia. Nas argamassas de gesso,
para revestimento são necessários gessos que tenham um tempo de pega rápido e que sejam de endurecimento lento.
o gesso deve ser misturado com areia no traço de 1:1 a 1:3. Toda adição maior de areia ocasionará diminuição sensível da resistência da argamassa.
para aumentar o tempo de pega da argamassa, pode-se adicionar uma certa quantidade de cal.
para revestimentos de tetos, recomenda-se a proporção de 3 partes de gesso para 6 partes de areia.
a baixa resistência ao fogo é devida à água de cristalização.
Comparados com os tijolos maciços, os tijolos comuns furados
têm menor absorção do som e pior isolamento térmico.
facilitam a propagação de umidade e desfavorecem a dessecação de paredes.
possuem mais peso por unidade de volume aparente.
apresentam aspecto mais desuniforme, arestas e cantos menos firmes, faces planas e não são esquadrejados.
possibilitam maior rendimento de mão de obra e menor gasto de argamassa.
Dentre os vários cuidados a serem observados na obra para a obtenção de um bom concreto, situa-se em plano relevante a cura do concreto, cuja finalidade é
manter o concreto saturado.
evitar o endurecimento precoce do concreto.
evitar a evaporação de água que deverá hidratar o cimento.
aumentar a resistência superficial.
aumentar a resistência à tração do concreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...