Lista completa de Questões sobre Mecânica dos Solos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de estabilização de um terreno inclinado, que foi objeto de trabalho para contenção de escorregamentos, está corretamente associado com
erosão superficial, que é uma forma de estabilidade muito comum e depende de condições geológicas, topográficas e climáticas, sendo agravada pelas constantes precipitações pluviométricas, que favorecem o processo erosivo.
drenagem, que é de grande importância na estabilidade dos taludes, tanto a drenagem superficial, através de canaletas, como a profunda, por meio de furos horizontais.
aumento da inclinação do talude, que de uma maneira geral, é o método mais simples de reduzir o peso e aumentar seu ângulo de inclinação.
limpeza do talude e a capinação, os quais são métodos que facilitam o escoamento das águas pluviais.
muros de arrimo convencionais, que são bastante instáveis, passíveis de desmoronamento.
As obras de estabilização com estrutura de contenção são classificadas em obras de contenção passivas e obras de contenção ativas. São exemplos de obras de contenção ativas:
muros de gravidade e solo grampeado.
muros atirantados e placas atirantadas.
muros de flexão e solo grampeado.
muros de arrimo e cortinas cravadas.
solo grampeado e cortinas cravadas.
Considere as seguintes afirmações sobre cobertura vegetal com gramíneas: I
II
. O plantio pode ser feito por semeadura, hidrossemeadura, mudas ou através de grama em placas.III
. Em taludes íngremes, com inclinação superior a 2:3, podem ser utilizadas telas plásticas, fixadas por grampos ou chumbadorespara colocação da grama em placas ou fixação das sementes na hidrossemeadura.
IV
. A técnica de plantio e o tipo de gramínea mais adequados dependem de fatores como o solo, inclinação do talude econdições climáticas, sendo, desta forma, específicos para cada caso.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
Na execução da terraplenagem em um terreno para a implantação de um aeroporto, foi necessária, na movimentação de terra, o empréstimo de solo. Depois de compactado mediu-se o volume de 1.200 m3 de solo. Por meio do controle tecnológico conduzido, verificou-se que a densidade do solo compactado é de 2.030 kg/m3, a densidade natural é de 1.624 kg/m3 e a densidade solta é de 1.160 kg/m3. Considerando que este solo foi transportado por caminhão basculante com capacidade de 6 m3, o número de viagens necessárias foi de
400.
200.
250.
300.
350.
Durante as investigações geotécnicas para a elaboração do projeto, foi identificado o solo A, com 100% de material passado na peneira de abertura 0,42 mm e 12% passada na peneira 0,075 mm. Sabendo que este material apresentou índices de Atterberg, LL e LP, ambos Não Plásticos, este solo poderia ser classificado como areia
média.
fina.
argilosa.
grossa.
siltosa.
Após caracterização, verificou-se que o solo disponível para utilização, próximo à área de implantação do pavimento projetado, possui CBR = 42% e expansão igual a 0,92%. Considerando que este solo será utilizado in natura, ele NÃO poderá compor:
reforço do subleito.
sub-base.
subleito.
base.
camada final de terraplenagem.
O tratamento superficial que deve ser utilizado para evitar erosão e perda de material em uma superfície inclinada e plana, obtida por corte do terreno, aterro ou escavação, corresponde
à instalação de cabos de aço.
à instalação de fitas de nylon.
ao recobrimento com telas (geossintéticos).
à instalação de elementos aramados sem ancoragem.
à implantação de sistemas de drenagem aplicada com tubos plásticos.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A inclinação segundo a qual o solo se conserva em equilíbrio estável por si só é conhecida como:
maciço;
aterro;
empolamento;
declive;
talude natural.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Em escavações, quando houver risco de desmoronamento, deslizamento, acidentes com explosivos e projeção de materiais, é necessária a adoção de medidas correspondentes, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. As escavações devem dispor de escadas de acesso em locais estratégicos que permitam a saída rápida e segura dos trabalhadores em caso de emergência, quando a profundidade for maior que:
1,75 m;
1,50 m;
2,00 m;
1,25 m;
2,25 m.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Os concretos de granulometria contínua apresentam boa trabalhabilidade e:
Grande elasticidade.
Grande resistência a tração.
Grande tendência de segregação.
Pequena tendência de segregação.
Pequena resistência a compressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...