Lista completa de Questões sobre Mecânica dos Solos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de mecânica dos solos.
Caso um perito queira certificar-se da existência de uma camada de solo mole, ele poderá recorrer a ensaios in situ do tipo vane test (ensaio de palheta) para medir a resistência não drenada do solo.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de mecânica dos solos.
O piping é uma forma de erosão que ocorre no interior do solo ao longo de uma linha de fluxo de água.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS: Na natureza, os solos se apresentam, quase sempre, compostos de mais de uma das frações. Uma dada fração, nesses casos, pode influir de modo marcante no comportamento geral dos solos (principalmente os naturais). Há necessidade de levar em conta todas as propriedades, além da distribuição granulométrica. Sob esse aspecto, então, empregam-se as seguintes denominações:
I. Areias e Pedregulhos (solos de comportamento arenoso) - são solos de granulação grossa, com grãos de formas cúbicas ou arredondadas, constituídos principalmente de quartzo (sílica pura). Seu comportamento geral pouco varia com a quantidade de água que envolve os grãos. São solos praticamente desprovidos de coesão: sua resistência à deformação depende fundamentalmente de entrosamento e atrito entre os grãos e da pressão normal (à direção da força de deformação) que atua sobre o solo.
II. Topsoil - solo sem plasticidade, com grande percentagem de partículas fibrosas de material ao lado de matéria orgânica coloidal, marrom-escuro a preto, muito compressível, e combustível quando seco. Turfa - solo areno-siltoso, com pouca ou nenhuma argila, encontrado nas camadas superficiais de terrenos de pequena declividade, ou nas partes baixas de bacias hidrográficas.
III. Siltes - são solos intermediários, podendo tender para o comportamento arenoso ou para o argiloso, dependendo da sua distribuição granulométrica, da forma e da composição mineralógica de seus grãos. Assim, usar-se-ão as designações de silte-arenoso ou silte-argiloso, conforme a tendência preferencial de comportamento.
IV. Solo laterítico - solo residual areno-argiloso, podendo conter pedregulhos, proveniente de alteração de rochas graníticas ou gnáissicas. O saibro é um solo com grande percentagem de pedregulho, podendo ter diferentes origens - fluvial, glacial e residual; o cascalho de origem fluvial é chamado comumente de seixo rolado.
V. Argilas (solos de comportamento argiloso) - são solos de granulação fina, com grãos de formas lamelares, alongadas e tubulares (de elevada superfície específica), cuja constituição principal é de minerais argílicos: caulinita, ilita e montmorilonita, isto é, silicatos hidratados de alumínio e/ou ferro e magnésio, que formam arcabouços cristalinos constituídos de unidades fundamentais. Devido à finura, forma e composição mineralógica de seus grãos, o comportamento geral das argilas varia sensivelmente com a quantidade de água que envolve tais grãos. Assim, apresentam esses solos em determinada gama de umidade, características marcantes de plasticidade, permitindo a mudança de forma (moldagem) sem variação de volume, sob a ação de certo esforço. Sua coesão é função do teor de umidade: quanto menos úmidas (mais secas), maior a coesão apresentada, podendo variar o valor da coesão (do estado úmido ao seco), numa dada argila, entre limites bem afastados.
Estão corretas as afirmativas
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. Capilaridade é a propriedade que os solos apresentam de permitir a passagem da água sob a ação da gravidade ou de outra força. A permeabilidade dos solos é medida pelo valor do coeficiente de permeabilidade (k), que é definido como a velocidade de escoamento de água, através da massa do solo, sob a ação de um gradiente hidráulico unitário. Esse coeficiente pode ser determinado, no campo ou no laboratório. A permeabilidade de um solo é função, principalmente, do seu índice de vazios, do tamanho médio dos seus grãos e da sua estrutura. Os pedregulhos e as areias são razoavelmente permeáveis; as argilas, ao contrário, são pouco permeáveis. Ainda sob o ponto de vista de granulometria, os solos granulares, de graduação aberta, são mais permeáveis do que os de graduação densa.
II. Permeabilidade é a propriedade que os solos apresentam de poder absorver água por ação da tensão superficial, inclusive opondo-se à força da gravidade. A altura que a água pode atingir num solo, pela ação capilar, é função inversa do tamanho individual dos vazios e, portanto, do tamanho das partículas do solo. Além disso, num dado solo, no processo de ascensão capilar, à medida que a água sobe a velocidade diminui. A altura de ascensão capilar nos pedregulhos e nas areais grossas é desprezível, nas areias finas é de poucos centímetros e nas argilas pode atingir a vários metros..
III. Compressibilidade é a propriedade que os solos apresentam de se deformar, com diminuição de volume, sob a ação de uma força de compressão. A compressibilidade manifesta-se, quer na compactação dos solos não saturados, quer no adensamento ou consolidação dos solos saturados. No caso da compactação, a redução de vazios dá-se à custa da expulsão de ar, enquanto no adensamento, faz-se pela expulsão da água. A velocidade de adensamento de um solo saturado é função de sua permeabilidade. Nos solos arenosos, o adensamento é rápido; nos argilosos é lento, podendo prolongar-se por muitos anos quando se tratar de argilas moles ou muito moles. O estudo do adensamento lento apresenta interesse especial no caso de aterros executados sobre camadas espessas de argila compressível. Na escolha do tipo de pavimento, dever-se-á, nesse caso, considerar a ocorrência de recalques diferenciais.
IV. Elasticidade é a propriedade que os solos apresentam de recuperar a forma primitiva cessado o esforço deformante; não sendo os solos perfeitamente elásticos, tal recuperação é parcial. Para cargas transientes ou de curta duração, como as do tráfego, verifica-se a recuperação quase completa das deformações do subleito e do pavimento, desde que aquele tenha sido compactado convenientemente e este, dimensionado de modo a evitar deformações plásticas de monta. A repetição de deformações elásticas excessivas nos pavimentos resulta em fissuramento dos revestimentos betuminosos (ruptura por fadiga). As deformações elásticas dos subleitos têm sido chamadas de resilientes, visto dependerem de fatores que não se costumam associar ao comportamento de outros materiais de construção (aço, concreto, etc). No caso dos solos, aqueles fatores incluem a estrutura e as proporções das três fases (sólida, líquida e gasosa) logo após a compactação do subleito e durante a vida útil do pavimento.
V. Contratilidade e expansibilidade são propriedades características da fração argila e, por isso, mais sensíveis nos solos argilosos. Contratilidade é a propriedade dos solos terem seu volume reduzido por diminuição de umidade. Expansibilidade é a propriedade de terem seu volume ampliado por aumento de umidade.
Estão corretas as afirmativas
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, referentes a resistência e qualidade dos materiais.
O coeficiente de Poisson é uma grandeza dimensional obtida a partir da relação entre a tensão axial e a tensão transversal aplicadas a determinado material.
Quando da execução de uma escavação, a estabilidade das paredes do talude deve ser garantida em todas as fases da obra. Verifique qual das alternativas NÃO constitui forma de ruptura do solo que deva obrigatoriamente ser evitada através da verificação prévia de estabilidade.
Ruptura geral do conjunto.
Ruptura localizada do talude.
Ruptura por fadiga.
Ruptura de fundo.
Ruptura hidráulica.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante os estudos geotécnicos do solo de uma região em que será realizada uma terraplanagem, foram realizados os seguintes testes:
sondagem à percussão;
ensaio de palheta (Vane test);
ensaio de Piezocone.
Julgue os itens subsecutivos, com base nas informações apresentadas acima.
A sondagem à percussão, por meio de correlação, permite medir as mesmas propriedades do solo determinadas pelos ensaios de palheta e Piezocone.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante os estudos geotécnicos do solo de uma região em que será realizada uma terraplanagem, foram realizados os seguintes testes:
sondagem à percussão;
ensaio de palheta (Vane test);
ensaio de Piezocone.
Julgue os itens subsecutivos, com base nas informações apresentadas acima.
O ensaio de palheta é empregado para determinar o grau de compacidade de solos arenosos.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um dos materiais que compõem a argamassa tem a sua granulometria, a forma e a rugosidade superficial dos grãos, a massa unitária, o inchamento e as impurezas orgânicas considerados na composição e na dosagem. Esse material é
a areia.
a cal.
o cimento.
o pedrisco.
a microsílica.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de terraplenagem e de geotecnia, julgue os próximos itens.
O método do frasco de areia é utilizado em campo para determinar o peso específico seco de compactação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...